De Olho na Metrópole (96)

Confira as notícias referentes à Região Metropolitana de Porto Alegre.

“A conjuntura de crise econômica em 2016 continua atingindo também os jovens, com um aumento de 26.6% na taxa de desemprego entre 2015 (15,4%) e 2016 (19,5%). O contingente de jovens desempregados foi estimado em 106 mil, em 2016, acréscimo de 17 mil em relação ao ano anterior.” Os dados foram divulgados terça-feira, 08/08, pela Fundação de Economia e Estatística – FEE, no informe especial sobre o mercado de trabalho da população entre 15 e 29 anos, na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA. …
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publica a Carta do Mercado de Trabalho, dos meses de maio e junho que é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. A Carta mostra o movimento do trabalho no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas. Conforme a publicação, o mercado de trabalho formal brasileiro registrou, entre admissões e…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, acessou a pesquisa “Estudos sobre demanda potencial pela Educação de Jovens e Adultos em Porto Alegre: Subsídios para a luta pelo não desmantelamento da EJA municipal”, elaborada pelo Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NIEPE-EJA/UFRGS. O estudo foi promovido para a realização de uma análise sobre…
A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA era de 11,1% em maio de 2017, passou para 11,0% em junho, revelando mais uma vez uma relativa estabilidade. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pela Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre – PED-RMPA pela Fundação de Economia e Estatística – FEE, pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE. Eis o texto: Ao…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE divulgou, no dia 13/07, a Carta de Conjuntura do mês de julho. A publicação tem como objetivo discutir a conjuntura econômica mundial, nacional e regional. Um dos destaques desta publicação foi a crise econômica e a desigualdade salarial na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA. Os dados mostram que a taxa de desemprego subiu de 5,9% em 2014 para 8,7% em 2015 e para 10,7% em 2016. O contingente de trabalhadores formais desempregados na Região Metropolitana de…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE publicou na quarta-feira, 28/06, a Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre – PED-RMPA para o mês de maio de 2017. Os dados apontam para uma relativa estabilidade da taxa de desemprego, enquanto a procura por vagas de trabalho aumentou no mês de maio. O rendimento médio referente ao mês de abril de 2017 teve uma variação positiva para o total de ocupados. Os assalariados tiveram uma pequena redução e houve um aumento para…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE divulgou, no dia 14/06, a Carta de Conjuntura de junho. A publicação tem como objetivo discutir diversos temas importantes para a compreensão do cenário nacional e regional. Um dos destaques da ficou pro conta da análise do trabalho autônomo da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA, entre 2014 e 2016. Os dados obtidos através da Pesquisa de Emprego e Desemprego mostram uma tendência de crescimento na ocupação autônoma, com o aumento de 30 mil pessoas na área,…
A Fundação de Economia e Estatística - FEE divulgou quarta-feira, 31/05, o informe da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre para o mês de abril de 2017. Os dados apresentados mostram que o rendimento médio referente ao mês de março aumentou para o total de ocupados e assalariados e diminuiu para os autônomos. Os  dados ainda mostram que após seis meses de relativa estabilidade, a taxa de desemprego da População Economicamente Ativa - PEA, saiu de 10,8% para 11,3%, entre março…
A Fundação de Economia e Estatística - FEE divulgou nesta quinta-feira, 25/05, o desempenho da construção civil na Região Metropolitana de Porto Alegre, trazendo dados sobre perfil do trabalhador do setor, inserção ocupacional, rendimentos, jornada de trabalho e contribuição para a Previdência Social em 2016. Os dados mostram que 44,1% dos trabalhadores do setor não completaram o ensino fundamental, além de revelar que mais de 50% desses possuíam 40 anos de idade ou mais. Os trabalhadores assalariados representaram 46% e os trabalhadores autônomos 45,4%. O…
A Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana Porto Alegre – PED-RMPA mostra que para o mês de março de 2017 houve redução do total dos ocupados e novamente estabilidade na taxa de desemprego. O rendimento médio real referente ao mês de fevereiro diminui para o total de assalariados e ocupados e aumentou para os autônomos.  O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, compartilha a pesquisa publicada pela…