Fique Sabendo (190)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

Na última quarta-feira, a programação cultural da EcoFeira Unisinos contou com a apresentação da oficina “Plantas Alimentícias Não Convencionais – Parte II”, ministrada pela bióloga Daiani Fraporti dos Santos, que integra a equipe do Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade - PASEC. A oficina é a segunda parte de uma série de quatro encontros que abordam desde a identificação até a aplicação das plantas alimentícias não convencionais - PANCS. Daiani iniciou o encontro retomando com a turma o conceito de PANCS e um pouco do conteúdo…
Toda quarta-feira acontece a EcoFeira Unisinos, em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU. A feira reúne produtores locais que atraem toda a comunidade acadêmica com seus produtos frescos e ecológicos. Semanalmente, a feira também promove atividades culturais que complementam sua programação. Nesta semana, o evento promovido é a “Oficina Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) – Parte II”, realizada pela equipe do Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade - PASEC. Como o nome já diz, as PANCS são plantas alimentícias que não costumam fazer parte do nosso cardápio.…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, está promovendo diversas oficinas para o ano de 2019. Até aqui, três oficinas foram promovidas pelo programa: a “Oficina de Dados e Análises sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre”, realizada em duas datas, e a “Oficina de SPSS - Statistical Package for the Social Sciences”. Atividades promovidas A “Oficina de Dados e Análises sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre” foi…
Dentro das atividades culturais e de formação pensadas para ocorrer em paralelo à Ecofeira Unisinos, a oficina de plantas medicinais, ministrada pela bióloga Denise Schnorr e ofertada pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, realizada na tarde desta quarta-feira (10), reuniu alunos, professores, funcionários e comunidade em geral que estão ampliando seus conhecimentos sobre plantas medicinais. Fitoterápicos no SUS Durante o encontro, foram debatidos assuntos de grande relevância para a saúde pública. Entre eles se destacou a retomada da política pública garantidora dos fitoterápicos na rede…
A noite da quarta-feira (10) foi marcada pela Audiência de Mediação do Fórum de São Leopoldo na Ocupação Justo. A Tenda do Encontro, espaço de convivência e serviços dos moradores da Ocupação Justo, foi preparada pela comunidade para acolher os cinco mediadores do Fórum de São Leopoldo, que têm a responsabilidade de contribuir nas negociações do processo judicial instaurado entre a família Justo e os moradores desta Ocupação. Desde o ano de 2018 o serviço de Mediação está ouvindo as partes do processo e em…
No dia 2 de abril ocorreu, no campus da Unisinos Porto Alegre, a palestra “Políticas Públicas e transição demográfica: cenários e perspectivas (inter)nacionais e locais”, ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Tonon Zuanazzi, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão/RS. O evento integra a programação do Ciclo de Debates “Políticas Públicas no atual contexto brasileiro – Desafios e possibilidades para a democracia”, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU. A palestra tencionou dados demográficos da população mundial e suas perspectivas, focando nas amostras brasileiras e gaúchas…
A fome é uma das grandes mazelas do mundo e combatê-la é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas - ONU. Em recente relatório conjunto da União Europeia - UE, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO e do Programa Mundial de Alimentos - PAM, foi identificado que dois terços das mais de 113 milhões de pessoas que sofrem com a fome extrema concentram-se em apenas oito países. No Brasil, o…
Anualmente, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos faz um levantamento com todos os casos de violações de direitos que chegam até seus canais de atendimento. No relatório mais recente publicado, em 2017, foram registrados 142,6 mil denúncias de violações de direitos humanos pela ouvidoria. Os números representam 390 denúncias por dia e um amento de 7% em relação ao ano de 2016. A divulgação é feita pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A garantia dos direitos do cidadão é um dos…
Exposição, organizada pelo ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, inicia no dia 2 de abril na Unisinos Porto Alegre Conhecer a realidade local para, a partir desses dados, debater políticas públicas que possam melhor atender as populações. Isso é o que inspira a mostra políticas públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre, organizada pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, através de seu programa Observatório das Realidades e das Políticas Públicas do Vale do Sinos - ObservaSinos. São dez banners que fazem um diagnóstico…

O resgate das PANCs para qualidade de vida

Segunda, 25 de Março de 2019
A EcoFeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, traz semanalmente atividades culturais complementares à feira. Na última quarta-feira, a programação contou com a oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), ministrada pela bióloga do Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade (PASEC) Daiani Fraporti dos Santos. A proposta da oficina é ensinar a identificação de plantas alimentícias não convencionais e seu uso na culinária. De acordo com a oficineira, muitas plantas acabam sendo tiradas de hortas, tidas como “plantas daninhas” quando…