Fique Sabendo (224)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

Na próxima segunda-feira, 26 de outubro, começará mais uma edição do Seminário de Observatórios, evento realizado anualmente pela Rede de Observatórios Sociais. Neste ano, o Seminário completa a sua décima edição, tematizando ciência aberta, transparência e democracia.  A partir desta temática, pretende-se qualificar a atuação dos Observatórios, assim como outras instâncias de investigação e intervenção nestas realidades. As perspectivas de realização deste debate no evento estão na participação e transdisciplinaridade, contando com participantes de Observatórios, professores, pesquisadores e gestores de políticas públicas e população interessada…
Convidamos os parceiros dos diferentes Observatórios, bem como a comunidade que investiga, planeja, monitora e avalia o desempenho das políticas públicas participarem e mostrarem seus projetos de pesquisa, estudos e experiências no X Seminário de Observatórios, que acontecerá de 26 a 28 de outubro, na modalidade on-line pela plataforma Microsoft Teams. A realização é da Rede de Observatórios e tem como objetivo promover a análise e o debate dos cenários de crise e seus impactos na ciência e na democracia, em vista de prospectar estratégias…
Analisar cenários, referências e experiências sobre a Renda Básica, seus possíveis impactos nas desigualdades contemporâneas e no enfrentamento à precarização das políticas públicas, bem como indicar perspectivas de sua implementação nas diferentes esferas com destaque aos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. É um dos objetivos do Ciclo de estudos e debates: Renda básica, cenários e perspectivas para a Região Metropolitana de Porto Alegre. O ciclo propõe estudos e debates sobre a renda básica, a partir dos cenários sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais da Região…
No Brasil temos experimentado, desde o ano de 2019, inúmeros limites no acesso às bases de dados públicas. Este é um dos indicadores de ameaças à democracia, do Estado e da sociedade brasileira. Esta é uma constatação dos observatórios, que estão entre os equipamentos ou ferramentas criadas para instrumentalizar os processo de pesquisa, sistematização, análise e publicização dos dados. Entre os observatórios comprometidos com o propósito da democratização da democracia, estão o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos e…
Diante dos cenários de ameaças à democracia, que se traduz também pelos limites de acesso às informações públicas, entende-se urgente e necessário garantir a formação para o acompanhamento das pesquisas e dados públicos, em vista de sua garantia e transparência. O Observatório das Realidades e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos em parceria com o Observatório da Cidade de Porto Alegre - ObservaPOA realizou nos dias 23 e 25 de junho as Oficinas sobre R com o propósito de fundamentar e subsidiar…
A qualidade da água na Região Metropolitana de Porto Alegre não é uma pauta recente e tem sido problematizada por uma série de fatores. A contaminação existente por agrotóxicos - 267 detecções - e o desperdício por falhas na distribuição - 28,4% - apresentam-se neste cenário, assim como a alta poluição dos rios do Sinos e Gravataí que se encontram nesta região. Este quadro torna-se mais complexo pelos impactos ambientais apontados pela instalação da Mina Guaíba na região do Delta do Jacuí. Elencados pelo Environmental Justice Atlas como…
Os primeiros anos de vida de uma criança, especialmente os 2 primeiros anos, são os mais importantes para a formação dos hábitos alimentares e, as decisões e iniciativas tomadas nessa fase vão repercutir por toda a vida da criança no desenvolvimento de sua saúde atual e futura. A variedade e a forma como os alimentos são ofertados vão influenciar desde o paladar até a relação da criança com a alimentação. A boa relação com a comida será construída baseada na autonomia da criança ao permitir…
As realidades reveladas ao longo de 2019 marcaram um ano de empobrecimento da população, de acirramento das desigualdades, da estagnação da economia e do emprego, assim como da desconstituição das políticas públicas. Ao mesmo tempo, foram implementadas inúmeras ações de resistência por grupos sociais que tiveram seus direitos ameaçados e/ou perdidos. Resistência de organização, de mobilização, de articulação, de busca de informação e de formação. Algumas redes se constituíram, como o Fórum de apoio à moradia digna no município de São Leopoldo e a Rede de Proteção da…
Ao longo de 2019, as Redes de Proteção da Criança e do Adolescente foram tema de debate para 14 municípios da região do Vale do Sinos. Os momentos de reflexão e planejamento se deram a partir de uma parceria entre o Círculo Operário Leopoldense (COL), Programa de Apoio a Meninos e Meninas (PROAME) e Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos (ObservaSinos). Na última segunda-feira (09/12) a série de atividades teve o seu encerramento com a realização do Seminário…
Há cerca de um ano um coletivo de entidades e comunidades de ocupações urbanas de São Leopoldo realizou a “Missão pela Moradia Digna” na cidade de São Leopoldo. Este grupo articulado se reuniu a partir de uma provocação feita pela demanda de habitação da Ocupação Justo, que se encontrava em situação de crise com a possibilidade de despejo das mais de 2500 famílias residentes. Assim, diversas atividades foram desenvolvidas no sentido de colaborar política e tecnicamente com as ocupações, fortalecendo em conjunto a luta pela moradia…