Mais de 50% dos homicídios no Vale do Sinos envolveram jovens

• Sexta, 24 de Novembro de 2017

A taxa de homicídio de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil teve um crescimento de 17,20% entre 2005 e 2015, segundo os dados do Atlas da Violência, pesquisa elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O número de homicídios dessa faixa etária no Brasil foi de 29.489 em 2015. No mesmo período, o Rio Grande do Sul apresentou 1.391 casos de homicídio de jovens entre 15 e 29 anos.

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, sistematizou os dados mais recentes do Atlas da Violência para o Vale do Sinos. A região também apresentou aumento no número de homicídios de jovens entre 15 e 29 anos no período de 2005 a 2015. Em 2005, aconteceram 216 casos na região, já em 2015 esse número aumentou para 263. Esse movimento representou uma variação de 21,76% no número de casos.

Os dados expostos no Infogram mostram que os municípios com o maior número de habitantes da região (Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo) apresentam mais casos de homicídios. Ao fazer uma comparação do número total de casos de homicídio com os homicídios de jovens entre 15 e 19 anos, os dados tendem a mostrar outra perspectiva do que se analisado somente o número bruto de homicídios da região. Uma das primeiras informações obtidas a partir dessa relação é que 51,07% dos homicídios totais aconteceram com jovens no Vale do Sinos.

Os municípios de Dois Irmãos e Nova Hartz tiveram todos os casos de homicídios envolvendo jovens. Outro município que se destacou foi Campo Bom. O número total de homicídios foi de 15 casos, sendo que 11 aconteceram com jovens entre 15 e 29 anos de idade. Os municípios de Araricá e Ivoti não apresentaram casos de homicídios envolvendo jovens. Os únicos municípios que ficaram abaixo da média no Vale do Sinos foram Nova Santa Rita (31,25%), Estância Velha (42,86%) e Canoas (44,87%).

Arte: João Conceição

Outra maneira de apresentar os dados de homicídio pode ser comparando o número de casos de homicídios de jovens entre 15 e 29 anos de idade com a população total desta faixa etária. Os dados mostram que uma pequena parcela da juventude é vítima de homicídio na região. Os dados de 2015 mostram que a região possuía uma população de 334.846 habitantes entre 15 e 29 anos de idade. Os homicídios envolvendo 263 jovens representou 0,08% da população nessa faixa etária. Os municípios de Canoas e São Leopoldo apresentaram o maior percentual da população jovem envolvida em homicídio. Os municípios de Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul ficaram na média do Vale do Sinos.

Arte: João Conceição

Os dados de homicídio por raça ou cor por municípios não estão disponíveis, mas boa parte dessa juventude que acaba morrendo por homicídio é negra e moradora de áreas periféricas das grandes metrópoles brasileiras. Os dados do Atlas da Violência de 2015 mostram que uma pequena parcela da juventude do Vale do Sinos morre por homicídio. O que não evitou que mais da metade dos homicídios tivesse envolvido jovens com idade entre 15 e 29 anos.