Aumento populacional no Vale do Sinos é maior do que no estado, mas menor que no país

• Sexta, 9 de Setembro de 2016

As estimativas populacionais de 2016, divulgadas pelo IBGE, apontam que o aumento populacional de 6,52% ocorrido nos últimos 6 anos no Vale do Sinos é maior que o ocorrido no estado, mas menor que o do país. Nova Santa Rita e Ivoti registram os maiores aumentos, enquanto Esteio e Novo Hamburgo pouco crescem.

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, acessou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para verificar as estimativas populacionais de 2016 para os territórios do Vale do Sinos.

A tabela 01 apresenta as estimativas populacionais nos territórios do Vale do Sinos em 2015 e 2016 com base no dia 1° de julho de cada ano. A região apresentou, segundo estimativas, aumento de 0,47% no número de habitantes de 2015 a 2016. A metodologia para o cálculo das estimativas pode ser acessada aqui.

De 2015 a 2016, o maior aumento populacional foi notado em Nova Santa Rita com 1,50%. Este aumento, assim como o de outros 6 municípios, foi maior que o aumento registrado no Brasil, que foi de 0,80%.

Destaca-se que, dos 14 municípios, em apenas 2 o aumento populacional foi menor que o ocorrido no estado: Esteio e Novo Hamburgo. Neste primeiro município, ocorreu o menor aumento, de apenas 0,15%. Em termos absolutos, houve um aumento populacional de 130 residentes, segundo estimativas.

A tabela 02 apresenta as estimativas populacionais nos territórios do Vale do Sinos em 2016 frente ao censo demográfico de 2010. No período, o Vale do Sinos apresentou aumento populacional de 6,52%.

O Vale do Sinos registrou aumento populacional maior que o do estado, mas menor que o do país, assim como já constatado na tabela 01. No entanto, metade dos municípios da região apresentou aumento maior que o do país.

Nova Santa Rita apresentou novamente o maior aumento populacional: 14,84% no período. Em números absolutos, isto equivale a aumento de 3.370 residentes. Em 2010, o município possuía 1,76% da população da região. Em 2016, este percentual passou para 1,90%.

Dos 4 municípios com as maiores populações da região, apenas São Leopoldo obteve aumento na participação da população da região. Em 2010, representava 16,59% da população do Vale e, em 2016, 16,71%.

As estimativas populacionais atendem ao artigo 102 da Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992 e são enviadas ao Tribunal de Contas da União – TCU, servindo como estimativa para os repasses municipais de recursos.

Por Marilene Maia e Matheus Nienow