Conjuntura da Semana. Complexo Tapajós: mais um tributo à voracidade do modelo desenvolvimentista

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

06 Agosto 2012

Na surdina o governo vai levando adiante o plano de construir o Complexo hidrelétrico na bacia do Tapajós – o maior mosaico de biodiversidade do planeta. Embora menos comentado e debatido, o projeto é considerado ainda mais devastador do que Belo Monte.

 

A análise da Conjuntura da Semana é uma (re)leitura das Notícias do Dia publicadas diariamente no sítio do IHU. A análise é elaborada, em fina sintonia com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT, parceiro estratégico do IHU, com sede em Curitiba-PR, e por Cesar Sanson, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, parceiro do IHU na elaboração das Notícias do Dia.

Sumário:

Não há limites para o modelo desenvolvimentista

O maior mosaico de biodiversidade do planeta corre risco
“Onde vamos morar”?
Usinas-plataformas?
Esquerda conservadora

Conjuntura da Semana em frases e tuitadas

Eis a análise.

Não há limites para o modelo desenvolvimentista

Na surdina o governo vai levando adiante o plano de construir o Complexo hidrelétrico na bacia do Tapajós – o maior mosaico de biodiversidade do planeta. Embora menos comentado e debatido, o projeto é considerado ainda mais devastador do que Belo Monte.

Para viabilizar o projeto, o governo publicou em janeiro uma medida provisória – convertida em lei em junho –, reduzindo as unidades de conservação nas áreas que serão atingidas pelas obras.

O retalhamento da principal área de unidade de conservação da floresta amazônica brasileira foi definido como uma “questão lógica”: “Há uma decisão estratégica de desenvolvimento do país e o potencial para gerar a energia capaz de atender essa demanda está localizado em áreas de proteção integral. Para permitir a realização dos estudos, a área tinha que ser desafetada. É uma questão lógica”, disse Roberto Ricardo Vizentin presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), paradoxalmente o órgão responsável pela vigilância dos parques e unidades nacionais de preservação.

Dessa forma se tornou possível o “iminente sacrifício de 140.000 ha de Floresta Amazônica no altar do PAC” diz o Movimento Tapajós Livre. O Complexo Tapajós é mais um tributo à voracidade e insaciabilidade do modelo desenvolvimentista.

Não basta Belo Monte no Rio Xingu, Jirau e Santo Antônio no Madeira, Teles Pires (suspensa no momento), Araguaia ou ainda as dezenas de hidrelétricas em construção pelo país. Agora, o modelo desenvolvimentista quer mais, quer Tapajós – um santuário da biodiversidade não apenas brasileira, mas, planetária.

A voracidade do modelo desenvolvimentista se manifesta também na aposta do pré-sal. Sobre essa matriz energética destaque-se o que disse essa semana o economista José Luís Oreiro em entrevista ao IHU: “Particularmente, sou muito cético com respeito ao pré-sal. Trata-se de um investimento muito volumoso, de uma tecnologia que, ao que tudo indica, está em via de se tornar obsoleta. Não consigo visualizar, nos próximos vinte anos, a matriz energética do mundo ainda baseada na exploração de derivados de petróleo. Então, trata-se de uma aposta de altíssimo risco”.

O pré-sal, segundo Oreiro “veio tarde demais para a economia brasileira, no sentido de que, se o Brasil o tivesse descoberto há vinte anos, realmente poderia ter se aproveitado dessa abundância de petróleo de maneira positiva. O risco que o Brasil corre agora é de investir um monte de dinheiro na exploração do pré-sal e, daqui dez anos ou quinze anos, toda essa tecnologia se tornar obsoleta, porque vamos ter uma revolução energética que vai implicar no abandono, ou pelo menos, numa redução significativa na demanda por derivados de petróleo”.

No “altar” do modelo desenvolvimentista está também o sacrifício do Código Florestal; a portaria 303 da Advocacia Geral da União – AGU; a PEC 215; a já citada Medida Provisória nº 558. O retrocesso e sacrifícios na agenda ambiental e suas implicações não têm limites.

