O Papa exige dos bispos chilenos um “firme propósito de reparar os danos causados”

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Mai 2018

Após três dias de reuniões, terminaram na tarde da quinta-feira, 17 de maio, os encontros do Papa com os bispos do Chile para discernir “a responsabilidade de todos e de cada um nessas feridas devastadoras” provocadas “por abusos de poder, sexuais e de consciência”, “assim como o estudo das mudanças adequadas e duradouras que impeçam a repetição de atos sempre reprováveis”.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 17-05-2018. A tradução é de André Langer.

Conforme relatado pela Oficina de Imprensa da Santa Sé, “às 18h40 desta tarde terminou o último dos quatro encontros que o Santo Padre teve com os 34 bispos chilenos na ‘auletta’ da Aula Paulo VI. Ao término deste período de discernimento e encontro fraterno, o Papa Francisco entregou a cada um dos seus irmãos no episcopado a seguinte carta:

Carta do Santo Padre Francisco aos Senhores Bispos do Chile

Queridos irmãos no episcopado

Quero agradecer-lhes por terem aceitado o convite para que, juntos, fizéssemos um discernimento franco sobre os graves fatos que prejudicaram a comunhão eclesial e enfraqueceram o trabalho da Igreja do Chile nos últimos anos.

À luz destes dolorosos acontecimentos relativos aos abusos – de menores, de poder e de consciência –, nos aprofundamos na gravidade dos mesmos, bem como nas trágicas consequências que tiveram particularmente para as vítimas. Para algumas delas eu mesmo pedi cordialmente perdão, ao qual vocês se uniram em uma única vontade e com o firme propósito de reparar os danos causados.

Agradeço-lhes a plena disponibilidade que cada um manifestou para aderir e colaborar em todas aquelas mudanças e resoluções que teremos que implementar a curto, médio e longo prazo, necessárias para restabelecer a justiça e a comunhão eclesial.

Depois destes dias de oração e reflexão, envio-os para continuar construindo uma Igreja profética, que sabe colocar no centro o que é importante: o serviço ao seu Senhor no faminto, no prisioneiro, no migrante, no abusado.

Por favor, não se esqueçam de rezar por mim.

Que Jesus os abençoe e que Nossa Senhora os cuide. Fraternalmente

FRANCISCO”

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Papa exige dos bispos chilenos um “firme propósito de reparar os danos causados” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU