menu
close

Apresentação 

 

A página "Mulheres na Igreja. Vozes que desafiam" reúne matérias - artigos, notícias, entrevistas, vídeos - publicadas pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU que impulsionam o debate sobre a presença, o lugar e o protagonismo das mulheres na vida e missão da Igreja e no campo da teologia e espiritualidade.

Organizada pela equipe de Teologia Pública do IHU, esta iniciativa tem como objetivos recuperar e visibilizar figuras marcantes de mulheres no campo da mística e espiritualidade bem como da práxis cristã; contribuir no reconhecimento do seu lugar na vida da Igreja e no cristianismo; subsidiar a reflexão e o debate sobre o lugar e o protagonismo das mulheres na Igreja hoje.

 

Série Vozes que desafiam

 

A série Vozes que Desafiam. Mulheres na Igreja produzida pela equipe de Teologia Pública do Instituto Humanitas Unisinos tem como objetivo recuperar e visibilizar figuras de mulheres e contribuir no reconhecimento do lugar delas na vida da Igreja. Os artigos especiais podem ser acessados clicando nos banners abaixo.

  

Maria Madalena

Discípulas, profetisas e diaconisas

Hildegard von Bingen

Mechthild de Magdeburg

Marguerite Porete

Teresa de Ávila

Edith Stein

Simone Weil

Etty Hillesum

Dorothy Stang

Etty Hillesum - O colorido do amor no cinza da Shoá

Edição: 531

É humanamente compreensível que quem viveu a perversidade do mal, prefigurado no holocausto, perca a luz e passe a refletir apenas a dor. Mas essa não é a única saída. A experiência de Etty Hillesum nos campos de concentração da Segunda Guerra prova isso: a jovem judia não se entrega à dor e tampouco responde ao ódio na mesma potência. Sua arma é o canto de alegria em meio às dificuldades, como uma flor que irradia calor na resistência gélida e tétrica do inverno sob a égide nazista.

Maria de Magdala. Apóstola dos Apóstolos

Edição: 489

A recente iniciativa do Papa Francisco, de elevar a memória litúrgica de Maria Madalena, no dia 22 de julho, à festa, como dos Apóstolos, é profética. Segundo Lilia Sebastiani, teóloga italiana, a decisão “inscreve-se na teologia dos gestos, mais do que das inovações doutrinais, e será lembrada como dos aspectos mais significativos de seu pontificado" Segundo ela, isto "não somente é importante para a história do culto de uma santa, mas para o devir do anúncio Pascal”.

O feminino e o Mistério. A contribuição das mulheres para a Mística

Edição: 385

Mística, segundo o Prof. Dr. Faustino Teixeira, “é uma experiência que integra, em reciprocidade fundamental, as dimensões de anima (feminilidade) e animus (masculinidade) que habitam cada pessoa humana”. “Há uma ‘lógica do coração’ que transborda a ‘lógica da razão’”. A contribuição de mulheres como Hildegard de Bingen, Marguerite Porete, Teresa de Ávila, Maria Madalena, Rabi’a al-’Adawiyya, entre outras, para uma compreensão mais profunda do que é a Mística é o tema de capa desta edição da IHU On-Line.

 

 

 

Coordenação: Ricardo Machado e Cleusa Maria Andreatta

Editoração: Wagner Fernandes de Azevedo

Diagramação: Jonathan Camargo