Fique Sabendo (168)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

A fruta tem grande valor para a alimentação, garantindo a saúde e a vida das pessoas. As frutas compõem a riqueza planetária e estão presentes na Ecofeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo. Na última quarta-feira, dia 3 de outubro, foi realizada uma Oficina de Frutas Regionais com a acadêmica de Gastronomia Marcia Tomiazzo e com a produtora rural do município de Antonio Prado Franciele Belle. O objetivo da Oficina é aproximar as pessoas das…
Cada vez mais o olhar da população está voltado para um consumo consciente e uma alimentação mais saudável. Pensando nisso, a EcoFeira Unisinos agora oferece sucos orgânicos feitos com frutas nativas do estado do Rio Grande do Sul. A expositora Cacilda Rodrigues Barcelos participa há oito anos da Rede de Frutas Nativas produzindo sucos totalmente naturais, sem a adição de nenhum conservante ou adoçante. Para ela, a divulgação das frutas nativas é muito significativa e carregada de memórias. “É importante não deixar esse consumo morrer. Quando eu era criança a…
A alimentação é um direito humano garantidor da vida, e o alimento com qualidade garante a saúde das pessoas e do planeta. A alimentação faz parte do cotidiano das pessoas que, muitas vezes, na pressa de seus afazeres, acabam despreocupadas com os produtos que estão ingerindo. Além do uso de pesticidas e agrotóxicos, que fazem mal à saúde de quem os consome, muitos destes alimentos são plantados à base de irrigação intensiva e manejo inadequado do solo, causando impactos prejudiciais também ao meio ambiente. Francisco Klein…
Um dos grandes problemas no descarte de lixo é a mistura de resíduos secos com orgânicos, pois, quando não há separação entre eles, não é possível fazer a reciclagem do lixo seco. Pensando nisso, a Ecofeira, em parceria com o Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade - PASEC, realizou nesta semana a oficina de Minhocultura e compostagem, conduzida pelo acadêmico do curso de Biologia na Unisinos Dennis Gamarra. Dennis mostra as diferentes etapas do processo de compostagem (Foto: Pâmella Atkinson/IHU) A oficina visa ensinar o…
Na última quarta-feira (15/08) a Rede de Observatórios que há oito anos está articulada para qualificar processos de investigação e intervenção junto às políticas públicas, esteve reunida na Unisinos Porto Alegre. Além de analisar e debater os trabalhos implementados, a Rede deu seguimento à preparação do VIII Seminário Observatórios, que ocorrerá em outubro deste ano. O glossário dos Observatórios também foi analisado em vista da sua publicação em outubro próximo. Importante reconhecer o compromisso dos pesquisadores destes Observatórios com os dados, os indicadores e informações. O grupo…
A Ecofeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo, apresentou nesta semana a oficina Plantas Medicinais – Parte I, ministrada pela bióloga MS Denise Schnorr. O objetivo do curso é ensinar a identificação, formas de preparo e indicações de plantas que podem ser usadas para uso medicinal.  Na primeira parte do curso foram apresentadas para a turma as plantas popularmente conhecidas na região por espinheira-santa, guaco e hortelã pimenta. Denise indicou como reconhecer cada uma delas…
A EcoFeira Unisinos retomou suas atividades culturais na última quarta-feira (08/08), com o Círculo Cultural. O evento, que ocorre em parceria com o PPG de Educação da Unisinos, reúne e convida seus participantes a socializar manifestações culturais e artísticas. As atividades de formação e informação da feira se propõem a abrir novos meios de pesquisa e ações transformadoras. Nesse sentido, a feira busca dar protagonismo àqueles que têm interesse em utilizar o espaço da universidade de formas diferentes para socializar o conhecimento e recriar a vida…
As Pessoas com Deficiência representam 22% da população da região do Vale do Sinos, porém em 2016 eram apenas 1,2% das pessoas no mercado formal de trabalho, tendo acesso a renda, dignidade e proteção social do trabalho. Estes e outros dados foram sistematizados pelo Observatório das Realidades e Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, para o Especial do Trabalho 2003-2016. Ao longo de 2018 o Observatório vem desenvolvendo uma série histórica sobre o trabalho entre os anos de 2003…
O Sindicato dos Economistas do Rio Grande do Sul (Sindecon-RS) entregou na tarde desta terça-feira (31) ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) Estilac Martins Rodrigues Xavier uma nota técnica a respeito do cálculo do PIB estadual produzido pela FIPE, empresa contratada pelo governo de José Ivo Sartori (MDB) após a extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE). A avaliação, assinada por professores de Economia de três universidades gaúchas, defende que o indicador apresentado pela FIPE não pode ser considerado como válido dentro…
O Observatório das realidades e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, participou, nos dias 16 e 19 de julho, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT da Unisinos. A participação aconteceu no campus de Porto Alegre e São Leopoldo. Esta participação deve-se à história e às ações desenvolvidas pelo Observatório. Desde a sua criação, o ObservaSinos tem como foco a investigação e ação do mundo do trabalho e dos…