ObservaSinos em ano de pandemia: ações 2020

• Quarta, 23 de Dezembro de 2020

O mundo se revela em uma profunda crise econômica e sanitária, onde a pandemia da Covid-19 assolou os países. Esta se manifesta na política, nas relações culturais e sociais, em todas as esferas planetárias, chegando até os municípios. Sem dúvida, 2020 é marcado por profundas mudanças socioeconômicas como a queda da renda, aumento das desigualdades e do desemprego e uma nova recessão econômica com reflexos em toda a vida societária.

Nesse contexto, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, que tem o compromisso com a formação crítica numa perspectiva de responder aos desafios de fronteira deste tempo, seguiu dedicando-se a este olhar a partir da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Sinos.

Destacam-se as análises tomando-se como referência, especialmente, os grupos sociais em situação de vulnerabilidade e risco social, que são, na maioria das vezes, invisibilizados no debate público e pela sociedade. Este propósito do ObservaSinos está em conformidade com o comprometimento da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos com a educação continuada, difusão cultural e desenvolvimento social, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019-2023.

O trabalho realizado neste ano pelo Observatório concentrou-se, especialmente, em quatro frentes.

Uma delas de análise sistemática dos dados e indicadores sociais do Vale dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre com ênfase nas temáticas da Covid-19, desigualdades, realidades do trabalho e do não trabalho, benefícios sociais, renda e eleições municipais.

A segunda frente de atuação em destaque neste ano foi de investigação articulada com outros observatórios e pesquisadores. Dois temas mereceram esta dedicação articulada: trabalho e renda na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A terceira perspectiva em foco dada pelo ObservaSinos foi a articulação em Rede de Observatórios. Alcançamos os dez anos da Rede realizando coletivamente o X Seminário de Observatórios. Esta articulação reafirma o comprometimento com os dados abertos, a ciência aberta e a democracia.

A assessoria a diferentes grupos e debates destacou-se como a quarta atividade. O ObservaSinos foi demandado para contribuir em debates estaduais, regionais e locais, em sua grande maioria na modalidade virtual. Foram abordados os temas: trabalho, moradia, renda, solidariedade, humanismo, entre outros.

Com isso, o ObservaSinos em 2020 deu vistas e provocou o debate sobre as políticas públicas implementadas e, ao mesmo tempo, políticas indicadas para os municípios, a partir das eleições municipais.

Acesse aqui o nosso relatório completo.