O maior mosaico de biodiversidade do planeta corre risco

A determinação do governo em levar adiante o plano de construir a última grande hidrelétrica do Brasil poderá impor um custo ambiental sem precedentes na história do país, destaca reportagem de André Borges. Um custo ambiental ainda mais pesado do que Belo Monte e proporcional ao significado dos estragos de Itaipu na época da ditadura militar.

A construção do complexo de usinas na bacia do rio Tapajós, entre os Estados do Amazonas e do Pará, vem sendo arquitetada desde a década de 1980. O projeto foi retomado pelo governo faz quatro anos e prevê a construção de cinco usinas hidrelétricas – São Luiz de Tapajós, Jatobá, Cachoeira dos Patos, Jamanxim e Cachoeira do Caí. Dentre dessas, porém, a mais significativa é a usina de São Luiz do Tapajós, que teria potência inferior apenas a Itaipu, Belo Monte e Tucuruí e produziria 6.133 megawatts (MW) de energia a partir da construção de uma barragem de 3.483 metros de comprimento atravessada no coração da Amazônia.

A barragem teria 39 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares e seria erguida em uma das áreas mais protegidas da região: o Parque Nacional da Amazônia, a primeira unidade de conservação demarcada na chamada Amazônia Legal que com outras 11 unidades forma o imenso complexo da bacia do Tapajós - o maior mosaico de biodiversidade do planeta.

O que está em jogo - destaca a reportagem é a inundação total de 1.368 quilômetros quadrados de floresta virgem, uma área quase do tamanho da cidade de São Paulo, equivalente a duas vezes e meia a inundação que será causada pela hidrelétrica de Belo Monte, em construção no rio Xingu, também no Pará. A obra atingiria ainda populações indígenas.

A natureza polêmica do projeto é confirmada por Mauricio Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão vinculado ao governo. Diz ele: "O Tapajós apresenta uma situação inédita para o governo. Nunca atuamos em uma área preservada como essa região. Temos o total interesse em preservar o ambiente o máximo possível. A questão que se coloca é saber se a construção das usinas é incompatível com a preservação. Nós acreditamos que os projetos são viáveis", afirma não muito seguro.

O mesmo não pensam técnicos ambientais ligados ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) que insurgindo-se contra a direção do próprio ICMBio afirmam que é “grave o fato de não haver qualquer estudo que embase a desafetação (redução das florestas), relacionando os impactos diretos e indiretos do empreendimento às características socioambientais” da região. Segundo eles, “entendemos que a compreensão dos impactos, bem como o licenciamento do empreendimento, não pode ser tratada de forma fragmentária, negligenciando as dimensões reais das consequências da viabilização de todo o complexo”. Os registros ambientais feitos até agora, alegam os especialistas, apontam “altíssima biodiversidade, com considerável taxa de endemismo e grande representatividade de espécies ameaçadas de extinção”.

No parque já foram catalogadas mais de 390 espécies de aves e outras 400 de peixes. A riqueza entre os mamíferos inclui animais em extinção como onça-pintada, onça-vermelha, tamanduá-bandeira e jaguatirica. Na área da barragem de São Luiz, há ainda uma das tantas formações de pedras que, durante o período da seca - que atinge o auge em setembro -, transformam-se em imensos corredores ecológicos para a travessia dos animais de uma margem à outra do Tapajós.

A preocupação com os peixes também é grande, devido à mudança no fluxo do rio. A região é cheia de corredeiras. As espécies que conseguirem subir a escada de peixe da usina chegarão ao lago da barragem precisando de mais oxigênio devido ao esforço, mas encontrarão água represada, com quantidade menor de oxigênio que o necessário. A expectativa é que 90% das espécies de peixes sumam. “Para mim, como técnica ambiental, é inegável a sensação de constrangimento ao ver o que querem fazer com o rio mais bonito da Amazônia", desabafa Maria Lucia Carvalho, chefe do Parque Nacional da Amazônia, ligada ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). "Não há nada igual ao Tapajós. Se essas barragens saírem, será a morte do rio como ele existe hoje”, afirma ela

“Onde vamos morar?”

