Mobilidade (7)

Frota em circulação no Vale do Sinos

Terça, 16 de Dezembro de 2014
O Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – DETRAN divulgam mensalmente o número de veículos em nível nacional e em nível estadual, respectivamente, enquanto a Fundação de Economia e Estatística – FEE divulga anualmente a estimativa da população para o Brasil. Os dados analisados se referem ao mês de outubro de 2014, deste modo foram usados os dados de outubro dos outros anos (2011-2013) para que a variação da frota fosse contada em 1…
No ano de 2010, houve 1,24 milhão de mortes por acidente de trânsito em 182 países do mundo. Com o aumento significativo de acidentes e mortes e o agravamento da violência no trânsito, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, tendo como proposta implementar planos regionais, nacionais e internacionais na tentativa de reduzir os acidentes e vítimas. O Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA) divulga em seu sítio o “Mapa da Violência”, uma série de estudos…
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) publica em seu sítio estimativas populacionais dos municípios gaúchos. No ano de 2012, havia 1.309.480 pessoas no Vale do Sinos; no mesmo ano, havia 662.989 veículos em circulação na região (com registro de proprietário residente no Vale do Sinos). Ou seja, havia um veículo em circulação no Vale do Sinos para cada dois residentes na região naquele ano.                Clique na imagem para acessar os infográficos Dados do Departamento Estadual de Trânsito…
A Fundação de Economia e Estatística (FEE) do estado do Rio Grande do Sul (RS) tem como estimativa populacional para o COREDE do Vale do Rio dos Sinos 1.298.362 habitantes em 2011. Esta referência da população do Vale e os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) de agosto de 2013 indicam que há na região um automóvel pra cada três habitantes, equivalendo aos dados do estado. A frota total existente na região do Vale do Sinos, que reúne automóveis, motocicletas, motonetas, ciclomotores, ônibus e…
Diante do desafio do crescimento contínuo de veículos nas ruas e um crescimento ainda maior diante dos incentivos que se têm feito para a aquisição de automóveis nos últimos tempos no país, como a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), faz-se necessário analisar melhor esta realidade. Este desafio está ainda justificado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, que foi regulada pela LEI Nº 12.587 de 3 de janeiro deste ano, com o propósito de planejar políticas públicas que objetivam a melhoria, acessibilidade e mobilidade das…

109 novos veículos por dia no Vale do Sinos

Segunda, 24 de Setembro de 2012
O Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, foi criado na França em 1997 com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo deste meio de transporte. Este dia é provocador da análise sobre a realidade do transporte privado em relação às questões dos padrões do desenvolvimento, consumo, dependência, sustentabilidade, qualidade de vida, do ambiente e da saúde. Um dos pontos possíveis para esta análise diz respeito ao crescente aumento de veículos e os acidentes experimentados pelos seus usuários. Para subsidiar e provocar…
O Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, promove a sensibilização, o debate e a busca de novas práticas em relação ao uso do transporte e sua relação com o ambiente, o consumo e o desenvolvimento, inspirou a análise semanal do Observatório da Realidade e das Políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos.A partir desta questão, o ObservaSinos foi em busca das informações sobre a frota em circulação nos municípios e região.Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul…