Proteção Social (7)

A PEC 33/2012 está na mira do presidente eleito, Jair Bolsonaro. A proposta aponta alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Entre elas, a proposição da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, entende necessária a análise das realidades implicadas a esta medida, em vista de justificar posicionamentos. A partir dessa realidade, sistematizou dados do panorama do…
Ampliar a análise e o debate sobre as realidades do Vale do Rio dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre por meio de sistematizações de pesquisas e/ou experiências de intervenção é o objetivo do edital de publicação de trabalhos. Desde 2015, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promove o edital a fim de dar espaço para trabalhos que analisaram realidades a partir de diferentes perspectivas. O…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE lançou recentemente os aplicativos CrimeVis e PopVis. Os aplicativos foram desenvolvidos pela Fundação e se utilizam dos dados anuais disponibilizados pela Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul e dos próprios dados produzidos pela FEE. Os recursos permitem ao cidadão gaúcho uma interface simples, rápida e intuitiva dos diversos dados disponibilizados gratuitamente nos dois aplicativos. O CrimeVis permite a visualização dos dados de violência da população do Rio Grande do Sul. O aplicativo oferece cinco possibilidades:…
De 2004 a 2014, a valorização do salário mínimo e a baixa taxa de desemprego contribuíram para a diminuição da desigualdade de renda na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA, mas o desemprego crescente, a partir de 2015, pode reverter este processo. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, compartilha a nota publicada pela Fundação de Economia e Estatística - FEE. Eis o texto. O desempenho negativo do mercado…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou o Índice de Bem-Estar Urbano lançado em 2013 pelo Observatório das Metrópoles e reuniu os dados dos municípios da região metropolitana de Porto Alegre. As metrópoles são espaços com grande circulação de pessoas e demandam políticas públicas para oferecer equipamentos e serviços básicos de bem-estar. No entanto, as metrópoles, frequentemente, constituem um espaço de qualidade de vida precária e de baixo bem-estar. Conforme o Observatório das Metrópoles, alguns…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou a Carta de Conjuntura da Fundação de Economia e Estatística - FEE que apresenta o Índice de Bem-Estar Urbano da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA. Imagem: www.observatoriodasmetropoles.net O Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU reúne informações sobre mobilidade, condições ambientais e habitacionais, infraestrutura e atendimento de serviços coletivos e foi sistematizado pelo Observatório das Metrópoles. O documento na íntegra está disponível no link. Eis a  Carta de Conjuntura da…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, reúne, sistematiza e publiciza os indicadores socioeconômicos dos municípios do Vale do Sinos - VS e da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA, com o objetivo de promover a análise sobre as realidades e as políticas públicas desses territórios. Os indicadores são acessados em bases públicas de acesso universal e se apresentam como ponto de partida para os debates sobre as…