Porém, além dos custos ambientais, há riscos para populações indígenas, dentre eles, os  indígenas Munduruku. Perguntam eles sobre a hidrelétrica: “Para quem vai servir? Será que o governo quer acabar todas as populações da bacia do Rio Tapajós? Se apenas a barragem de São Luis for construída vai inundar mais de 730 Km². E daí? Onde vamos morar? No fundo do rio ou em cima da árvore? Aximãyu’gu oceju tibibe ocedop am. Nem wasuyu, taweyu’gu dak taypa jeje ocedop am (não somos peixes para morar no fundo do rio, nem pássaros, nem macacos para morar nos galhos das árvores. Nos deixem em paz. Não façam essas coisas ruins. Essas barragens vão trazer destruição e morte, desrespeito e crime ambiental, por isso não aceitamos a construção das barragens. Se o governo não desistir do seu plano de barragens, já estamos unidos e preparados com mais de 1.000 (mil) guerreiros, incluindo as várias etnias e não índios”, afirmam eles.

A resistência vem também da comunidade de ribeirinhos. A vila de Pimental, comunidade 760 ribeirinhos, tornou-se símbolo de resistência local ao projeto de erguer usinas no Tapajós. Numa recente visita à região, um grupo de pesquisadores tentou entrar na vila. Sem ter feito nenhum tipo de contato prévio, passaram a fazer perguntas aos moradores e a circular pela comunidade. Em pouco tempo, um grupo de ribeirinhos se organizou e impediu a passagem dos pesquisadores. Não chegou a haver confusão, mas todos acabaram expulsos do local. "Essas pessoas chegam na comunidade e só fazem perguntas. Queremos saber o que pode acontecer com a nossa vida e nossas casas, mas eles não explicam nada pra ninguém. Então a gente decidiu proibir", diz José Odair Pereira, liderança da vila Pereira. "A Eletronorte veio aqui e disse que tinha autorização do presidente para entrar. Não é assim. Aqui não tem prefeito, vereador, governador ou presidente. Aqui é nossa casa, quem manda somos nós”, diz ele.

O anúncio do Complexo Tapajós deu origem em 2009  ao Movimento Tapajós Vivo, cujo objetivo “é empatar a construção de qualquer hidrelétrica na bacia do Tapajós, sem diálogo real com as comunidades e os movimentos sociais”. Em entrevista ao IHU, Jesielita Gomes, oordenadora do Movimento Tapajós Vivo e do Movimento de Mulheres da região à época, afirmava: “Nós dependemos da Amazônia para sobreviver, como é que vamos estragar tudo? Quantos anos nós estamos preservando para de repente o governo vir e em dias acabar com todo esse trabalho”.

Um dos aliados do  Movimento Tapajós Vivo, o jornalista Glenn Switkes, coordenador da ONG International Rivers, também em entrevista ao IHU, ainda em 2009, afirmava: “A visão de conquistar os rios da Amazônia com construção de grandes barragens é antiquada, obsoleta, que vem dos anos 1980, ou seja, é uma visão militar de ocupar a Amazônia e transformá-la numa estratégia econômica e política por parte de gente mal intencionada e ignorante, mas principalmente de grandes empreiteiras que querem construir essas barragens de qualquer forma (...) Os rios da Amazônia são os corredores da biodiversidade da floresta. Mexendo com isso, o impacto será muito sério na possibilidade de sobrevivência da floresta e dos povos da floresta”.

