Geração e gênero no mercado de trabalho. Especial do Trabalho Vale do Sinos 2003-2016

  • Sábado, 5 de Maio de 2018

Desde a sua criação, o Observatório das realidades e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos tem como seu foco de atuação o mundo do trabalho e dos/as trabalhadores/as. No mês de maio, quando completa dez anos de existência, o ObservaSinos preparou uma série de ações para memorar o seu trabalho de sistematização, análise e publicização de dados sobre as realidades do Vale do Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Uma destas ações é o Especial do Trabalho Vale do Sinos. A série histórica do ObservaSinos abordará quatro grandes temas sobre o trabalho entre os anos de 2003 e 2016, período de grande movimentação e transição econômica, política e social no Brasil. Os dados analisados são dos 14 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento - Corede do Vale do Rio dos Sinos, região de atuação do Observatório.

Esta publicação especial também será um subsídio para os debates no Ciclo de Palestras: Trajetórias da Política Econômica Brasileira 2003-2017, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Ao longo do mês de maio o ObservaSinos tematizará no Especial do Trabalho:

  • Gênero e geração;
  • Escolaridade e renda;
  • Ocupação e Perfil dos estabelecimentos;
  • Saúde do trabalhador e Pessoas com Deficiência - PCDs.

Confira a primeira parte do Especial do Trabalho Vale do Sinos.