Fique Sabendo (151)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

Ao longo do mês de maio de 2018, o Observatório das realidades e políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos lançará a primeira parte de uma série histórica sobre o mercado de trabalho da região. A publicação terá o nome de “Especial do Trabalho Vale do Sinos” e será exposta no formato especial de reportagem do IHU. O recorte temporal escolhido se deu entre os anos de 2003 e 2016, período de grande movimentação e transição econômica, política e social no Brasil. O…
Com o objetivo de promover o acesso à informação e formação acerca da estatística e sua aplicabilidade técnica e política, especialmente para sistematização e análise de dados, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, realizou a oficina de Estatística Básica, no dia 28 de março. A atividade foi ministrada pelo professor de Estatística da Unisinos Renato Luiz Romera Carlson. O professor dará continuidade à temática com a oficina de…
A Ecofeira Unisinos retomou suas atividades culturais na última quarta-feira (14/03). O reinício ocorreu com a primeira oficina de identificação de plantas medicinais e comestíveis, que será dividida em quatro partes ao longo do semestre. A aula foi ministrada pela professora Denise Schnorr, do Instituto Anchietano de Pesquisas da UNISINOS, na horta do prédio do curso de Gastronomia. A professora Denise Schnorr apresenta a variedade de plantas da horta da Unisinos (Foto: Lucas Schardong/IHU) No primeiro momento, a professora Denise salientou a importância de realizar a…
A Ecofeira Unisinos retomou suas atividades de mostra e comercialização de produtos agroecológicos da região do Vale do Sinos. Com a volta da feira, as atividades culturais também retornarão, com algumas delas no turno vespertino. Em 2018, a Feira proporcionará novamente o Círculo Cultural, parceria com o PPG de Educação da Unisinos, e fará um mutirão na horta da Gastronomia. O retorno das atividades será com a oficina “Identificação de plantas medicinais e comestíveis I”, que mudará de horário e ocorrerá na próxima quarta-feira (14/03), das…
O Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove a Mostra de Trabalhos Violências, resistências e enfrentamentos, que faz parte da série de atividades do Ciclo de Estudos “Violências no mundo contemporâneo, interfaces, resistências e enfrentamentos”. Os trabalhos visam dar vistas a pesquisas e trabalhos que tematizem e/ou incidam sobre as violências nos diferentes cenários e territórios. Pretende-se privilegiar as produções implementadas na região metropolitana de Porto Alegre e na região do Vale do Sinos.   Interessados deverão enviar o resumo do trabalho até o dia 15 de abril,…
O ano de 2017 foi marcado por fortes acontecimentos no mundo e em todo Brasil. As disputas no campo político continuaram; assim como as perdas de direitos sociais, os cortes orçamentários e os atrasos nos salários dos servidores no Rio Grande do Sul e em outros estados brasileiros. O ano ainda foi marcado pelas mudanças nas legislações trabalhistas e pelo debate em torno da reforma da Previdência Social.  Essas realidades têm também suas expressões nos municípios, que necessitam ser analisadas. Ao longo do ano de…

Como foi a Ecofeira no ano de 2017?

Quarta, 13 de Dezembro de 2017
As atividades da Ecofeira Unisinos se encerram no dia 20 de dezembro de 2017. Ao longo deste ano, a feira, que acontece todas as quartas-feiras, cativou alunos, professores, funcionários e vizinhos que passaram pelo corredor central da Unisinos. Todos os produtos oferecidos pelo Francisco, pela Camila, Regina, Zita, Bianca, Patricia e Sirlei chegaram às casas de muita gente. Junto com os produtos foram compartilhadas informações e experiências sobre a produção, o cuidado e o consumo de alimentos e outros produtos. A feira também foi lugar de diversas…
A educação é um dos temas de análise do Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU. O Observatório entende que as políticas públicas são ferramentas de afirmação e transformação da sociedade numa perspectiva de enfrentamento às desigualdades e de afirmação da justiça e realização humana. Um dos papéis do ObservaSinos é, através de suas análises, promover o debate para qualificar a interlocução da criação de políticas públicas e controle social, com a…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU abriu processo seletivo para uma vaga de estágio não-obrigatório. A vaga é destinadas para alunos/as que estejam nos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social e Serviço Social. O ObservaSinos também possui vagas para estágio obrigatório e voluntário, nas mesmas formações. O/A aluno/a deverá contribuir, no período de 20h semanais, nos processos de pesquisa de dados secundários, acessando bases de dados…
As PANCS são plantas que podem estar no quintal da sua casa, mas em geral a população não possui conhecimento para que servem e se é própria para o consumo. As plantas alimentícias não convencionais podem ser frutos, frutas, folhas, flores ou sementes. Consumidas in natura ou acrescentadas na culinária, as PANCS são o fruto da produtividade da agricultura familiar e auxiliam na preservação da biodiversidade. Pensando nisso a professora de nutrição Signorá Konrad convida a todos para oficina PANCS: por que resgatar? Clique aqui para ver o vídeo…