Saúde (13)

Para potencializar as análises das realidades, seus avanços ou recuos, tornam-se fundamentais as problematizações. A informação é que permite à população acompanhar o desempenho de importantes números. Um dos objetivos do ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, é auxiliar no acesso aos dados e questões relevantes. A publicação analisa o percentual da população idosa vacinada na Região Metropolitana de Porto Alegre até a última terça-feira (08). Eis o artigo. Idosos vacinados contra Covid-19 O Rio Grande do Sul reúne a segunda maior taxa de idosos…
Após um ano de combate à pandemia do coronavírus, o setor da saúde, responsável por encarar de frente os casos graves da doença, passou por mudanças e adaptações, recebendo em geral maior atenção e investimento dos governos e da sociedade. Tais mudanças podem ser melhor vistas pelas variações dos números de respiradores, profissionais e leitos à disposição para enfrentar essa crise. A análise das ondas da pandemia desde fevereiro de 2020 até o momento atual é fundamental para o monitoramento e controle social da política e do…
43% da população porto-alegrense em 2018 tinha restrição de acesso a saneamento básico, moradia, educação, proteção social e acesso à internet. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, acessou a base de dados da Síntese dos Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE para analisar esses indicadores para Porto Alegre. Eis os números.  Saneamento básico Uma das medidas de proteção à contaminação da Covid-19 é a…
Diabetes, doenças por aparelho respiratório e circulatório representaram 30% das internações nos meses de janeiro e fevereiro de 2020 na Região Metropolitana de Porto Alegre. E são as pessoas portadoras de doenças crônicas que têm maior risco de vida quando infectadas pelo novo coronavírus. Esta realidade exige uma série de procedimentos dos municípios em relação à política de saúde e seus equipamentos, assim como de cuidados da população nos diferentes municípios. Diante disso, o ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, reuniu dados para…
Com o aumento exponencial de casos de Covid-19 no Brasil, tornam-se indispensáveis os equipamentos hospitalares, que ofereçam leitos de Unidade de Tratamento Intensivo - UTI e respiradores. O Amazonas é um dos primeiros a sofrer com o colapso do sistema de saúde. O seu principal hospital já está atuando na capacidade máxima em relação às exigências de UTI e de respiradores. Esse estado sofre até com a falta do remédio usado no tratamento de doenças respiratórias. A aproximação com o panorama do sistema de saúde do Rio…
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou o registro de 481 casos confirmados do novo coronavírus no estado, além de oito mortes até o final da manhã de segunda-feira (6). O primeiro caso de Covid-19, no estado, aconteceu no dia 29 de fevereiro, após 3 dias do primeiro caso confirmado no Brasil. Infográfico: Número de infectados pela Covid-19 no Rio Grande do Sul A Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão - Seplag do Rio Grande do Sul publicou no dia 17 de março…
Há duas semanas, no dia 17 de março, o governo do Rio Grande do Sul projetou que o estado poderia ter 3,5 mil infectados pelo novo coronavírus (Covid-19), caso o número fosse no mesmo ritmo da Coreia do Sul, Itália e Irã. Tudo indica que o Rio Grande do Sul seguirá o ritmo do Japão, já que alcançou quase 300 infectados em 20 dias. Observa-se que o coronavírus atinge com prevalência a população idosa, que tem a saúde mais vulnerável, agravada ainda por outras doenças crônicas. Diante…
A pandemia do coronavírus ganha outros grupos em situação de risco em muitos países que vivem a pobreza e as desigualdades sociais. Esta população é moradora das ruas e das periferias urbanas, vive em moradias precárias, sem água, sem saneamento, sem renda. O isolamento determina uma série de condições que passam a ser indicadoras de progressão da doença, ao invés de sua contenção.  O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, apresenta…
A pandemia de coronavírus vem tomando proporções cada vez maiores no mundo e no Brasil. Múltiplas são as exigências para este enfrentamento que vão desde o diagnóstico, vigilância e tratamento. Os hospitais se constituem como espaços fundamentais para o tratamento quando os sintomas da doença se manifestam. Os dados mundiais indicam que os idosos, diabéticos, cardíacos, portadores de doenças crônicas são os maiores, e, por isso, estão sujeitos à internação hospitalar. Sabe-se que apesar do empenho na implementação do Sistema Único de Saúde - SUS por parte de muitos segmentos…
A Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão - Seplag do Rio Grande do Sul publicou um estudo projetando a prospecção do coronavírus no estado. Fez três tipos de simulação a partir da movimentação do vírus em diferentes países: 1) na velocidade “extrema” da Coreia do Sul, Itália e Irã, 2) na fase “agressiva” da Alemanha, Espanha e França e 3) no processo “moderado” do Japão. Caso o número de infectados pelo coronavírus for no mesmo ritmo da Coreia do Sul, Itália e Irã, o Rio Grande do Sul terá 4.340 casos nos próximos 20 dias. No…