Diaconato feminino: exame final. Artigo de Phyllis Zagano

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22 Maio 2019

A teóloga estadunidense Phyllis Zagano – pesquisadora da Hofstra University, em Nova York, e membro da comissão vaticana sobre o diaconato feminino instituída pelo Papa Francisco – preparou um questionário em formato de exame final sobre a ordenação de mulheres ao diaconato.

“Você acha que a Igreja Católica hoje pode incluir as mulheres na única ordem do diaconato, do modo como ela foi renovada após o Vaticano II? Você acha que a Igreja Católica deveria fazer isso? Por quê? Por que não?”, pergunta ela.

Em português, Zagano é autora de “Mulheres diáconos: passado – presente – futuro” (Paulinas, 2019). Algumas de suas outras produções podem ser encontradas em sua página pessoal.

O artigo foi publicado em National Catholic Reporter, 21-05-2019. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

As perguntas abaixo estão relacionadas à sua leitura e estudo sobre a questão das diáconas. Você pode consultar suas anotações sobre seu estudo pessoal das liturgias antigas, dos documentos históricos, das evidências epigráficas (lápides), dos afrescos, dos mosaicos e das descrições literárias primitivas do ministério das mulheres. Por favor, não use fontes da internet, incluindo revistas online e blogs em geral.

Marque a resposta correta para as questões 1-20 e para a questão de pontos extras. Escreva sua redação em seu livro de respostas. Questões de verdadeiro e falso = 4 pontos cada; questão de pontos extras = 4 pontos; redação = 20 pontos. Sua resposta para a pergunta da redação deve ser de pelo menos 300 palavras. Por favor, responda a todas as questões em caneta preta ou azul.

Você tem 45 minutos para concluir este exame. Lembre-se de colocar seu nome em todos os materiais da prova.

* * *

Marque verdadeiro ou falso:

1. A revelação cristã define a humanidade essencial de todos os homens e mulheres (todos são criados à imagem e semelhança de Deus). (V / F)

2. A igreja primitiva incluía ordens de virgens e viúvas, assim como a ordem dos diáconos (homens e mulheres). (V / F)

3. Algumas mulheres da Igreja antiga que prestavam serviço diaconal eram referidas como diáconas (ou mulheres diáconos). (V / F)

4. Algumas mulheres da Igreja antiga que prestavam serviço diaconal eram referidas como diaconisas. (V / F)

5. As esposas dos diáconos do sexo masculino eram referidas como diaconisas. (V / F)

6. As mulheres da Igreja antiga referidas como diáconas ou diaconisas e que prestavam serviço diaconal eram ordenadas pelos seus bispos dentro do presbitério, durante as liturgias. (V / F)

7. Os bispos ordenantes impunham as mãos sobre as mulheres que eles ordenavam como diáconas. (V / F)

8. Os rituais que os bispos ordenantes usavam, incluíam uma epiclese, ou invocação do Espírito Santo. (V / F)

9. Os rituais usados pelos bispos para as mulheres diáconos eram iguais aos usados para os homens diáconos. (V / F)

10. Alguns rituais usados pelos bispos ordenavam o bispo a colocar uma estola ao redor do pescoço da mulher ordenada. (V / F)

11. Embora as tarefas e os deveres diferissem de um lugar para o outro, as mulheres diáconos ajudavam no batismo de outras mulheres. (V / F)

12. Embora as tarefas e os deveres diferissem de um lugar para o outro, as mulheres diáconos costumavam visitar mulheres doentes, levavam a Eucaristia para elas e as ungiam. (V / F)

13. Embora as tarefas e os deveres diferissem de um lugar para o outro, as mulheres diáconos providenciavam o ministério da caridade aos membros da comunidade cristã. (V / F)

14. Em vários tempos e lugares, as primeiras mulheres diáconos ajudavam junto ao altar durante a liturgia. (V / F)

15. Papas e bispos acabaram banindo o serviço das mulheres junto ao altar porque elas eram “impuras”. (V / F)

16. As abadessas, chefes das abadias e dos mosteiros femininos, eram frequentemente ordenadas como diáconas. (V / F)

17. O cursus honorum (curso de honra) incluía os passos do caminho ao sacerdócio (tonsura, porteiro, leitor, exorcista, acólito, subdiácono, diácono). (V / F)

18. O desenvolvimento do cursus honorum (curso de honra) gradualmente eliminou o diaconato como ministério autônomo. (V / F)

19. No Ocidente, como as mulheres nunca estavam no cursus honorum, a prática de ordenar mulheres ao diaconato morreu no século XII; as abadessas não eram mais ordenadas, mas eram abençoadas ou consagradas. (V / F)

20. Várias Igrejas ortodoxas nunca abandonaram completamente as ordenações de mulheres como diáconas. (V / F)

Pontos extras – O documento Musicam Sacram, do Concílio Vaticano II, de 1967, afirma que os coros que incluem mulheres não podem cantar dentro do presbitério. (V / F)

Redação – Como essa história por si só não é decisiva, você acha que a Igreja Católica hoje pode incluir as mulheres na única ordem do diaconato, do modo como ela foi renovada após o Vaticano II? Você acha que a Igreja Católica deveria fazer isso? Por quê? Por que não?

Lembre-se, você deve incluir referências aos fatos da revelação e da história para embasar o seu argumento sobre a ordenação sacramental das mulheres à ordem do diaconato.

Por favor, devolva suas respostas ao seu bispo ou patriarca.

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