Cresce o número de entidades sem fins lucrativos no Vale do Sinos

• Segunda, 20 de Maio de 2013

Em 2010 eram 3.594 entidades na região do Vale do Rio dos Sinos sem fins lucrativos, este número aumentou em 258 entidades desde o ano de 2008 na região. A maior parte delas, 68,3%, se encontrava nos três municípios mais populosos da região: Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. No estado do Rio Grande do Sul são 53.467 entidades, 9,6% do total do país.

Diferentemente das “Fundações Privadas e Associações” que necessitavam atender cinco critérios, além de integrarem o Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, as Entidades compõem catorze categorias. São elas: Serviço Notarial e registral (Cartório); Organização Social; Organização da Sociedade Civil de Interesse Público; Outras Fundações mantidas com recursos privados; Serviço Social Autônomo; Condomínio em Edifícios; Unidade Executora (Programa Dinheiro Direto na Escola); Comissão de Conciliação Prévia; Entidade de Mediação de Arbitragem; Partido Político; Entidade Sindical; Filial, no Brasil, de Fundação ou Associação estrangeira; Fundação ou Associação Domiciliada no Exterior e Outras formas de Associação.

É Importante ressaltar que as sociedades cooperativas não foram incluídas na classificação das Fundações Privadas e Associações, ou no universo das Entidades sem fins lucrativos.

Vínculos em 31/12/2010

As entidades para o exercícios de suas funções necessitam de pessoal, gerando assim vínculos empregatícios ou não. Em 31/12/2010 havia 23.193 trabalhadores com vínculos empregatícios assalariados em entidades sem fins lucrativos nos municípios com menos de 50 mil habitantes da região do Vale do Sinos, sendo estes: Araricá, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Nova Hartz e Nova Santa Rita.

Neste mesmo ano, no município de Araricá havia 10 pessoas que possuíam vínculos assalariado com as entidades existentes, sendo um homem apenas. O salário médio mensal era de 1,9 salários mínimos. Ivoti era o município onde havia mais pessoal ocupado assalariado, entre os municípios menores em entidades sem fins lucrativos: formavam 405 pessoas. As mulheres formam 81% deste total.

Em Dois Irmãos havia 223 trabalhadoras com vínculos empregatícios assalariados e 46 homens, sendo que do total 59 trabalhadores (as) possuíam formação de nível superior.

O número de pessoal assalariado do nível superior nas entidades sem fins lucrativos em Estância Velha era de 39,5% e Nova Santa Rita 14%, respectivamente aos totais de vínculos em seus municípios.

O salário médio mensal do sexo feminino das entidades sem fins lucrativos em Nova Hartz para os homens era de 4,11 salários mínimos e das mulheres 2,04. As mulheres recebem menos que a média, que é de 3,03 salários mínimos.

As mulheres constituem maior número de assalariados em entidades sem fins lucrativos no município de Portão, 75,5% do total de 151. O salário médio mensal das mulheres está abaixo ao dos homens: elas têm média salarial de 1,91 e eles com 2,98 salários mínimos.

Municípios com 50 mil habitantes ou mais

Havia em 31 de dezembro de 2010, nos municípios de Campo Bom, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul, 3.148 entidades sem fins lucrativos que empregavam 23.192 pessoas. A maior parte destes vínculos, 37,2%, estava relacionada a entidades que não se encaixavam em nenhuma das nove categorias existentes e que foram identificadas como “Outras instituições privadas sem fins lucrativos”.

Entidades classificadas como “Educação e pesquisa” eram a segunda que mais possuía vínculos na região, envolvendo 605 profissionais com vínculo assalariado. Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo concentram 71% destes profissionais.

A classificação “Religião” das entidades sem fins lucrativos representa 42% do total das entidades nos municípios com mais de 50 mil habitantes. O número de pessoal assalariado nestes casos era de 708 pessoas, sendo 74% mulheres.

Entidades denominadas de “Assistência social” e “Desenvolvimento e defesa de direitos” são 348. Aí o número de trabalhadores com vínculo empregatício era de 2.931. As mulheres formam a maioria, 70%.

“Partidos políticos, sindicatos, associações patronais e profissionais” somam 260 entidades nos grandes municípios envolvendo 5.203 pessoas com vínculos assalariados. As mulhres são apenas 16% do pessoal ocupado assalariado.

“Cultura e recreação” envolvem 676 trabalhadores. O município de Sapucaia do Sul, mesmo tendo identificado 08 entidades sem fins lucrativos nesta categoria, não possuía nenhum vínculo assalariado.

Organizações classificadas como entidades de “Saúde” e “Meio ambiente e proteção animal” possuem o menor número de vínculos: 31 e 13 vínculos respectivamente. Não existem, segundo a pesquisa realizada em 2010, entidades relacionadas à “Habitação” nos grandes municípios da região.

Estas informações são oriundas da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, com a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – ABONG e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas – GIFE, a partir da base nos dados do Cadastro Central de Empresas – CEMPRE do IBGE.

Os dados da região do Vale do Rio dos Sinos foram organizados pelo ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU vinculado ao Centro de Cidadania e Ação Social – CCIAS/Unisinos, a partir das informações disponibilizadas no Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, ferramenta pública para o acesso e análise de dados de inúmeras pesquisas realizadas.