Somando-se às criticas os povos da Bacia do Tapajós, carta aberta às autoridades e à população brasileira denunciaram o projeto: “Temos clareza de que os impactos ambientais, econômicos, sociais e culturais, na bacia do Rio Tapajós comprometem a vida humana, animal e vegetal, sem respeitar fronteiras geopolíticas, nem acordos governamentais.  Assim, denunciamos a conivência passiva e ativa do governo e seus órgãos, diante dos crimes cometidos pelas empresas construtoras de barragens (Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa, etc.) e empresas eletro-intensivas (Albras, Alunorte, VALE, Pará Pigmento, Alcoa, Itacimpasa, Imerys Rio Capim Caulim, etc.) que consomem muita energia, geram pouco emprego, saqueiam nossos recursos naturais, contaminam nossos rios, terra, floresta, ar e destroem e violam os direitos das comunidades locais e comunidades indígenas”.

Usinas-plataformas?

Diante da polêmica e da reação, o governo passou a admitir a possibilidade de rever – o projeto original previa a construção de cinco usinas: São Luiz de Tapajós, Jatobá, Cachoeira dos Patos, Jamanxim e Cachoeira do Caí. "Acredito que teremos de abrir mão de parte de nosso potencial hidrelétrico. Certamente não poderemos usar todo o potencial do Tapajós" diz Mauricio Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Porém, as usinas de São Luiz do Tapajós e Jatobá, exatamente as que mais impactos causarão, estão fora da revisão.

Reagindo às críticas de destruição ambiental, o governo anunciou que as hidrelétricas seguirão um conceito inovador: o de usinas-plataformas, projeto inspirado na logística utilizada pela Petrobrás em suas operações na Bacia de Campos. Segundo o governo, esse conceito elimina a necessidade de construção de vilas no entorno das usinas, o que reduz o risco de desmatamento. Os funcionários seriam levados de helicóptero para o trabalho, onde ficariam por períodos mais longos.

As usinas-plataformas seriam montadas – argumenta o governo – sem a necessidade de abertura de estrada ou grandes desmatamentos, com os equipamentos levados por via fluvial ou por helicópteros. "Não tem cidade, não tem estrada, não tem madeireira. Então você monta uma indústria, as pessoas vão e voltam de helicóptero. É muito promissor", disse à época o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc.

“Estão tão embriagadas com essa orgia energética que ficaram criativos. Esse folhetim da Eletrobrás apresenta uma chamada inovação na construção de hidrelétricas na Amazônia. O tom é de ufanismo, tipo, ‘hidrelétricas do bem’ ou ‘desmatamento cirúrgico’ (inspirado no Bush) ou ainda ‘reflorestamento radical’”, criticou a ambientalista Telma Monteiro.

Quem também ironiza a proposta é o padre Edilberto Sena, uma das vozes de oposição ao projeto: “A hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, segundo a Eletronorte, será construída, quase como a bíblia descreve a criação do mundo por Deus. Assim: sem destruição, sem impactos negativos, até escadinha para os peixes subirem e descerem o rio haverá. Imagine que ela diz que os trabalhadores não residirão na área de trabalho, mas cada dia serão transportados de helicóptero e barco para a cidade de Itaituba. Quem já viu como se faz uma barragem (aquela será para gerar ao menos 8.000 megawattz de energia, um paredão de 36 metros) pode imaginar que ao menos 10.000 e até 20.000 trabalhadores estarão envolvidos na obra, então…todo dia essa tropa será levada e trazida a Itaituba…”, diz cético.

Pergunta ainda Edilberto Sena: “Mas para quem servirá a eletricidade dessas grandes hidroelétricas, quando o Pará já tem Tucuruí? A construção de da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia começa destruindo natureza e expulsando famílias. Será diferente a hidroelétrica de São Luiz do Tapajós, de Jatobá e do Jamanxim? Por que enganar os povos do Tapajós? Quem pode impedir tais desastres? Só povos esclarecidos, unidos e organizados de Santarém, Aveiro, Itaituba e outros. Mas, estão atentos para isso? O que acontecerá no Alto Tapajós atingirá o povo de Santarém? E por fim, eticamente justifica sacrificar povos e comunidades inteiras em nome do progresso? Quem viver verá!”, conclui ele.

