Fique Sabendo (215)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

“Tanta casa sem gente e tanta gente sem casa”. A expressão retrata a problemática do acesso à moradia no país: milhões de imóveis vagos, a maioria localizados em áreas urbanas e em condições de serem ocupados, em contraste com milhões de famílias sem casa ou em busca de um local digno para viver. Questões relacionadas à moradia estão no centro dos conflitos sociais do país e, a cada ano, o déficit habitacional brasileiro vê seus números crescerem, o que prova que é preciso mudar essa…
Estamos vivendo uma época de pós-verdade, onde a veracidade dos fatos deixa de ser apurada e a negação da ciência cresce cada vez mais. Em meio a essa descrença com o trabalho científico, é importante criar espaços que sejam abertos para proporcionar o pensamento crítico, com rigor técnico e ético. Isto com a participação dos pesquisadores, gestores das organizações públicas e da sociedade civil e cidadãos. Além disso, é de extrema importância dar oportunidade para a população compartilhar suas pesquisas e participar da construção de políticas…
Cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm serviços de água potável gerenciados de forma segura, equivalente a um em cada três habitantes do planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. Desde 2011, o acesso à água potável e saneamento básico foram instituídos como direitos fundamentais, garantidores da vida e da dignidade da pessoa humana. Apesar deste fundamento ter sido aprovado em votação na Assembleia Geral da Organização das Nações…
Dia 13 de novembro no Auditório Bruno Hammes, será discutida a seguinte questão: Como sobreviver a desconstituição dos conselhos? O Seminário Regional dos Conselhos Municipais convida a todos os interessados para debater sobre o futuro dos conselhos, seus enfrentamentos, perspectivas e desdobramentos. O evento conta com a realização do Observasinos, Prefeitura e Fórum Municipal dos Conselhos de São Leopoldo. Confira abaixo a programação: Data: 13/11/2019, das 18h às 21h 30min Local: Auditório Bruno Hammes, localizado no setor E da Unisinos - São Leopoldo Painelistas: Profa. Dra. Marilene…
"Um mundo de criatividade e pesquisa" é a proposta da edição de 2019 da Feira de Ciência e Tecnologia da Fundação Liberato - MOSTRATEC. Segundo o site da Fundação, "a MOSTRATEC é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio." A programação do evento pode ser…
Neste sábado, dia 19 de outubro, haverá a Feira Viva Festival das 10h às 19h, na Praça da Bandeira, em frente à Biblioteca Pública de Novo Hamburgo/RS. O evento será palco de debates sobre projetos de lei de combate aos agrotóxicos e de apoio à agroecologia. Fique por dentro da programação da Feira: 10h30 – Microfone aberto para livre expressão 12h – Esquete não toque – Em Cena grupo teatral 12h15 – Roda de Conversa: Como elaborar um projeto de lei de combate aos agrotóxicos e apoio…
A Rede de Observatórios Sociais está organizando o “IX Seminário de Observatórios: tecnologias, dados e políticas públicas”, que acontecerá em Porto Alegre, nos dias 30 e 31 de outubro de 2019. A atividade é uma promoção da Rede de Observatório Sociais, do Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.  Este Seminário tem como principal objetivo “Proporcionar espaços de discussão…
O Observatório das realidades e das políticas públicas do Vale do Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoverá entre 10 de setembro a 29 de novembro, na Unisinos São Leopoldo, a "Exposição itinerante: políticas públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Alguns dados para a análise e o debate". Anteriormente, a exposição itinerante ocupou os espaços da Unisinos Porto Alegre, do Corredor Central da Unisinos São Leopoldo e na Escola de Humanidades.  A exposição tem como objetivo promover a análise e o debate das realidades da Região…
Apresentação O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, está promovendo um edital de apresentação permanente de trabalhos referente ao Vale do Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre. O objetivo é propor a participação de pessoas interessadas em contribuir com a sistematização de análises das realidades das duas regiões. Os trabalhos devem se constituir em análises sobre as realidades e as políticas públicas e podem tematizar as questões relacionadas…
Na última terça-feira, 27 de agosto, ocorreu no campus Unisinos São Leopoldo a “Oficina Sidra: Introdução à recuperação de dados estatísticos”. O evento foi realizado pelo Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU foi apresentada por Krishna Chiminazzo Predebon. O evento faz parte da agenda do ObservaSinos para o segundo semestre de 2019 e visa apresentar a ferramenta sidra e suas aplicações. Durante a atividade, Krishna apresentou à turma o Instituto…