Fique Sabendo (217)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

As realidades reveladas ao longo de 2019 marcaram um ano de empobrecimento da população, de acirramento das desigualdades, da estagnação da economia e do emprego, assim como da desconstituição das políticas públicas. Ao mesmo tempo, foram implementadas inúmeras ações de resistência por grupos sociais que tiveram seus direitos ameaçados e/ou perdidos. Resistência de organização, de mobilização, de articulação, de busca de informação e de formação. Algumas redes se constituíram, como o Fórum de apoio à moradia digna no município de São Leopoldo e a Rede de Proteção da…
Ao longo de 2019, as Redes de Proteção da Criança e do Adolescente foram tema de debate para 14 municípios da região do Vale do Sinos. Os momentos de reflexão e planejamento se deram a partir de uma parceria entre o Círculo Operário Leopoldense (COL), Programa de Apoio a Meninos e Meninas (PROAME) e Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos (ObservaSinos). Na última segunda-feira (09/12) a série de atividades teve o seu encerramento com a realização do Seminário…
Há cerca de um ano um coletivo de entidades e comunidades de ocupações urbanas de São Leopoldo realizou a “Missão pela Moradia Digna” na cidade de São Leopoldo. Este grupo articulado se reuniu a partir de uma provocação feita pela demanda de habitação da Ocupação Justo, que se encontrava em situação de crise com a possibilidade de despejo das mais de 2500 famílias residentes. Assim, diversas atividades foram desenvolvidas no sentido de colaborar política e tecnicamente com as ocupações, fortalecendo em conjunto a luta pela moradia…
“Tanta casa sem gente e tanta gente sem casa”. A expressão retrata a problemática do acesso à moradia no país: milhões de imóveis vagos, a maioria localizados em áreas urbanas e em condições de serem ocupados, em contraste com milhões de famílias sem casa ou em busca de um local digno para viver. Questões relacionadas à moradia estão no centro dos conflitos sociais do país e, a cada ano, o déficit habitacional brasileiro vê seus números crescerem, o que prova que é preciso mudar essa…
Estamos vivendo uma época de pós-verdade, onde a veracidade dos fatos deixa de ser apurada e a negação da ciência cresce cada vez mais. Em meio a essa descrença com o trabalho científico, é importante criar espaços que sejam abertos para proporcionar o pensamento crítico, com rigor técnico e ético. Isto com a participação dos pesquisadores, gestores das organizações públicas e da sociedade civil e cidadãos. Além disso, é de extrema importância dar oportunidade para a população compartilhar suas pesquisas e participar da construção de políticas…
Cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm serviços de água potável gerenciados de forma segura, equivalente a um em cada três habitantes do planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. Desde 2011, o acesso à água potável e saneamento básico foram instituídos como direitos fundamentais, garantidores da vida e da dignidade da pessoa humana. Apesar deste fundamento ter sido aprovado em votação na Assembleia Geral da Organização das Nações…
Dia 13 de novembro no Auditório Bruno Hammes, será discutida a seguinte questão: Como sobreviver a desconstituição dos conselhos? O Seminário Regional dos Conselhos Municipais convida a todos os interessados para debater sobre o futuro dos conselhos, seus enfrentamentos, perspectivas e desdobramentos. O evento conta com a realização do Observasinos, Prefeitura e Fórum Municipal dos Conselhos de São Leopoldo. Confira abaixo a programação: Data: 13/11/2019, das 18h às 21h 30min Local: Auditório Bruno Hammes, localizado no setor E da Unisinos - São Leopoldo Painelistas: Profa. Dra. Marilene…
"Um mundo de criatividade e pesquisa" é a proposta da edição de 2019 da Feira de Ciência e Tecnologia da Fundação Liberato - MOSTRATEC. Segundo o site da Fundação, "a MOSTRATEC é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio." A programação do evento pode ser…
Neste sábado, dia 19 de outubro, haverá a Feira Viva Festival das 10h às 19h, na Praça da Bandeira, em frente à Biblioteca Pública de Novo Hamburgo/RS. O evento será palco de debates sobre projetos de lei de combate aos agrotóxicos e de apoio à agroecologia. Fique por dentro da programação da Feira: 10h30 – Microfone aberto para livre expressão 12h – Esquete não toque – Em Cena grupo teatral 12h15 – Roda de Conversa: Como elaborar um projeto de lei de combate aos agrotóxicos e apoio…
A Rede de Observatórios Sociais está organizando o “IX Seminário de Observatórios: tecnologias, dados e políticas públicas”, que acontecerá em Porto Alegre, nos dias 30 e 31 de outubro de 2019. A atividade é uma promoção da Rede de Observatório Sociais, do Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.  Este Seminário tem como principal objetivo “Proporcionar espaços de discussão…