População (15)

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, dedicou os primeiros meses deste ano para publicizar dados acerca das mais variadas dimensões da realidade da Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA. Sistematizando informações sobre trabalho, educação, segurança e proteção social, o programa buscou provocar o debate sobre as políticas públicas e seu poder de transformação social.  Abaixo o panorama socioeconômico da região. TRABALHO E RENDA 2017 O rendimento médio…
Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulgou a Síntese de Indicadores Sociais do Brasil - SIS, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD. A SIS abrange temas relacionados aos rendimentos, trabalho e educação da população brasileira. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, apresenta os principais pontos da pesquisa sobre os rendimentos para a Região Metropolitana de Porto Alegre.…
Conforme a Constituição de 1988, a família é considerada a base da sociedade e, juntamente com o Estado, tem o dever de assegurar à criança, ao adolescente e aos idosos proteção, participação, dignidade, respeito, liberdade e bem-estar social, além de outros direitos. A política de Assistência Social põe a família no centro da concepção e implementação de benefícios, serviços, programas e projetos. Em adição, a célula familiar como parte da construção social está sempre em transformação, e por isso ela se manifesta em vários tipos…
Além do estado gaúcho, o Brasil e o Vale do Sinos também apresentam dados que revelam o envelhecimento da sociedade. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rios dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, acessou bases de dados públicas para analisar as movimentações demográficas entre 2001 e 2016. O Vale do Sinos recebe destaque por duas tendências demográficas: a observável diminuição da população de crianças e adolescentes e o movimento ascendente da população idosa nos primeiros anos deste…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE divulgou, no dia 14/09, a Carta de Conjuntura do mês de setembro. A publicação tem como objetivo discutir a conjuntura econômica mundial, nacional e regional.  O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, compartilha a pesquisa desenvolvida pela economista da FEE, Cristina dos Reis Martins para Carta de Conjuntura.  Eis o texto No período 2007-16, ocorreu uma significativa expansão nos projetos de…
A Fundação de Economia e Estatística – FEE divulgou, no dia 13/07, a Carta de Conjuntura do mês de julho. A publicação tem como objetivo discutir a conjuntura econômica mundial, nacional e regional. Um dos destaques desta publicação foi a crise econômica e a desigualdade salarial na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA. Os dados mostram que a taxa de desemprego subiu de 5,9% em 2014 para 8,7% em 2015 e para 10,7% em 2016. O contingente de trabalhadores formais desempregados na Região Metropolitana de…
Inserção de negros entre a população economicamente ativa (PEA), isto é, a população entre 10 a 64 anos, aumentou 3,1% entre 2014 e 2015, enquanto que a taxa de desemprego aumentou com intensidade semelhante para negros (48,2%) e não negros (47,3%). O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, compartilha a publicação da Fundação de Economia e Estatística – FEE sobre a inserção dos negros no mercado de trabalho da…
A população jovem diminuiu percentualmente na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA, enquanto a população jovem no mercado de trabalho também reduziu-se. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, compartilha a nota publicada pela Fundação de Economia e Estatística – FEE, que tematiza os jovens no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA. Eis a nota. Este Informe Especial tem o objetivo de caracterizar…
Como os porto-alegrenses utilizam seu tempo livre? Preferem atividades dentro ou fora de casa? Com que frequência assistem à televisão ou navegam na Internet? Que tipo de peças preferem, com quem costumam ir ao cinema, por que não vão a exposições? Essas são algumas perguntas feitas a moradores da Capital gaúcha, durante a pesquisa Usos do tempo livre e práticas culturais dos porto-alegrenses, ao longo de 1.220 entrevistas domiciliares com pessoas maiores de 14 anos – amostra estratificada segundo sexo, faixa etária e região de residência.…

Os dados da realidade e a informação

Segunda, 18 de Abril de 2016
“Números, números e números... o que são e o que dizem sobre vocês”. Os dados sobre a realidade podem ser importantes instrumentos para melhor conhecer, analisar e intervir na realidade. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE é uma importante referência neste campo, realizando inúmeras pesquisas, cujos resultados estão públicos para o acesso da população e das organizações. Conhecer estas pesquisas, os dados e possibilidades de análise foi o propósito da Oficina “Realidades e Bases de Dados do IBGE”, ministrada por Ademir Barbosa…