Fique Sabendo (176)

Confira as notas dos eventos que aconteceram.

10 anos de ObservaSinos Há dez anos, em 2008, em um cenário de crise financeira mundial a partir da queda da bolsa de valores dos Estados Unidos, Dow Jones, que foi amplamente tematizada pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, juntamente com outras questões a ela relacionadas, foram realizados os primeiros movimentos de criação do Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos. O interesse de analisar temas de fronteira, com destaque para o Trabalho, ensejou a realização deste debate pelo…
No Brasil, mais de seis milhões de famílias ou 20 milhões de pessoas precisam de moradia. Este número revela uma realidade imposta no país, que demonstra a falta de cuidado com políticas públicas essenciais, como as elaboradas na Constituição Federal, que assegura o direito à propriedade e a definição de que esta deve atender a sua função social, ou seja, ser utilizada para fins de moradia ou comerciais e não ficar ociosa. Além disso, conforme o Estatuto da Cidade, sancionado em 2001, todo cidadão brasileiro…
A Ecofeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo, nesta semana contou com a oficina de plantas medicinais - parte IV, ministrada pela bióloga MS Denise Schnorr - Unisinos. O objetivo do curso é resgatar os saberes populares e trazer as informações sobre uso, formas de preparo e indicações. Podem ser chamadas de plantas medicinais aquelas que possuem características que ajudem no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas. Elas foram…

Segurança alimentar no dia a dia

Quinta, 13 de Dezembro de 2018
A Ecofeira Unisinos realizou, no dia 07 de novembro de 2018, a oficina Segurança alimentar, nutricional e frutas regionais, ministrada pela acadêmica de gastronomia Marcia Tomiazzo. O objetivo da atividade foi refletir sobre a segurança alcançada pela manipulação, higienização e preparo dos alimentos que podem ser utilizados no dia a dia. A segurança alimentar e nutricional é a garantia do direito ao acesso de todos a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente, com base em práticas alimentares saudáveis, sem comprometer o acesso…
A Ecofeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo, no corredor principal da Universidade, realizou nesta semana o Círculo Cultural, articulado pelo prof. Dr. Telmo Adams, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades Unisinos.  O objetivo do evento foi exercitar e contemplar as várias dimensões artísticas, estéticas e poéticas no contexto acadêmico, buscando o envolvimento das/dos estudantes, das/dos professoras/es e das/dos demais trabalhadoras/es da Universidade. O evento mostrou as diferentes formas culturais,…
Preocupados com as transformações do mundo do trabalho e a incidência da Revolução 4.0 no futuro da educação da região do Vale do Sinos, o ObservaSinos e representantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha reuniram-se, na última quarta-feira (14/11), para organizar uma integração de trabalho entre as duas instituições. A demanda, proposta pelos representantes da Escola Técnica Liberato, vem da necessidade de repensar, propor reformulações e novos cursos para a instituição, dada a nova conjuntura nos modelos de trabalho e também as necessidades apresentadas…
A Ecofeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo, acolheu mais uma realização do Círculo Cultural em suas atividades realizadas no intervalo do almoço. O Círculo é coordenado pelo prof. Dr. Telmo Adam, da Escola de Humanidades da Unisinos. O objetivo do evento é exercitar e contemplar as várias dimensões artísticas, estéticas e poéticas no contexto acadêmico, buscando o envolvimento dos estudantes, professores e demais trabalhadores da Universidade. O evento conta com um espaço para mostrar as…
A imaturidade da cultura democrática no Brasil aponta para um caminho que ameaça a liberdade do país, que é marcado pelo aumento da desigualdade e o enxugamento de políticas públicas pautadas pelo bem-estar social da população. Este foi um dos debates presentes na oitava edição do Seminário Observatórios, que foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro na Unisinos em Porto Alegre. Em 2018, o tema do evento foi democracia, desigualdades e políticas públicas e deu continuidade ao trabalho da Rede na promoção do estudo e debate sobre o papel dos Observatórios…
A fruta tem grande valor para a alimentação, garantindo a saúde e a vida das pessoas. As frutas compõem a riqueza planetária e estão presentes na Ecofeira Unisinos, que ocorre todas as quartas-feiras em frente ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU, em São Leopoldo. Na última quarta-feira, dia 3 de outubro, foi realizada uma Oficina de Frutas Regionais com a acadêmica de Gastronomia Marcia Tomiazzo e com a produtora rural do município de Antonio Prado Franciele Belle. O objetivo da Oficina é aproximar as pessoas das…
Cada vez mais o olhar da população está voltado para um consumo consciente e uma alimentação mais saudável. Pensando nisso, a EcoFeira Unisinos agora oferece sucos orgânicos feitos com frutas nativas do estado do Rio Grande do Sul. A expositora Cacilda Rodrigues Barcelos participa há oito anos da Rede de Frutas Nativas produzindo sucos totalmente naturais, sem a adição de nenhum conservante ou adoçante. Para ela, a divulgação das frutas nativas é muito significativa e carregada de memórias. “É importante não deixar esse consumo morrer. Quando eu era criança a…