ObservaSinos atualiza mapa interativo dos municípios

• Terça, 1 de Junho de 2021

Em meio a atual crise multifacetada brasileira, repleta por suas incertezas e dificuldades, torna-se crucial a produção, o conhecimento e a disseminação dos dados e indicadores, especialmente quando relacionados à garantia dos direitos sociais da sociedade. Os dados são instrumentos para analisar as realidades e planejar, monitorar, avaliar e realizar o controle social das políticas públicas (ou a falta delas), que são mediações para a garantia dos direitos de cidadania.

O Estado brasileiro, por meio das diferentes organizações municipais, estaduais e federais têm o compromisso prioritário em relação à garantia desses direitos, viabilização das políticas e disponibilização de dados e pesquisas ao domínio público. Eis mais um direito de cidadania, a informação, que permite à população acompanhar o desempenho desses importantes números. Um dos objetivos do ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, é auxiliar no acesso aos dados e às informações relevantes em vista do fomento da análise e participação da população na afirmação do Estado Democrático de Direitos, assegurado pela Constituição Federal de 1988.

Mapa interativo do ObservaSinos

Para potencializar as análises das realidades, seus avanços ou recuos, tornam-se fundamentais as problematizações. Uma delas, que se tornou recorrente neste tempo de pandemia é: como vêm avançando (ou regredindo) os índices populacionais, de saúde, educação, renda, trabalho, segurança, saneamento e entre outros nos municípios do Vale dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre em meio da pandemia? Esta questão tem orientado a busca, sistematização e análise dos dados pelo ObservaSinos.

O Observatório dispõe no seu website todas as suas produções para tornar fácil o acesso às informações. No “Mapa interativo dos municípios”, recentemente atualizado, pode-se encontrar diversas bases de dados públicas, com um olhar focado em cada município, individualmente.

Para acessar basta entrar na página inicial do ObservaSinos pelo computador e clicar no mapa interativo no lado direito da tela. Ao abrir o mapa do Vale dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre por completo, clique no município de interesse. Apresentando diversas opções de bases de dados públicas, plataformas e os sites institucionais com dados, indicadores e informações do município.

Ataques e desmontes dos sistemas informações impactam na democracia

É importante citar então as dificuldades pelo qual o trabalho de coleta e reunião de dados têm passado nos últimos anos por pesquisadores e demais agentes empenhados no planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas. Decisões políticas justificadas pela falta de recursos públicos são usados para a desconstituição de bases de dados, a não realização de pesquisas estratégicas, como o Censo Demográfico de 2020. São ainda acrescidos cenários de sucateamento e descredito das instituições de pesquisa e das informações produzidas.

Em entrevista recente à IHU On-Line, Dalia Romero, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz destacou que engana-se quem acha que a pandemia foi a grande ameaça do Censo Demográfico. Dalia faz questão de enfatizar que esse é um processo de desmonte que começou ainda em 2018, com sucessivos cortes de recursos e até inferências políticas nas perguntas da pesquisa.

A pesquisadora da Fiocruz lembra que estamos trabalhando com esse dado de 2010 para a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Para ela, não estamos conseguindo identificar com clareza qual é efetivamente o crescimento da população dos municípios. “O plano de vacinação está nos mostrando – não gosto de falar de erros, porque em estatística a gente fala em margem de erro – que cometemos erros não por falta de ciência, mas sim por falta de Censo”, aponta Dalia.