População (18)

A menos de um mês das eleições municipais e, apesar das campanhas e propaganda eleitoral, pouco se sabe dos candidatos às Prefeituras Municipais. O ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU reuniu dados do perfil dos candidatos aos 14 municipios da do Vale do Sinos, publicado no dia 16 de outubro. Hoje, foi ampliado este perfil para os candidatos da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre apresentaram 163 candidaturas. Porto Alegre com 13 candidatos foi o município com maior…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, coletou e sistematizou os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE na semana passada acerca das estimativas da população brasileira. Pela data de referência de 1º de julho de 2019, o Brasil tem uma população total de 210.147.125 pessoas. Em 1º de julho de 2018, o número da população era de 208.494.900. O crescimento absoluto da população em…
Com o propósito de fornecer subsídios e informações atualizadas para análises e proposições de políticas públicas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea e a Fundação João Pinheiro - FJP organizaram o Radar IDHM: estudo baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - PNAD, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, que permite atualizar as informações disponibilizadas pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Além do Índice de Desenvolvimento Humano -…
O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, dedicou os primeiros meses deste ano para publicizar dados acerca das mais variadas dimensões da realidade da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA. Sistematizando informações sobre trabalho, educação, segurança e proteção social, o programa buscou provocar o debate sobre as políticas públicas e seu poder de transformação social.  Abaixo o panorama socioeconômico da região. TRABALHO E RENDA 2017 O rendimento médio…
Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulgou a Síntese de Indicadores Sociais do Brasil - SIS, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD. A SIS abrange temas relacionados aos rendimentos, trabalho e educação da população brasileira. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, apresenta os principais pontos da pesquisa sobre os rendimentos para a Região Metropolitana de Porto Alegre.…
Conforme a Constituição de 1988, a família é considerada a base da sociedade e, juntamente com o Estado, tem o dever de assegurar à criança, ao adolescente e aos idosos proteção, participação, dignidade, respeito, liberdade e bem-estar social, além de outros direitos. A política de Assistência Social põe a família no centro da concepção e implementação de benefícios, serviços, programas e projetos. Em adição, a célula familiar como parte da construção social está sempre em transformação, e por isso ela se manifesta em vários tipos…
Além do estado gaúcho, o Brasil e o Vale do Sinos também apresentam dados que revelam o envelhecimento da sociedade. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rios dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, acessou bases de dados públicas para analisar as movimentações demográficas entre 2001 e 2016. O Vale do Sinos recebe destaque por duas tendências demográficas: a observável diminuição da população de crianças e adolescentes e o movimento ascendente da população idosa nos primeiros anos deste…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE divulgou, no dia 14/09, a Carta de Conjuntura do mês de setembro. A publicação tem como objetivo discutir a conjuntura econômica mundial, nacional e regional.  O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, compartilha a pesquisa desenvolvida pela economista da FEE, Cristina dos Reis Martins para Carta de Conjuntura.  Eis o texto No período 2007-16, ocorreu uma significativa expansão nos projetos de…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE divulgou, no dia 13/07, a Carta de Conjuntura do mês de julho. A publicação tem como objetivo discutir a conjuntura econômica mundial, nacional e regional. Um dos destaques desta publicação foi a crise econômica e a desigualdade salarial na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA. Os dados mostram que a taxa de desemprego subiu de 5,9% em 2014 para 8,7% em 2015 e para 10,7% em 2016. O contingente de trabalhadores formais desempregados na Região Metropolitana de…
Inserção de negros entre a população economicamente ativa (PEA), isto é, a população entre 10 a 64 anos, aumentou 3,1% entre 2014 e 2015, enquanto que a taxa de desemprego aumentou com intensidade semelhante para negros (48,2%) e não negros (47,3%). O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, compartilha a publicação da Fundação de Economia e Estatística – FEE sobre a inserção dos negros no mercado de trabalho da…