Trabalho (65)

A Fundação de Economia e Estatística – FEE divulgou, no dia 14/06, a Carta de Conjuntura de junho. A publicação tem como objetivo discutir diversos temas importantes para a compreensão do cenário nacional e regional. Um dos destaques da ficou pro conta da análise do trabalho autônomo da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA, entre 2014 e 2016. Os dados obtidos através da Pesquisa de Emprego e Desemprego mostram uma tendência de crescimento na ocupação autônoma, com o aumento de 30 mil pessoas na área,…
A Fundação de Economia e Estatística - FEE divulgou quarta-feira, 31/05, o informe da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre para o mês de abril de 2017. Os dados apresentados mostram que o rendimento médio referente ao mês de março aumentou para o total de ocupados e assalariados e diminuiu para os autônomos. Os  dados ainda mostram que após seis meses de relativa estabilidade, a taxa de desemprego da População Economicamente Ativa - PEA, saiu de 10,8% para 11,3%, entre março…
A Fundação de Economia e Estatística - FEE divulgou nesta quinta-feira, 25/05, o desempenho da construção civil na Região Metropolitana de Porto Alegre, trazendo dados sobre perfil do trabalhador do setor, inserção ocupacional, rendimentos, jornada de trabalho e contribuição para a Previdência Social em 2016. Os dados mostram que 44,1% dos trabalhadores do setor não completaram o ensino fundamental, além de revelar que mais de 50% desses possuíam 40 anos de idade ou mais. Os trabalhadores assalariados representaram 46% e os trabalhadores autônomos 45,4%. O…
A Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana Porto Alegre – PED-RMPA mostra que para o mês de março de 2017 houve redução do total dos ocupados e novamente estabilidade na taxa de desemprego. O rendimento médio real referente ao mês de fevereiro diminui para o total de assalariados e ocupados e aumentou para os autônomos.  O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, compartilha a pesquisa publicada pela…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE apresentou os dados do emprego domestico para Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA nesta quarta-feira. Os dados da pesquisa indicam aumento 2,3% no emprego domestico em 2016, enquanto o nível de retração ocupacional foi o maior desde 1993. O informe ainda mostra a forma de contratação, região de moradia e de trabalho, jornada média de trabalho, rendimento médio real por hora e contribuição para a Previdência Social. Eis o texto:  De acordo com as informações captadas  pela…
As informações divulgadas pela Fundação de Economia e Estatística – FEE por meio da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre – PED/RMPA mostram que para o mês de fevereiro a taxa de desemprego total se manteve novamente estável.  O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, compartilha a pesquisa publicada pela FEE. Eis o texto: De janeiro a fevereiro, a taxa passou de 10,6% para 10,8%…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publica a Carta do Mercado de Trabalho, dos meses de janeiro e fevereiro que é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. A Carta mostra o movimento do trabalho no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no município de Canoas. Segundo a Carta do Mercado de Trabalho do mês de janeiro, mercado de…
A Fundação de Economia e Estatística apresentou mais uma edição do Boletim Especial - Mulher e Trabalho. A edição desse mês evidencia indicadores da evolução do mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA entre homens e mulheres. A pesquisa destaca que na última década a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho foi interrompida pela taxa de desemprego e pelo rendimento médio real por hora trabalhada. A pesquisa também faz um debate sobre a relação entre mulheres e a Previdência Social. …
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publica a "Carta Especial Mulheres no Mercado de Trabalho", que é produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas. A edição de 2017 traz pesquisas que buscam saber onde esta localizada a força de trabalho feminina, qual a sua participação proporcional, bem como informações sobre a sua remuneração. Dos dados apresentados destaca-se, por exemplo, que 43,6% dos vínculos no mercado de trabalho formal foram…
A Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA apresentou relativa estabilidade no desemprego no mês de janeiro de 2017. A Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED aponta um percentual de 10,6% de desemprego, enquanto no mês de dezembro de 2016 o percentual foi de 10,7%. Os pesquisadores da PED da RMPA ressaltam que ainda é cedo para dizer que essa queda é um sinal de recuperação do mercado de trabalho.  O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos –…