Fique Sabendo (209)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

O Observatório das realidades e das políticas públicas do Vale do Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoverá entre 10 de setembro a 29 de novembro, na Unisinos São Leopoldo, a "Exposição itinerante: políticas públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Alguns dados para a análise e o debate". Anteriormente, a exposição itinerante ocupou os espaços da Unisinos Porto Alegre, do Corredor Central da Unisinos São Leopoldo e na Escola de Humanidades.  A exposição tem como objetivo promover a análise e o debate das realidades da Região…
Apresentação O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, está promovendo um edital de apresentação permanente de trabalhos referente ao Vale do Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre. O objetivo é propor a participação de pessoas interessadas em contribuir com a sistematização de análises das realidades das duas regiões. Os trabalhos devem se constituir em análises sobre as realidades e as políticas públicas e podem tematizar as questões relacionadas…
Na última terça-feira, 27 de agosto, ocorreu no campus Unisinos São Leopoldo a “Oficina Sidra: Introdução à recuperação de dados estatísticos”. O evento foi realizado pelo Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU foi apresentada por Krishna Chiminazzo Predebon. O evento faz parte da agenda do ObservaSinos para o segundo semestre de 2019 e visa apresentar a ferramenta sidra e suas aplicações. Durante a atividade, Krishna apresentou à turma o Instituto…
Durante os dias 12 e 13 de agosto, aconteceu no campus Unisinos São Leopoldo a I Jornada de oficinas metodológicas da Escola de Humanidades. O evento reuniu diversas oficinas que apresentaram aos estudantes o repertório de métodos de coleta e análise existentes na área. Como parte da programação, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, esteve presente apresentando à turma a “Oficina de dados e análises sobre a Região…
A Rede de Observatórios Sociais está organizando o “IX Seminário de Observatórios: tecnologias, dados e políticas públicas”, que acontecerá em Porto Alegre, nos dias 30 e 31 de outubro de 2019. A atividade é uma promoção da Rede de Observatório Sociais, do Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.  Este Seminário tem como principal objetivo “Proporcionar espaços de discussão…
Os municípios e região do Vale do Sinos assumiram o compromisso de proteger 1.377.755 crianças, adolescentes e jovens moradores dos quatorze municípios do Vale. Ou seja, 44,5% da população desta região. Os dados são da Fundação de Economia e Estatística - FEE e foram apresentados no dia 4 de julho na Unisinos, durante o lançamento da campanha “Não deixe nas sombras – Proteja crianças e adolescentes”. O projeto inicial promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos contava apenas com os municípios do Vale do…
Na manhã desta quarta-feira, 26/06, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, esteve no município de Dois Irmãos para o diálogo e sistematização de redes de proteção às crianças, adolescentes e jovens da cidade. O encontro faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Centro de Defesa de Direitos Humanos – Articulando Redes de Proteção. O Centro visa estabelecer redes intermunicipais de proteção às crianças e adolescentes no Vale…

Sarau Cultural em luto pela natureza

Quinta, 27 de Junho de 2019
Aconteceu na quarta-feira, dia 26 de junho, o último Sarau Cultural da EcoFeira Unisinos deste semestre. Promovido pela Unisinos, no corredor central da universidade, o sarau reuniu professores, alunos e o público em geral, que também aproveitou os alimentos orgânicos, produtos caseiros e artesanais disponíveis nas bancas da feira. Organizado e apresentado pelo professor Dr. Telmo Adams, o sarau contou com música e reflexão. Com a liberação de mais 42 tipos de agrotóxicos, o Brasil já conta com a assustadora lista de 239 produtos livres para…
A penúltima atividade cultural do semestre promovida pela Ecofeira Unisinos ocorreu nesta quarta-feira, dia 19 de junho. O tema foram as composteiras caseiras e a oficina foi ministrada pela bióloga Daiani Fraporti dos Santos, contando também com a presença de alunos dos cursos de jornalismo, psicologia e visitantes da comunidade local. A oficina forneceu informações sobre as vantagens de uma composteira, as diversas formas de montar uma em casa e a manutenção da mesma. Para quem tiver espaço no quintal, vale até mesmo depositar os resíduos orgânicos…
Um pouco sobre Missão pela Moradia Digna, que aconteceu no mês de março... Nos dias 14 e 15 de março foi realizada uma atividade de missão nas comunidades Steigleder, Justo, Vitória e Cerâmica Anita. Dividida em três momentos, na primeira parte ocorreu a visita e escuta das pessoas em situação de violação de direitos. A apuração dos detalhes e a visibilidade desses moradores propõem o fim do silêncio excludente. No segundo momento, ocorreu a visita às autoridades que deveriam garantir os direitos que, após a escuta…