Estimativas populacionais para o Vale do Sinos

• Quarta, 3 de Setembro de 2014

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 28 de agosto, as estimativas das populações do Brasil, Unidades da Federação e municípios para o ano de 2014. O estado do Rio Grande do Sul (RS) é o quinto mais populoso do país, concentra 5,5% da população. A capital dos gaúchos aparece em décimo dentre as cidades mais populosas do país, estima-se que em Porto Alegre há 1.472.482 residentes.

Excluindo-se as capitais, o município de Caxias do Sul aparece na 25º posição no ranking nacional. Estima-se que no município há 470.223 pessoas, representando 4% da população do RS.

A população estimada para a região do Vale do Rio dos Sinos é de 1.361.311 residentes, representando 12% da população do Estado.

Analisando a tabela 02 da taxa média geométrica de crescimento anual da população para os municípios do Vale do Rio dos Sinos, vemos com destaque as taxas dos municípios com até 50 mil habitantes. Estes municípios apresentam taxas notavelmente mais elevadas do que as apresentadas por municípios maiores, tanto na comparação entre 2010 e 2014, quanto na comparação de 2013 para 2014. O destaque fica com os municípios de Ivoti, Nova Santa Rita e Portão com as taxas mais altas da região. Esteio é o município com a menor taxa. Municípios maiores como Novo Hamburgo e Canoas apresentam taxas mais baixas, próximas à taxa da região.

Se fizermos uma análise temporal destes dados, comparando as taxas médias geométricas de crescimento anual da população, dos municípios e do Vale do Sinos como um todo, veremos uma clara tendência de diminuição dos valores. Isto pode ser observado com clareza na tabela 03.

É importante ressaltar que este comportamento não aparece quando comparamos a taxa de crescimento entre os anos de 2012 e 2013. E esta é uma realidade nacional, ou seja, este aumento súbito dos valores é notada tanto para os municípios, quanto para o Rio Grande do Sul e o Brasil. Mas todas as previsões feitas para períodos mais distantes indicam este decréscimo na taxa.

Em previsão divulgada pelo o IBGE, a taxa média geométrica de crescimento anual da população para o Rio Grande do Sul em 2030 é de -0,01. Isto indica que a partir de 2030 a população do estado deve diminuir, em vez de aumentar. Os números para o Brasil também indicam um decréscimo da taxa, sendo prevista para 2030 uma taxa de 0,38.

Metodologia

O IBGE realizou a projeção da população brasileira em 2014 baseada na estimativa da população do ano anterior, que apresentava os dados populacionais por unidade da federação, sexo e faixa etária. A estimativa da população residente nos municípios tem como data de referência o dia 1º de julho de 2014 calculando-se as projeções para cada estado, tendo por base os parâmetros demográficos do Censo de 2010 e os dados referentes a nascimentos e óbitos de cada município.

A taxa média geométrica de crescimento, calculada por Gabriel Auler, que integra a equipe do ObservaSinos – IHU, é dada pela razão das populações dos dois anos em comparação elevada à potência 1/n, sendo n o intervalo de tempo entre essas datas, medido em ano ou fração de ano. É uma medida usada para se determinar o ritmo de crescimento de determinada população ao longo do tempo e para comparações temporais ou entre diferentes populações.