Trabalho (89)

O segundo mês de 2019 registrou movimentações importantes acerca do mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA: mais homens foram contratados (e demitidos) do que mulheres, houve maior admissão de jovens e desligamento de pessoas acima de 50 anos, metade dos trabalhadores empregados possuía o ensino médio completo e os setores de comércio e serviços representaram mais de 70% das contratações. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos…
Antes da crise econômica, em 2013, janeiro havia registrado a criação de 2.778 novos postos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em 2018, foram 2.774, mas o resultado deveu-se muito pela demissão de trabalhadores em novembro e dezembro de 2017, quando passou a vigorar a nova lei trabalhista. Assim, a partir de janeiro de 2018, os trabalhadores que foram demitidos no fim de 2017 passaram a ser admitidos novamente, sob o novo regime trabalhista. O mês de janeiro registrou a criação de 834 postos de…
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED revelam movimentações importantes no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA no ano de 2018. Apesar do maior número de contratações de homens do que de mulheres, trabalhadores do sexo masculino sofreram mais desligamentos no ano passado. Contudo, nota-se que quanto maior a remuneração, menor a representação feminina nos postos de trabalho, mesmo com grau de instrução maior que o dos trabalhadores homens. O número de demissões de trabalhadores do sexo masculino…
No mês de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. O início deste processo foi demarcado “por fortes movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, passeatas e muita perseguição policial”. Desta forma este dia “simboliza a busca de igualdade social entre homens e mulheres, em que as diferenças biológicas sejam respeitadas, mas não sirvam de pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher”. (BLAY et al., 2001). O “Boletim Especial sobre as Mulheres no Mercado de Trabalho”, produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, apresenta…
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED mostram que a Região Metropolitana de Porto Alegre teve mais demissão do que contratação no ano de 2018. O saldo acumulado durante o ano foi de menos 563 postos de trabalhos, ou seja, foram 458.309 admitidos e 458.872 e desligados ao longo de 2018. Dos doze meses do ano, metade foi registrada saldo negativo na criação de postos de trabalhos. Infográfico: Evolução dos postos de trabalhos criados na Região Metropolitana de Porto Alegre em 2018 Em…
As informações captadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua, para o terceiro trimestre de 2018, mostram estagnação na taxa de desemprego, em relação ao segundo trimestre do ano na Região Metropolitana de Porto Alegre. A taxa da PNAD Contínua considera desocupada a pessoa com mais de 14 anos que procurou emprego e não encontrou na semana da realização da pesquisa. A investigação ainda mostra que a taxa de desocupação das mulheres segue sendo uma das mais altas da série histórica iniciada…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU publica, em parceria, com os alunos de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, campus São Leopoldo, artigos relacionados à estrutura do mercado de trabalho gaúcho, em especial na Região Metropolitana de Porto Alegre -RMPA e do Vale do Sinos. Este artigo discorre sobre as faixas salariais e mercado de trabalho no Rio Grande do Sul. Os alunos,…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU publica, em parceria, com os alunos de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, campus São Leopoldo, artigos relacionados à estrutura do mercado de trabalho gaúcho, em especial na Região Metropolitana de Porto Alegre -RMPA e do Vale do Sinos. Este artigo discorre sobre as disparidades salariais observadas entre homens e mulheres na região metropolitana de Porto Alegre…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, publica a Carta do Mercado de Trabalho, do mês de julho de 2018, que é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. A Carta mostra o movimento do mercado de trabalho formal no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas. Conforme a publicação da Carta do Mercado de Trabalho, o mercado de…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publica a Carta do Mercado de Trabalho, dos meses de março e abril de 2018, que é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. A Carta mostra o movimento do trabalho no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas. Conforme a publicação da Carta do Mercado de Trabalho o mercado de trabalho…