Segurança (20)

Os homicídios aumentaram 60,6% nos últimos 20 anos no Brasil. No Rio Grande do Sul o número aumentou em 117,6% nesse mesmo período. O Vale do Sinos, na contramão do Brasil e do estado do Rio Grande do Sul, diminuiu o número de homicídios em 5,1%. A diminuição dos casos na região não foi suficiente para reduzir a participação dos jovens nos homicídios, que aumentaram a partir de 2013. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos,…
O Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC) foi constituído por sociólogos e geógrafos com um perfil aplicado à prática e às ferramentas de inteligência (como os softwares de análises estatísticas e de georreferenciamento, além das inovadoras técnicas de pesquisa).  É uma ferramenta estratégica inovadora que auxilia o trabalho dos gestores públicos da área de segurança da cidade de Canoas. Serve como base para o planejamento de políticas públicas e estratégias de enfrentamento da violência urbana, possibilitando à administração pública uma gestão mais inteligente dos recursos…
O Rio Grande do Sul registrou, ao longo de 2017, 62.974 casos de violência contra as mulheres. O número de casos registrados é 14,5% menor, quando comparado com o ano de 2012, início da série histórica registrada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O Vale do Sinos foi responsável por 12,1% dos casos de violência contra as mulheres do estado no ano de 2017. O número de casos na região é 23,6% menor do que o registrado no ano de 2012.  Infográfico: Evolução da violência…
A taxa de homicídio de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil teve um crescimento de 17,20% entre 2005 e 2015, segundo os dados do Atlas da Violência, pesquisa elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número de homicídios dessa faixa etária no Brasil foi de 29.489 em 2015. No mesmo período, o Rio Grande do Sul apresentou 1.391 casos de homicídio de jovens entre 15 e 29 anos.  O Observatório da realidade e…
O Brasil registrou 28,2 mil homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios (roubo seguido de morte) no primeiro semestre de 2017, conforme a reportagem do Estado de São Paulo do dia 21/08/2017. De acordo com os dados fornecidos pelas secretarias estaduais de segurança pública do país, foram 155 assassinatos por dia, com uma média de seis mortes por hora nos estados brasileiros. As características destas mortes são ligadas ao tráfico de drogas e as vítimas são jovens negros pobres da periferia mortos com armas de…
Os temas da violência e segurança foram pautas do 2º Seminário do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo - ODSC, que aconteceu no dia 17 de outubro de 2016. O seminário tematizou sobre os resultados e os desafios na gestão da informação para o controle e a prevenção da violência letal e dos crimes violentos. O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, esteve presente e reuniu algumas informações…
No mês do Dia Internacional da Mulher, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou dados públicos para traçar um quadro sobre a realidade das mulheres na região do Vale do Sinos. Há muitos anos a luta por mais direitos para as mulheres tem marcado a história. Desde movimentos que exigiam o direito ao voto para a população feminina, até mesmo organizações que lutavam contra a jornada dupla de trabalho e a exploração do corpo…
A violência contra as mulheres é uma questão social que demanda um grande investimento da sociedade civil e do governo para o enfrentamento do fenômeno e de suas causas. Uma conquista no campo das legalidades para o combate a este tipo de violência foi a aprovação da Lei 11.340/06 – Lei Maria da Penha. A Lei visa criar mecanismos para coibir casos de violência doméstica e familiar, bem como garantir os direitos humanos das mulheres. Entre as medidas de prevenção à violência presentes na Lei, está inserida a…

Vítimas no trânsito do Vale do Sinos

Terça, 3 de Fevereiro de 2015
Através de dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – Detran – RS, o Observatório das Realidades Públicas do Vale do Sinos – ObservaSinos identificou os números de acidentes e vítimas fatais no trânsito do Vale do Sinos. A tabela 01 apresenta o número de acidentes fatais no Vale do Sinos por município e a sua variação durante os anos de 2011 a 2013. Em 2013, a região registrou 184 acidentes com vítimas. No Vale do Sinos, o aumento das ocorrências…
A Secretaria da Segurança Pública do estado do Rio Grande do Sul – SSP/RS divulga periodicamente indicadores criminais. A análise apresenta dados de homicídios, roubos e furtos no ano de 2014 até o mês de setembro. Homicídios A tabela a seguir mostra a quantidade de homicídios, a taxa de homicídios e a participação de cada município no total de homicídios que ocorreram na região do Vale do Sinos de janeiro a setembro de 2014. Homicídio doloso é aquele em que há intenção de matar. Não…