Esquerda conservadora

O complexo Tapajós é mais uma confirmação da concepção ‘fordista’ de visão de mundo de que é refém o governo. Como já destacamos em análises anteriores, a essência do modelo neodesenvolvimentista em curso é fordista, ou seja, assenta-se nas bases produtivista e consumista e investe pesadamente em matrizes energéticas centralizadoras e poluidoras (fósseis), perigosas (nuclear) ou devastadoras do meio ambiente (hidrelétricas). Destaque-se que o eixo energia, na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), registra R$ 55,1 bilhões em investimentos.

O modelo desenvolvimentista adotado pela “esquerda” à frente do governo ancora-se na hiperexploração dos recursos naturais. "Lula e Dilma adotaram uma fórmula de governança altamente danosa aos povos indígenas, quilombolas e campesinos que dependem da terra e do território para a sobrevivência física e cultural no Brasil. Essa fórmula associa ao menos dois grandes instrumentos, o incentivo político e financeiro a um modelo econômico desenvolvimentista, altamente dependente da exportação de produtos primários, e a aposta na “desmobilização social”, com no uso indiscriminado de “inibidores sociais”, a fim de manter sob controle as potenciais tensões resultantes de sua opção" comenta Cleber César Buzatto,  secretário executivo do Cimi.  

A adoção do modelo desenvolvimentista parte de uma concepção reducionista da gravidade da crise climática e permanece preso aos paradigmas do século XX - industrialização tardia e tributária da Revolução Industrial. O Brasil insiste em “jogar pela janela” o seu diferencial na sociedade mundial que é a fantástica riqueza de sua biodiversidade.

No debate em que converteu a lei que retalhou os Parques Nacionais da Amazônia em Medida Provisória, a relatora que defendeu a proposta do governo foi a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Segundo ela, a decisão foi para “assegurar uma matriz energética nacional limpa e garantir o desenvolvimento sustentável do país e o bem-estar da população”.

De nada adiantou a indignação do movimento social ao afirmar que “as grandes hidrelétricas vêm sendo construídas de forma autoritária e ameaçam ecossistemas de biodiversidade única, as metas brasileiras de redução de emissões de gases de efeito estufa e, principalmente, os direitos humanos e a qualidade de vida de milhares de brasileiros que vivem na região”.

Vanessa Grazziotin do PCdoB soma-se ao seu colega Aldo Rebelo também do PCdoB, que protagonizou um dos capítulos mais tristes da história política brasileira ao se aliar à bancada ruralista. No caso, esse tipo de esquerda, cada vez mais disseminada, que se arvora de inspiração marxista não percebe que a sua visão de mundo é a mesma que orienta a concepção liberal, ou seja, ambas partem do pressuposto de que a evolução das forças produtivas – tudo aquilo que induz o crescimento econômico – é necessário e justificável.

Conjuntura da Semana em frases

Que...

“ Dilma não gostou nem um pouco da forma como o ministro Aldo Rebelo (Esporte) e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), reagiram à participação de Marina Silva na abertura da Olimpíada de Londres” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo,  31-07-2012.

... deselegante

“Embora tenha sido pega de surpresa com a presença da ex-adversária segurando a bandeira olímpica, Dilma avaliou que o melhor teria sido elogiar a presença de Marina na cerimônia e seu papel na luta ambiental e ignorar a bola nas costas do governo” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 31-07-2012.

Ruralista

“Com sua frase infeliz, Aldo mostrou que não se desvinculou das relações com o ruralismo nem da triste relatoria do Código Floresta”- Sarney Filho, deputado federal – PV-MA, sobre o ministro Aldo Rebelo ter ironizado a participação de Marina Silva na abertura dos Jogos Olímpicos – Folha de S. Paulo, 31-07-2012.

Fadiga

“Aquele deslumbramento inicial da nova classe média com as possibilidades de consumo começa a dar sinais de fadiga. O que o Brasil precisa é pensar com muito mais cuidado em como aumentar a poupança e o investimento [em torno de 17% e 19% do PIB em 2011, respectivamente], e não o consumo” – Eduardo Giannetti, economista – Folha de S. Paulo, 02-08-2012.

