De Olho na Metrópole (112)

Confira as notícias referentes à Região Metropolitana de Porto Alegre.

O mercado formal de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA criou 3.850 postos de trabalho no mês de fevereiro. Um aumento no número de trabalhadores e trabalhadoras mais expressivo que os 2.744 postos criados em janeiro. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged. O Observatório das realidades e políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, acompanha…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publica a Carta do Mercado de Trabalho, dos meses de janeiro e fevereiro de 2018, que é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. A Carta mostra o movimento do trabalho no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas. A carta apresenta os dados do mercado de trabalho formal no Brasil,…
A Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA criou 2.774 vagas de emprego em janeiro, acompanhando os resultados do Brasil e do estado do Rio Grande do Sul, que criaram 77.822 e 17.769 vagas respectivamente. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, através do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acompanha a questão do trabalho e…
“Os indicadores do mercado de trabalho na Região de Porto Alegre mostram que a recessão que atingiu o biênio 2015-2016 aumentou o desemprego entre as mulheres e interrompeu o processo de redução das desigualdades entre mulheres e homens no âmbito laboral na última década. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 06 de março, no Boletim Especial A inserção das mulheres no mercado de trabalho na RMPA em 2017.” Os dados foram divulgados na terça-feira, 06, na Fundação de Economia e Estatística - FEE.  Eis o…
O "Boletim Especial sobre as Mulheres no Mercado de Trabalho" é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, e apresenta um olhar extenso sobre a quantidade de vínculos, o valor médio da hora de trabalho e a proporção do valor da hora da força de trabalho feminina. As informações dizem respeito ao ano de 2016, último dado divulgado. Como recorte metodológico selecionou-se cinco regiões geográficas (Brasil, Rio Grande do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, os municípios de Canoas e São Leopoldo). Eis…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publica a Carta do Mercado de Trabalho, dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017, que é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. A Carta mostra o movimento do trabalho no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas. Segundo a Carta do Mercado de Trabalho, no mês de dezembro o mercado…
A Fundação de Economia e Estatística - FEE divulgou no dia 13 de dezembro um estudo que buscou investigar a situação educacional dos jovens, as distorções idade-série, a conciliação dos estudos com alguma atividade profissional para parcela significativa da juventude, a dedicação a apenas uma atividade produtiva e até a situação dos que não estudam e nem trabalham na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA em 2016. Eis os resultados da pesquisa   Os jovens entre 15 e 29 anos constituem 22,2% da população na…
“As informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre – PED RMPA, para o mês de outubro de 2017, mostram redução da ocupação e aumento da taxa de desemprego. O rendimento médio real referente ao mês de setembro de 2017 diminuiu para o total de ocupados e assalariados e houve relativa estabilidade para os autônomos.” Os dados foram divulgados na quarta-feira, 29, pela Fundação de Economia e Estatística – FEE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE…
Só 10,1% dos municípios brasileiros fecharam o ano de 2016 cumprindo a meta de atender 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches. Na média nacional, 27,07% das crianças brasileiras dessa idade eram atendidas, quase a metade do que o previsto em lei.A reportagem é de Ana Carolina Moreno, publicada pelo G1, 23-11-2017.O prazo e o percentual de atendimento foram definidos por lei no Plano Nacional de Educação (PNE), de junho de 2014. Já o descumprimento da meta foi constatado por um novo sistema…
Em parceria com o Dieese e com a FGTAS, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou nesta terça-feira (14) os indicadores da inserção dos negros no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) em 2016, que apontam para um aumento nos números de desemprego acima do restante da população. Segundo o estudo, o desemprego entre negros economicamente ativos chegou a 16,1%, em 2016, enquanto entre os não negros atingiu a marca de 9,9%. A reportagem é de Luís Eduardo Gomes, com informações…