Fique Sabendo (162)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

A EcoFeira Unisinos retomou suas atividades culturais na última quarta-feira (08/08), com o Círculo Cultural. O evento, que ocorre em parceria com o PPG de Educação da Unisinos, reúne e convida seus participantes a socializar manifestações culturais e artísticas. As atividades de formação e informação da feira se propõem a abrir novos meios de pesquisa e ações transformadoras. Nesse sentido, a feira busca dar protagonismo àqueles que têm interesse em utilizar o espaço da universidade de formas diferentes para socializar o conhecimento e recriar a vida…
As Pessoas com Deficiência representam 22% da população da região do Vale do Sinos, porém em 2016 eram apenas 1,2% das pessoas no mercado formal de trabalho, tendo acesso a renda, dignidade e proteção social do trabalho. Estes e outros dados foram sistematizados pelo Observatório das Realidades e Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, para o Especial do Trabalho 2003-2016. Ao longo de 2018 o Observatório vem desenvolvendo uma série histórica sobre o trabalho entre os anos de 2003…
O Sindicato dos Economistas do Rio Grande do Sul (Sindecon-RS) entregou na tarde desta terça-feira (31) ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) Estilac Martins Rodrigues Xavier uma nota técnica a respeito do cálculo do PIB estadual produzido pela FIPE, empresa contratada pelo governo de José Ivo Sartori (MDB) após a extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE). A avaliação, assinada por professores de Economia de três universidades gaúchas, defende que o indicador apresentado pela FIPE não pode ser considerado como válido dentro…
O Observatório das realidades e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, participou, nos dias 16 e 19 de julho, da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT da Unisinos. A participação aconteceu no campus de Porto Alegre e São Leopoldo. Esta participação deve-se à história e às ações desenvolvidas pelo Observatório. Desde a sua criação, o ObservaSinos tem como foco a investigação e ação do mundo do trabalho e dos…
Rede de Observatórios Sociais está organizando o “VIII Seminário Observatórios: democracia, desigualdades e políticas públicas”, que acontecerá em Porto Alegre, nos dias 22 e 23 de outubro de 2018. A atividade é uma promoção da Rede, do Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Este Seminário tem como principal objetivo “Analisar transdisciplinarmente os cenários das desigualdades, das políticas públicas e da democracia, apontando…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, está promovendo um edital de apresentação de trabalhos referente ao Vale do Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre. O objetivo é propor a participação de pessoas interessadas em contribuir com a sistematização de análises das realidades das duas regiões. Os trabalhos devem se constituir em análises sobre as realidades e as políticas públicas e podem tematizar as questões relacionadas a: ambiente,…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoveu a Mostra de Trabalhos: Violências, resistências e enfrentamentos. O evento fez parte da série de atividades do Ciclo de Estudos “Violências no mundo contemporâneo, interfaces, resistências e enfrentamentos”. Ao todo, nove trabalhos foram apresentados para a mostra. O evento também foi transmitido ao vivo e ficou gravado no canal do YouTube do IHU. Os trabalhos tiveram o objetivo de realizar a…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos promoveu, em abril, a palestra “Trabalho e as desigualdades no Vale do Sinos”. A atividade foi ministrada pela Profa. Ms. Vanessa de Souza Batisti, do curso de Economia da Unisinos. O objetivo da atividade foi debater os dados do trabalho, emprego, renda e das desigualdades dos municípios e região do Vale do Sinos. Um dos principais focos de discussão também foi o mundo do trabalho, que vem sofrendo alterações e…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, participou, no dia 27 de abril, do 1º Ciclo de Estudos e Ações em Rede do Observatório de Políticas e Ambiente - ObservaCampos. O ObservaSinos foi convidado para apresentar os seus dez anos de trabalho de sistematização, análise e publicização de dados da realidade dos municípios do Vale do Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre. Com o objetivo de realizar a…
Na última quarta-feira (16/05) a Rede de Observatórios iniciou a construção de um glossário de termos que subsidie, oriente e articule os processos de trabalho dos Observatórios. Há oito anos um grupo de Observatórios com atuação no Rio Grande do Sul articula suas ações, que tem o objetivo de democratizar a informação e potencializar o exercício do controle social sobre as políticas públicas.  Uma das perspectivas vislumbradas pela Rede para facilitar este processo de trabalho coletivo era reunir e publicizar os valores, propósitos, metodologia e instrumentos…