De Olho no Vale (277)

Confira as notícias referentes à região do Vale do Rio do Sinos.

Dando seguimento à sistematização e análise da movimentação no mercado de trabalho formal no mês de junho na região do Vale do Sinos, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU,  reuniu os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, disponibilizados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.  A partir do acompanhamento mensal da movimentação do trabalho formal – lembrando que o Vale do Sinos…
De maneira a complementar os estudos sobre trabalho, se faz necessário investigar o perfil e a realidade dos trabalhadores que estão começando a trilhar sua carreira profissional: os jovens. O Estatuto da Juventude prevê, por meio da Lei Nº 12.852 de 5 de agosto de 2013, os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE, considerando as pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Para isso, o Observatório da realidade e das…
Visando à manutenção da descentralização política com a proximidade e participação dos cidadãos na prefeitura, municípios e estado dependem ainda da redistribuição de recursos federais para o planejamento e execução de projetos, tais como obras de infraestrutura, compra de maquinário, incentivos à agricultura e educação, aprimoramento da saúde e mobilidade urbana. Assim, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, buscou elencar os dados do Portal da Transparência para o Painel…
Dando seguimento à sistematização e análise da movimentação no mercado de trabalho formal no mês de maio na região do Vale do Sinos, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU,  reuniu os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, disponibilizados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.  Primeiramente, pode-se observar que ainda em maio o saldo de movimentações de trabalhadores no Vale do Sinos…
A Ecofeira Unisinos, realizada no Campus de São Leopoldo, completou um ano no mês de junho. A Feira vai além da mostra e comercialização de alimentos e consumo consciente. O seu espaço propõe a informação e a formação para o desenvolvimento local, regional e sustentável, tendo como centralidade a alimentação. Com o intuito de promover a análise e o debate sobre estas realidades que compõem a Ecofeira, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto…
O Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – IDESE do Rio Grande do Sul cresceu 1,4% entre 2013 e 2014. O IDESE do estado no ano de 2013 foi de 0,747 e 0,757 no ano de 2014. Esses números indicam que o Rio Grande do Sul possui nível médio de desenvolvimento socioeconômico. O IDESE do Conselho Regional de Desenvolvimento Socioeconômico – Corede do Vale do Sinos cresceu 1,10% também entre 2013 (0,727) e 2014 (0,735), o que coloca o Corede Vale do Sinos na 19ª colocação entre…
Participando do debate sobre a evolutiva automação e precarização do trabalho – onde máquinas conquistam crescentemente o espaço de indivíduos – de maneira a otimizar processos e promover a competitividade dos mercados, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, buscou analisar tal característica nos municípios do Vale do Rio dos Sinos. Para tanto, foram sistematizados os dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS para a série histórica…
O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS divulgou recentemente os resultados da Avaliação da Transparência na Internet. O estudo visa mostrar de maneira global a situação da transparência nos sites institucionais dos órgãos do Poder Executivo e Poder Legislativo dos municípios do Rio Grande do Sul. O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou no sítio do  TCE-RS o estudo e apresenta a seguir…
Com o objetivo de investigar a realidade das mulheres no mercado de trabalho nos municípios do Vale do Sinos, considerando os dilemas históricos e contemporâneos reveladores da desigualdade de gênero presentes na dimensão nacional e internacional, foram sistematizados os dados da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS para os últimos quatro anos disponíveis – 2012, 2013, 2014 e 2015 –, analisando o aspecto remuneração. O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – Observasinos, programa do IHU – Instituto Humanitas…
O Instituto Humanitas Unisinos – IHU lançou nos últimos dias a 503ª edição da Revista IHU On-Line com o tema de capa “A ‘uberização’ e as encruzilhadas do mundo do trabalho”. O tema, além de reforçar a importância do Dia do Trabalhador e o trabalho no mundo contemporâneo, reafirma o compromisso do IHU com o tema como uma de suas áreas de atuação, diante do momento social e político vivido pelo país com reformas da previdência e alterações na legislação trabalhista.  O Observatório da Realidade e das…