Segurança (8)

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher foi mais uma vez lembrado no dia 25 de novembro. A violência de gênero é um fator ainda muito presente nos diferentes territórios e realidades do país e do mundo. No Rio Grande do Sul, entre janeiro e outubro deste ano, houve o registro de 49 mil casos de violência contra a mulher, sendo 19 mil localizados nos 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA. Esta data e estes dados são importantes…
Entre furtos, roubos, homicídios dolosos, tráfico de entorpecentes, estelionatos e latrocínios, a Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA registrou mais de 95 mil delitos entre os meses de janeiro e agosto de 2019, contabilizando, aproximadamente, 394 ocorrências por dia. Ademais, a região que reúne 34 dos 497 municípios do estado, representou 53% do total de delitos registrados no estado no mesmo período. O  Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos –…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, acessou as bases de dados do Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA para sistematizar as informações acerca dos homicídios no Brasil e no Rio Grande do Sul para o ano de 2017. Ademais, foram analisados os indicadores de violência contra a mulher da Secretaria de Segurança Pública do estado com informações de janeiro a abril de 2019.…
“Crimes Violentos e Condicionantes Socioeconômicos na Região Metropolitana de Porto Alegre” é um estudo desenvolvido pela economista pesquisadora Cristina Maria dos Reis Martins, doutoranda em políticas públicas pela UFRGS e pesquisadora do Observatório Estadual da Segurança Pública do Estado Rio Grande do Sul. Este estudo contempla uma análise que concatena a distribuição espacial dos crimes violentos e as condições socioeconômicas dos municípios da região. Neste documento, índices de incidência e prevalência de crimes são engendrados e confrontados com índices de criminalidade e os índices de…
Motivado a sistematizar e publicizar dados acerca dos temas que envolvem a formulação, execução e monitoramento das políticas públicas, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, coletou informações do mês de maio de 2019 no sistema Geopresídios, uma radiografia do Sistema Prisional brasileiro apresentada pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Neste banco de dados, observa-se que tanto o país quanto o estado e a região apresentam déficit de…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, sistematizou informações referentes a homicídios de jovens na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA, com mais de 50 mil habitantes no ano de 2012, a partir do estudo “Mapa da Violência: Os jovens do Brasil”. Esta sistematização dá sequência à análise publicada pelo ObservaSinos em 2014 sobre esta realidade no Vale do Sinos. A base de dados que subsidia a pesquisa…
Na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA ocorreu 51% dos delitos relacionados a entorpecentes no estado do Rio Grande do Sul registrados em 2014. A informação é da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul – SSP/RS. A tabela 01 apresenta os dados para a RMPA, o Vale do Rio dos Sinos e o estado do Rio Grande do Sul referentes à corrupção, posse e tráfico de entorpecentes e também delitos relacionados à armas e munições.  O Vale do Sinos apresentou 23 delitos relacionados à corrupção…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publica análises sobre as realidades do Vale do Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA. Os dados são acessados em diferentes bases públicas de informação e são sistematizados com o objetivo de subsidiar o debate e a intervenção nas realidades pelos cidadãos e suas organizações. Nesta análise, estão apresentados os indicadores criminais do ano de 2014 publicizados pela Secretaria…