Vírus mutante

“O mensalão arrasta-se como um vírus mutante pela História moderna do Brasil. Mas a corrupção não é uma fatalidade genética. E o grande equívoco de alguns marxistas vulgares é supor que ela é um componente natural, insuperável, diante do qual a única reação sensata é tirar proveito” – Fernando Gabeira, jornalista – O Estado de S. Paulo, 03-08-2012.

Deserto de ideias

"Não tenho dúvida que a oposição vai tentar utilizar, porque ela é um deserto de ideias. Mas o impacto do mensalão na política já foi feito. Não há uma eleição em que esse tema não volte, mas a sociedade é inteligente e soube separar as coisas" – Marcelo Déda, governador de Sergipe – PT – Valor, 03-08-2012.

Alzheimer

“O mensalão demorou tanto pra ser julgado que os réus já tão doentes e o juiz, com Alzheimer!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 03-08-2012.

Sonho de Zé Dirceu

"Se eu dissesse que o Zé não gostaria de voltar, estaria mentindo, até com a Presidência da República ele sonha, o que é legítimo para qualquer dirigente político" – Devanir Ribeiro, deputado federal – PT-SP – O Estado de S. Paulo, 01-08-2012.

Aggiornamento

“O Judiciário, do qual o STF é o epítome, nunca passou por um "aggiornamento". Talvez o maior benefício do julgamento do mensalão seja explicitar a obsolescência do modelo funcional do Supremo” – Fernando Rodrigues, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-08-2012.

Caiu a linha

"Ontem [anteontem] eu conversava com a presidenta e caiu a linha três vezes. Não pode isso. A sorte é que o Paulo Bernardo [ministro das Comunicações] estava perto e eu pedi pra Dilma falar para ele que precisa consertar esse telefone de qualquer jeito porque [numa viagem] de São Paulo a São Bernardo não pode cair tanto a ligação, sobretudo quando é para falar com a presidente da República" - Lula, ex-presidente da República - Valor, 03-08-2012.

Aliado e adversário

“O PMDB é o maior aliado do PT. O PMDB é o maior adversário do PT. Se conseguir explicar a um marciano como as duas frases estão corretas ao mesmo tempo, você terá entendido como funciona a política no Brasil. Talvez consiga entender até o mensalão. Quanto ao marciano, há o risco de ele sair voando para outro planeta, onde a teoria quântica se limite à física” – José Roberto de Toledo, jornalista – O Estado de S. Paulo, 30-07-2012.

“Os partidos políticos brasileiros fazem de tudo entre si, só não dão beijo na boca” – José Roberto de Toledo, jornalista – O Estado de S. Paulo, 30-07-2012.

Esquerda 1

"A esquerda deve saber encarnar a urgência daqueles que sentem mais claramente o sofrimento social advindo da precariedade do trabalho, da pauperização e das múltiplas formas de exclusão. Mas é difícil encarar tal urgência quando se começa a viver em apartamentos de 6,5 milhões de reais" - Vladimir Safatle, professor de Filosofia, no livro "A esquerda que não teme dizer o seu nome" (São Paulo: Três Estrelas, 2012), p. 16.

Esquerda 2

"A esquerda deve mostrar que é capaz de governar sem produzir novas modalidades de sofrimento e insegurança social.(...) Ela deve ser capaz de sentir o sofrimento social e capaz de ter a inteligência técnica para resolvê-lo no cotidiano" - Vladimir Safatle, professor de Filosofia, no livro "A esquerda que não teme dizer o seu nome" (São Paulo: Três Estrelas, 2012), p. 16-17.

Rua e casa

“Os homens morrem nas ruas e as mulheres morrem e são agredidas em suas casas” – Marta Suplicy, senadora – PT-SP – Folha de S. Paulo, 04-08-2012.

