Juan Carlos Cruz. “Dom Scicluna chorou comigo quando lhe falei sobre os abusos que sofri”

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

18 Fevereiro 2018

“Sinto que pela primeira vez estão nos ouvindo”, disse após reunir-se com o enviado especial do Papa Francisco.

A reportagem é publicada por Rádio Cooperativa, 17-02-2018. A tradução é de André Langer.

O jornalista Juan Carlos Cruz, uma das vítimas de Fernando Karadima, destacou o encontro que teve, nos Estados Unidos, com o arcebispo de Malta, Charles Scicluna, enviado especial do Papa Francisco para investigar as acusações de acobertamento que pesam contra o bispo de Osorno, Juan Barros, um dos religiosos mais próximos ao ex-pároco de El Bosque.

Após o encontro, que durou cerca de três horas e meia em uma paróquia de Nova York, Cruz disse que o enviado especial até chorou com ele enquanto lhe falou sobre os abusos que sofreu.

“Foi um encontro longo e emocionalmente difícil, mas estou muito contente por ter podido falar com dom Scicluna, ele se comportou incrivelmente bem e pela primeira vez eu sinto que estão nos ouvindo”, disse o jornalista.

“Ele também chorou comigo quando lhe contava coisas, senti sua grande compaixão, que espero que aqueles que vão testemunhar no Chile sentam o mesmo que eu senti com dom (Scicluna)”, ressaltou Cruz.

Este foi o primeiro de uma série de encontros do arcebispo de Malta, que chegará a Santiago para recolher os testemunhos de outras vítimas de Karadima, entre elas James Hamilton e José Andrés Murillo, além de se reunir com organizações como a dos leigos de Osorno.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Juan Carlos Cruz. “Dom Scicluna chorou comigo quando lhe falei sobre os abusos que sofri” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU