O trabalho formal nos primeiros nove meses do governo Dilma no Vale do Sinos

  • Sábado, 29 de Outubro de 2011

Nos primeiros nove meses do governo Dilma o Brasil gerou 2.079.188 empregos formais, equivalendo um crescimento de 5,78% em relação ao estoque de empregados de dezembro de 2010. Sendo estoque o número de trabalhadores formais com vinculos ativos até 31 de dezembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e DesempregadosCAGED do o Ministério do Trabalho e EmpregoMTE.

Neste mesmo período a região do Vale do Sinos ficou com flutuação positiva no trabalho formal - flutuação é a variação absoluta, diferença entre  admissões e desligamentos – assim como o estado do Rio Grande do Sul. Maio foi o mês onde a diferença entre admitidos e desligados foi menor, sendo que no Vale do Sinos cinco municípios desligaram mais trabalhadores do que admitiram.

Estas informações compõem o Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho e EmpregoPDET do MTE que consiste em divulgar as informações obtidas pelas empresas em torno do trabalho formal. Estas informações são oriundas do CAGED e da Relação Anual de Informações SociaisRAIS.

Os dados coletados são de acesso por qualquer cidadão e estes revelam a movimentação do trabalho, dos trabalhadores e, consequentemente, possibilitando o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de trabalho, emprego e renda.

O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos SinosObservaSinos, projeto do Instituto Humanitas UnisinosIHU realiza seu trabalho de reunir, analisar e publicizar indicadores socioeconômicos disponibilizados a partir de bases de dados públicas.