PhD em crime

“Falta oportunidade, no sistema penitenciário, para que alguém faça algo além do Ensino Médio. Fiz aqui o Ensino Fundamental, o Médio e o Enem. Tentei fazer Direito, mas as autoridades não têm como permitir que eu frequente a faculdade fora. A única chance que dão é que eu me forme PhD em crime” - Jorge Gomes,  ex-PM, 54 anos e está há 18 preso no Presídio Central de Porto Alegre, ex-segurança de banqueiros do jogo do bicho – Zero Hora, 03-08-2012.

Tapete

"Quando se trata de varrer o lixo para debaixo do tapete, a humanidade é competentíssima. A lei foi eficiente para nos colocar aqui. Mas não é eficiente para permitir que eu complete os estudos e me reintegre à sociedade" - Jorge Gomes, ex-PM, 54 anos e está há 18 preso no Presídio Central de Porto Alegre, ex-segurança de banqueiros do jogo do bicho – Zero Hora, 03-08-2012.

Ódio

“Minha família tem de trazer óleo para eu cozinhar, o Estado não dá. O sujeito só pode sair com ódio” – Robson Santiago, 31 anos, preso no Presídio Central de Porto Alegre, desde os 18 anos – Zero Hora, 03-08-2012.

Nosso norte é o sul!

"Nós agora estamos na nossa exata perspectiva histórica. Nosso norte é o sul. Estamos hoje onde deveríamos ter estado sempre" – Hugo Chávez, presidente da Venezuela - Valor, 01-08-2012.

FHC e o Paraguai

“Me comunico com muita gente no Brasil. Há pessoas importantíssimas do lado do Paraguai, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-chanceleres Luiz Felipe Lampreia e Celso Lafer, ou o embaixador José Botafogo Gonçalves. Isso indica que nossa posição é a correta - como não podemos agradecer a eles?” - José Félix Estigarribia, chanceler paraguaio – O Estado de S. Paulo, 01-08-2012.

Non grata

“O presidente do Paraguai, Frederico Franco, se convidou na semana passada para visitar a Federação das Indústrias de São Paulo, mas o Planalto fez chegar ao presidente da instituição, Paulo Skaf, que não tinha interesse em receber o substituto de Fernando Lugo” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 30-07-2012.

Puxa a cordinha!

“A cena bombástica que vai ficar pra história: a Rainha saltando de paraquedas com James Bond. Diz que no Rio 2016 a Dilma vai saltar de paraquedas com o Capitão Nascimento. "Naaascimento! Puxa a cordinha, porra!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 31-07-2012.

Debatédio

“E o debatédio na Band? Três regras para debate: 1) Nunca, jamais ser no horário da Carminha. 2) Debate é ultrapassado, tem que inventar uma coisa mais emocionante: eu sugiro luta no gel! 3) Os candidatos tem que ir com a roupa que usam normalmente” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 04-08-2012.

Passar a perna

“O Brasil só ganha medalha no tatame! Como disse uma menina no Twitter: "Ganhamos em judô porque brasileiro gosta de passar a perna e derrubar os outros" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 04-08-2012.

Colírio

“Uma das coisas mais agradáveis de se ver na transmissão dos Jogos Olímpicos é como seria o mundo quase sem propaganda nos estádios esportivos” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 04-08-2012.

Tuitadas da Semana

Moysés Neto ‏@moysespintoneto
Essa crítica do PC do B à Marina é a coisa mais boçal, burra e cretina que li nos últimos tempos. Nível neocons dos EUA.

Telma Monteiro ‏@TelmaMonteiro
Com essa dupla não há floresta que sobreviva: Dilma pode fazer Kátia Abreu ministra para destravar Código

Com essa dupla (Dilma e Kátia Abreu) não há floresta que sobreviva, unidades de conservação que se mantenham e Convenção 169 da OIT que... http://fb.me/1cYnQCZKY

Cimi - Brasil ‏@CimiNacional
Ao publicar Portaria 303 o governo Dilma instala um verdadeiro “Estado de exceção”: http://is.gd/mFQpqu

Marcelo Janot ‏@marcelojanot
Mulher Melão no Programa do Bial teve mais ibope que o debate com os candidatos a prefeito. Quem não sabe votar não pode reclamar depois.

