Proteção Social (12)

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, objetiva, através desta nota, apresentar alguns dados sobre a Previdência Social na Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Sinos, além de dar vistas à discussão acerca da discordância em relação ao cálculo de arrecadação versus distribuição dos benefícios previdenciários. A Previdência Social é concebida no contexto democrático brasileiro, explicitada na Constituição de 1988 - Constituição Cidadã. Nela estão explicitados os…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, tem reunido dados sobre as realidades do Vale do Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre, com o objetivo de analisar as políticas públicas e sociais implementadas. Parte-se do entendimento de que as políticas se constituem em mediações de enfrentamento às desigualdades e vulnerabilidades sociais constitutivas das realidades.  Com esse intuito, o texto a seguir mostra dados do Índice de Vulnerabilidade Social -…
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA referentes ao Índice de Vulnerabilidade Social - IVS revelam tendências provocadoras em relação à realidade de alguns grupos populacionais da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA. Dentre elas, a diminuição da esperança de vida ao nascer, o crescimento da população jovem vulnerável, bem como o aumento da mortalidade de crianças até um ano de idade.  Conforme a Política Nacional de Assistência Social - PNAS, as pessoas em situação de vulnerabilidade social possuem alguma forma de…
Faltando poucas semanas para o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Segurança Pública divulgou recentemente que 61.622 mulheres sofreram violência no estado do Rio Grande do Sul. Ao analisar os números de ocorrências em uma série histórica maior, que inicia em 2012, período de divulgação dos dados de violência contra a mulher no estado, os dados indicam que caíram. Infográfico: Violência contra a mulher no Rio Grande do Sul Os casos de ameaça e lesão corporal, mesmo representando a maior parte das violências contra a mulher,…
A PEC 33/2012 está na mira do presidente eleito, Jair Bolsonaro. A proposta aponta alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Entre elas, a proposição da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, entende necessária a análise das realidades implicadas a esta medida, em vista de justificar posicionamentos. A partir dessa realidade, sistematizou dados do panorama do…
Após o anúncio do fim da parceria de Cuba com o Mais Médicos, a previsão é que os médicos cubanos que atuam no Brasil comecem a deixar o país já no mês de novembro. O fim da participação dos médicos cubanos foi anunciado nesta quarta-feira (14/11). A decisão atribuída pelo Ministério da Saúde de Cuba foi por conta dos questionamentos feitos pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, em relação à qualificação dos médicos cubanos e ao seu projeto de modificar o acordo, exigindo revalidação de diplomas…
Ampliar a análise e o debate sobre as realidades do Vale do Rio dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre por meio de sistematizações de pesquisas e/ou experiências de intervenção é o objetivo do edital de publicação de trabalhos. Desde 2015, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promove o edital a fim de dar espaço para trabalhos que analisaram realidades a partir de diferentes perspectivas. O…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE lançou recentemente os aplicativos CrimeVis e PopVis. Os aplicativos foram desenvolvidos pela Fundação e se utilizam dos dados anuais disponibilizados pela Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul e dos próprios dados produzidos pela FEE. Os recursos permitem ao cidadão gaúcho uma interface simples, rápida e intuitiva dos diversos dados disponibilizados gratuitamente nos dois aplicativos. O CrimeVis permite a visualização dos dados de violência da população do Rio Grande do Sul. O aplicativo oferece cinco possibilidades:…
De 2004 a 2014, a valorização do salário mínimo e a baixa taxa de desemprego contribuíram para a diminuição da desigualdade de renda na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA, mas o desemprego crescente, a partir de 2015, pode reverter este processo. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, compartilha a nota publicada pela Fundação de Economia e Estatística - FEE. Eis o texto. O desempenho negativo do mercado…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou o Índice de Bem-Estar Urbano lançado em 2013 pelo Observatório das Metrópoles e reuniu os dados dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre. As metrópoles são espaços com grande circulação de pessoas e demandam políticas públicas para oferecer equipamentos e serviços básicos de bem-estar. No entanto, as metrópoles, frequentemente, constituem um espaço de qualidade de vida precária e de baixo bem-estar. Conforme o Observatório das Metrópoles, alguns…