Declaração da coletiva de imprensa de James Hamilton, Juan Carlos Cruz e José Andrés Murillo

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

03 Mai 2018

As vítimas encontraram-se com o Papa entre os dias 27 e 30 de abril e, ao final desses dias, esperam que “o Papa transforme em ações exemplares e exemplificadoras as suas carinhosas palavras de perdão”.

A declaração é publicada por Il Sismografo, 02-05-2018. A tradução é de André Langer.

Eis o texto da declaração.

Depois de passar quase uma semana na Residência Santa Marta, compartilhando com o Papa Francisco, gostaríamos de dizer o seguinte:

Durante quase 10 anos fomos tratados como inimigos porque lutamos contra os abusos sexuais e o acobertamento na Igreja. Nestes dias, conhecemos um rosto amigo da Igreja, totalmente diferente daquele que conhecíamos antes.

O Papa nos pediu formalmente perdão em seu nome e em nome da Igreja universal. Reconhecemos e agradecemos por este gesto e pela enorme hospitalidade e generosidade destes dias. Agradecemos também ao padre Jordi Bertomeu que, a pedido do Papa, nos acompanhou e soube transformar esta estadia em algo construtivo.

Não depende de nós fazer as necessárias mudanças na Igreja para deter a epidemia de abusos sexuais e o acobertamento.

Esperamos que o Papa transforme em ações exemplares e exemplificadoras suas carinhosas palavras de perdão. Caso contrário, tudo isso será letra morta.

Finalmente, gostaríamos de repetir que decidimos aceitar este convite em nome de milhares de pessoas que foram vítimas de abusos sexuais e do acobertamento da Igreja Católica. Eles deram o sentido à nossa visita.

Juan Carlos Cruz

James Hamilton

José Andrés Murillo

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Declaração da coletiva de imprensa de James Hamilton, Juan Carlos Cruz e José Andrés Murillo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU