Setor de serviços tem redução de 836 postos de emprego em julho no Vale do Sinos

• Sexta, 18 de Setembro de 2015

Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, monitora mensalmente a variação dos postos de emprego e desemprego em cada município e na região do Vale do Sinos a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. No mês de julho de 2015 se constatou a redução de postos de empregos na região do Vale do Sinos.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA, que reúne 34 municípios, incluindo os municípios do Vale do Sinos, o saldo do mês de julho também foi negativo, conforme apresenta a Carta do Mercado de Trabalho, produzida pelo Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas.

A tabela 01 apresenta a movimentação do mercado de trabalho no Vale do Sinos conforme os setores adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Em julho do ano passado, o saldo foi de 1.538 desligamentos frente às admissões. Em julho de 2015, houve 12.355 admitidos na região frente a 14.302 desligamentos. Isto gerou um saldo negativo de 1.947 postos de trabalho, o que representou um acréscimo de 26% do aumento de demissões na região de junho de 2014 para junho de 2015.

O setor de serviços teve redução de 836 postos de trabalho. Assim, conforme o explicitado na tabela acima, foi o segmento que apresentou o maior número de desligados entre os setores no mês. Na comparação com o ano anterior, no setor de serviços, o saldo de julho de 2015 registrou um acréscimo de cinco novos postos de trabalho.

Já no saldo dos últimos 12 meses atenta-se para a indústria de transformação, que gerou 8.805 demissões. Esse contingente representou aproximadamente 70% do desemprego dos setores.

Entre os oito setores do IBGE, o único que apresentou aumento de postos foi o da agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, com um saldo de 15 novos postos. Entretanto, no mês passado, foi constatado que o mesmo setor teve um saldo negativo de 13 postos de trabalho. Além desse setor, somente a administração pública obteve resultado positivo no último mês do ano. Já no saldo dos últimos 12 meses, percebe-se que a indústria de transformação é o segmento que mais reduziu postos de trabalho.

A tabela 02 apresenta a movimentação no mercado de trabalho no Vale do Sinos por municípios. Em julho de 2015, apenas três dos 14 municípios obtiveram saldo positivo na movimentação do mercado de trabalho: Araricá (42), Nova Hartz (130) e Sapiranga (85).

No saldo de julho de 2014 encontramos o dobro de municípios com saldo positivo. Destacam-se: Araricá (13), Campo Bom (67), Dois Irmãos (2), Ivoti (51), Nova Hartz (39) e Sapiranga (30).

Percebe-se que na região do Vale do Sinos, apenas Nova Hartz e Sapiranga vêm apresentando números positivos de julho de 2014 e do acumulado de 2015. Apesar de terem esses saldos positivos, Nova Hartz e Sapiranga obtiveram o saldo, nos últimos 12 meses, de 553 e 35 postos de trabalho reduzidos, respectivamente.

Observa-se que o processo de redução de postos de trabalho na região do Vale do Sinos em 12 meses contabilizou 12.745 desligamentos. Na análise por município que formam a região, apenas Nova Santa Rita registrou saldo positivo, com 230.

O gráfico abaixo mostra a situação do desemprego desde o início de 2015. Em janeiro, o número de desempregados foi de 662. No mês seguinte, esse número passou para 1.716, ou seja, um aumento de 1.094. O mês de maio atingiu o maior número de redução de postos de trabalho, com 1.958 e a partir de junho a situação vem se estabilizando.