Teologia Pública

O Instituto Humanitas Unisinos - IHU leva a termo a proposta da Teologia Pública em diálogo com diferentes áreas de construção do conhecimento, através de uma grande diversidade de eventos e atividades, os quais incluem simpósios, programação anual de páscoa, ciclos de palestras/conferências, ciclos de filmes, cursos de extensão na modalidade Ensino e Aprendizagem à Distância - EAD. Além disso, com o desejo de garantir acesso aos temas relacionados à teologia, realiza a publicação de notícias e entrevistas (de atualização diária), publicações (impressas e virtuais/digitais) de artigos inéditos nos Cadernos Teologia Pública, serviço de espiritualidade on-line.

 

Compromisso

Na esteira das grandes transformações que caracterizam o mundo de hoje, afetando todas as dimensões da vida humana, “a humanidade acaba de transpor um limiar ‘espiritual’ decisivo. Como nunca antes, ela se vê entregue a si mesma enquanto ‘humanidade’: se a história ocidental não tinha nenhuma dúvida a respeito da exceção humana no universo (...),nós, pós-modernos, começamos a duvidar da própria fronteira entre o ser humano e o reino animal e a duvidar de nossas possibilidades de garantir, para nossas irmãs e irmãos humanos, um futuro viável num planeta habitável. Essa situação expõe a fé cristã a um novo desafio: como ela pode interpretar-se hoje, num contexto em que a humanidade sente dolorosamente que, apesar de suas potencialidades exponenciais no plano científico e técnico, nada pode dispensá-la de se afirmar, ela mesma, como livre e coletivamente ‘humana’? “ (C. Theobald).

É diante deste cenário e frente aos desafios à humanidade e possibilidades que se apresentam para a fé cristã, que o Instituto Humanitas Unisinos – IHU integra em sua proposta de trabalho o Programa Teologia Pública, através do qual propõe uma reflexão teológica que participa ativamente nos debates que se desdobram na esfera pública da sociedade e da academia, bem como na vida eclesial, hoje.

 

 

Envio de Artigos - Teologia Pública

Cadernos Teologia Pública divulga artigos que apresentam a contribuição da teologia com os debates que se desenvolvem na esfera pública da sociedade e na universidade, com abertura ao diálogo com as ciências, com a cultura e com as religiões. Esta publicação do Instituto Humanitas Unisinos – IHU fica disponível para download em PDF disponíveis na seção Publicações. Clique em submissão de artigos para acessar as normas de envio. 

 O Cadernos Teologia Pública pode ser adquirido diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU  ou solicitados pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 Mais informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.