Ambiente (23)

A Ecofeira Unisinos, realizada no Campus de São Leopoldo, completou um ano no mês de junho. A Feira vai além da mostra e comercialização de alimentos e consumo consciente. O seu espaço propõe a informação e a formação para o desenvolvimento local, regional e sustentável, tendo como centralidade a alimentação. Com o intuito de promover a análise e o debate sobre estas realidades que compõem a Ecofeira, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto…
Imagine que você precisa ir ao supermercado fazer as compras dos produtos básicos para poder passar o mês. Uma situação comum, que é vivida por grande parte da população de todo o mundo. Agora pense: será que você vai lembrar de todos os itens que precisa ou vai acabar esquecendo aquele produto essencial? Melhor fazer uma lista, não? Você pega um papel, escreve tudo o que precisa comprar e pronto. Tudo certo, você joga fora a folha que usou para anotar. Talvez você não tenha…
Em 2016, o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoveu o edital de publicação para pesquisas e/ou experiências na região do Vale do Rio dos Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre, que contou com a participação de trabalhos que analisaram diversas realidades a partir de diferentes perspectivas. O trabalho “Por uma ecologia humanitária e não destrutiva” foi realizado pelo graduado em Teologia, Giocemar Nunes Corrêa, que é técnico…
Em 2016, o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoveu o edital a fim de dar espaço para pesquisas e/ou experiências na região do Vale do Rio dos Sinos e Região Metropolitana de Porto Alegre, que contou com a participação de trabalhos que analisaram diferentes realidades a partir de diferentes perspectivas.O trabalho “A inclusão dos catadores na gestão integrada de resíduos sólidos em São Leopoldo” foi realizado pela Mestre…
A partir da urbanização nas grandes cidades, alguns locais mantêm-se esquecidos. A Ilha da Praia, sendo um destes lugares, necessita de requalificação urbana em São Leopoldo. Assim, obteve-se um projeto de requalificação do entorno e toda a extensão da ilha, com ênfase na valorização do Rio dos Sinos e na educação ambiental a partir do estudo de Izabele Colusso e Julia Rolim. Ampliar a análise e o debate sobre as realidades do Vale do Rio dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre a…
O crescimento das cidades, em especial a expansão horizontal, acaba por modificar o uso do solo de determinadas áreas, tendo em vista que o solo exposto ou coberto por vegetação é, muitas vezes, substituído por edificações, vias, calçadas e pavimentos diversos. O impacto destas transformações em espaços urbanos traz diversas dificuldades ao cenário, como alterações de uso e manejo do solo na superfície da bacia hidrográfica. Este processo é analisado, logo abaixo, para o município de Canoas. Ampliar a análise e o debate sobre as…
A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - CONIC conclama a todos para o debate sobre o direito ao saneamento básico, com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. O tema do saneamento é exigente e, ao mesmo tempo, revelador das realidades vividas pela população, evidenciando necessidades humanas e desigualdades, visto que…
Em um espaço de urbanização e de vulnerabilidades sociais, o que uma praça, sendo um espaço público tem a oferecer? Pensar o impacto e a proteção social que uma praça pode gerar é necessário para possibilitar outros meios de acesso ao esporte e ao lazer, oportunizando outra inclusão social em um ambiente mais democrático, que promova a saúde e o bem-estar. Ampliar a análise e o debate sobre as realidades do Vale do Rio dos Sinos e da Região Metropolitana de Porto Alegre a partir…
A partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e da Fundação de Economia e Estatística - FEE, o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, reúne as informações sobre a produção de alimentos na região, que apresenta grande variedade de bens agrícolas e de produtos de origem animal. Esses dados são importantes e impactam a região, que tem características marcadamente urbanas. Conforme o Censo Demográfico…
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS foi analisado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul - TCE/RS em 2014 para avaliar a execução do artigo 18 da Lei Federal n° 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, apresenta as informações declaradas pelos municípios do Corede Vale do Rio dos Sinos.  O…