Lucas de Mello Braga ‏@lucasmellob
Proifes, sindicato pelego, vai assinar proposta rebaixada do governo. Desculpa esperada pelo governo para encerrar as negociaçoes.

Partido Pirata ‏@PartidoPirataBR

"não somos liberais,conservadores,trabalhistas ou sustentáveis. Somos td o que a internet traz p/potencializar a existência humana"@falkvinge

frednavarro ‏@frednavarro
"Paulo Maluf não tem e nunca teve conta no exterior" e "Não existiu mensalão" disputam o ouro na modalidade Mentira Cabeluda.

De 4 em 4 anos, o Brasil mostra ao mundo o bronzeado resultado do loteamento do ministério dos esportes para o PCdoB.

Samir Oliveira ‏@samiroliveira
acabo de ler uma nota cuja possibilidade de ser real me causou arrepios: kátia abreu estaria sendo cotada para o ministério da agricultura.

Andre Vallias ‏@andrevallias
"Ao admiti-la como aliada, Dilma terá apunhalado cada uma das 70 mil bravas camponesas..." http://bit.ly/OAgCHk

Sul21 ‏@jornalSul21
Eleições deste ano têm maior índice de candidatos assumidamente gays da história do http://ow.ly/cDcD2

Leonardo Sakamoto ‏@blogdosakamoto
MRV Engenharia está em nova atualização da “lista suja” do trabalho escravo http://bit.ly/QufXfV

Marcelo Rubens Paiva ‏@marcelorubens
Acho esporte coletivo feminino mto mais bonito de se ver. É mais cadenciado. Homens embrutecem a vida

Planeta Sustentável ‏@psustentavel
Crescer é um vício? http://abr.io/2VEw A história do capitalismo mostra que sim. Economistas defendem que é hora de mudar isso

E Viveiros de Castro ‏@nemoid321
Há mais tecnologia verdadeira na agricultura orgânica que nos transgênicos.

Dilma Rousseff ‏@diImabr
O tema da redação do ENEM esse ano será: "Como a difícil relação entre Nina e Carminha impacta negativamente na educação de Jorginho."

Maira de Souza Nunes ‏@mairasnunes

Não entendo essa história de candidato fingindo andar de skate. Esse povo não tem acessoria? Tipo: não se meta no que você não manja? Jacús.

helenapalm ‏@HelenaPalm
Milênios de elegância inglesa traduzidos nesses lençóis berrantes que pendem horrendos dos vestidos das moças.

Pedro Cunha ‏@prof_pedro
Imprensa burra critica Londres em função das instalações serem temporárias para a Olimpíada. Assim é que se evitam Elefantes Brancos...

marinezmedeiros ‏@marinezmedeiros
OI, isso é um assalto; para continuar VIVO, passe a grana TIM-TIM por TIM-TIM; Fui CLARO? Telefonia no Brasil é a mais cara do mundo. WEB

Marcos Rolim ‏@RolimMarcos
Presença de Marina na abertura da Olimpíada incomodou delegação de políticos brasileiros, especialmente o madeireiro do PcdoB Aldo Rebelo.

TriplohChêss ‏@Triplohxis

A Marina praticava que esporte mesmo??? http://bit.ly/MryKm3

Fábio Vaz de Lima ‏@limavazfabio

@Triplohxis A Marina Silva pratica 100 metros contra miséria, arremesso de desmatador e levantamento de utopias.

Arbustus ‏@arbustus
Enquanto você fica aí, morrendo de preguiça, uma criança chinesa está treinando para as Olimpíadas de 2028. E outra costura um bola da Nike.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conjuntura da Semana. Complexo Tapajós: mais um tributo à voracidade do modelo desenvolvimentista - Instituto Humanitas Unisinos - IHU