Fique Sabendo (146)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

O ano de 2017 foi marcado por fortes acontecimentos no mundo e em todo Brasil. As disputas no campo político continuaram; assim como as perdas de direitos sociais, os cortes orçamentários e os atrasos nos salários dos servidores no Rio Grande do Sul e em outros estados brasileiros. O ano ainda foi marcado pelas mudanças nas legislações trabalhistas e pelo debate em torno da reforma da Previdência Social.  Essas realidades têm também suas expressões nos municípios, que necessitam ser analisadas. Ao longo do ano de…

Como foi a Ecofeira no ano de 2017?

Quarta, 13 de Dezembro de 2017
As atividades da Ecofeira Unisinos se encerram no dia 20 de dezembro de 2017. Ao longo deste ano, a feira, que acontece todas as quartas-feiras, cativou alunos, professores, funcionários e vizinhos que passaram pelo corredor central da Unisinos. Todos os produtos oferecidos pelo Francisco, pela Camila, Regina, Zita, Bianca, Patricia e Sirlei chegaram às casas de muita gente. Junto com os produtos foram compartilhadas informações e experiências sobre a produção, o cuidado e o consumo de alimentos e outros produtos. A feira também foi lugar de diversas…
A educação é um dos temas de análise do Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU. O Observatório entende que as políticas públicas são ferramentas de afirmação e transformação da sociedade numa perspectiva de enfrentamento às desigualdades e de afirmação da justiça e realização humana. Um dos papéis do ObservaSinos é, através de suas análises, promover o debate para qualificar a interlocução da criação de políticas públicas e controle social, com a…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU abriu processo seletivo para uma vaga de estágio não-obrigatório. A vaga é destinadas para alunos/as que estejam nos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social e Serviço Social. O ObservaSinos também possui vagas para estágio obrigatório e voluntário, nas mesmas formações. O/A aluno/a deverá contribuir, no período de 20h semanais, nos processos de pesquisa de dados secundários, acessando bases de dados…
As PANCS são plantas que podem estar no quintal da sua casa, mas em geral a população não possui conhecimento para que servem e se é própria para o consumo. As plantas alimentícias não convencionais podem ser frutos, frutas, folhas, flores ou sementes. Consumidas in natura ou acrescentadas na culinária, as PANCS são o fruto da produtividade da agricultura familiar e auxiliam na preservação da biodiversidade. Pensando nisso a professora de nutrição Signorá Konrad convida a todos para oficina PANCS: por que resgatar? Clique aqui para ver o vídeo…
A Ecofeira Unisinos foi projetada por instâncias da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e de fora dela para mostrar e comercializar produtos agroecológicos da região do Vale do Sinos, assim como promover espaços de in-formação sobre a produção e o consumo orgânico de alimentos, assim como de afirmação de um projeto de desenvolvimento local e regional sustentável. A mostra e comercialização da Ecofeira acontece às quartas-feiras, das 10 às 18h, no corredor central da Unisinos São Leopoldo, em frente ao Instituto Humanitas Unisinos…
Os Observatórios têm grande protagonismo na busca e no fomento da democratização da informação. Em tempos de crise, como vive atualmente o Brasil, fica evidente que o acesso ao conhecimento é fundamental para que a sociedade possa refletir sobre o que está acontecendo e se posicione para onde deseja ir. Neste contexto, enquanto ferramentas de acesso e publicização da informação, os Observatórios servem de apoio à sociedade. Com os trabalhos de divulgação e análise de pesquisas, indicadores e dados, eles colaboram com o processo de dar…
O Laboratório do curso de Gastronomia da Unisinos foi responsável por sediar mais uma oficina da Ecofeira “Ervas e plantas alimentícias não convencionais na gastronomia”. Esta foi a última oficina do ano e teve o propósito de debater e estudar na prática a importância das plantas medicinais, assim como o uso das Plantas Alimentícias Não-Convencionais - PANCS. A oficina foi realizada pela bióloga Denise Schnorr e ministrada pela estudante de gastronomia Marcia Ávila. Vegetariana há dez anos e chef executiva do restaurante vegetariano Prato Verde, em…
Os Observatórios, entidades, trabalhadores/as e pesquisadores/as das áreas de Administração, Cultura, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Comunicação Social, Direito, Economia, Educação, Serviço Social e áreas afins participantes da Rede de Observatórios Sociais reunidos no VII Seminário Observatórios – pesquisas, instituições e sociedade nas tramas de crise, em Porto Alegre, nos dias 30 e 31 de outubro de 2017, manifestam-se na defesa da Fundação de Economia e Estatística (FEE) como órgão público produtor de estatísticas, pesquisa e análises da realidade socioeconômica gaúcha, alicerçada na transparência, na…
Tendo a Proteção Social como uma de suas áreas de investigação, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoveu a oficina Sistemas de (des)Proteção Social. A atividade foi realizada no dia 10 de outubro e ministrada pela mestra em Serviço Social, Marlene Oliveira Fiorotti, assistente social na Prefeitura de Viamão, e pelo sociólogo e servidor da prefeitura de Viamão, Rodrigo Truyllio. Com o objetivo de apresentar os sistemas de…