Educação (17)

Os indicadores podem ser utilizados como “réguas” para planejar, monitorar e avaliar políticas públicas a serem implementadas ou em implementação. O Observatório da Realidade e das Politicas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU,  tem realizado o monitoramento do alcance dos 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs), que foram definidos em 2000 para serem alcançados até o ano de 2015 por mais de 191 países, entre eles o Brasil.    O segundo Objetivo propõe “Atingir…
Do montante arrecadado em impostos na região do Vale do Rio dos Sinos em 2012, 26% foram aplicados em manutenção e desenvolvimento do ensino nos municípios que compõem a região, totalizando R$ 419.794.359,83. No site Tribunal de Contas Estadual (TCE-RS) é possível acessar informações sobre os recursos aplicados em 2012 em todos os municípios da do Vale. Araricá e Campo Bom foram os municípios da região que mais aplicaram em manutenção e desenvolvimento do ensino proporcionalmente a receita líquida de impostos e transferências no ano…
“Se cruzarmos os investimentos em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) com os desempenhos no IDEB, não é possível identificar uma relação direta entre investimentos e desempenho do sistema escolar, pois alguns municípios apresentaram melhores resultados, mesmo com percentuais menores de investimento”. A afirmação é de Jesus Rosemar  Borges, após a análise dos dados de recursos aplicados em manutenção e desenvolvimento no Vale do Rio dos Sinos e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).Por outro lado, destaca, “é inegável a importância de investimentos…
Mais do que prestar diagnósticos ou relatórios governamentais, a publicização dos Indicadores sociais deve ir ganhando um papel cada vez mais relevante nas discussões políticas e sociais da sociedade brasileira, conforme a lição de Paulo de Martino Jannuzzi (2009). Por esse caminho, o ObservaSinos empenha-se no trato das informações e, em especial, ao longo deste mês de julho, dos indicadores educacionais. Em sua última publicação, o Observatório abordou os dados sobre o rendimento educacional no Vale do Sinos e nesta semana foca sua análise sobre…
A reflexão sobre a realidade da educação faz parte dos grandes temas postos em debate neste momento histórico. Uma educação básica de qualidade para todos, por exemplo, é parte da agenda de diferentes movimentos e organizações populares e sociais. Esta questão também se constitui proposta do segundo objetivo do milênio (ODM) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A educação é um fator primordial de análise e avaliação na composição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que se propõe a medir o grau…
Inúmeras são as interpretações que podem ser feitas através de um dado. Mais ainda se estes estiverem relacionados à políticas públicas, como de saúde e educação. O Tribunal de Contas do estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS tem disponibilizado em seu sítio os gastos do Poder Executivo Municipal e informa que estas informações não foram auditadas pelo Tribunal, sendo de responsabilidade de quem os declara.O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto…
O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas – ObservaSinos segue reunindo, analisando e publicizando os dados oficiais da realidade da região, em vista da qualificação das políticas públicas. Nesta semana o ObservaSinos reuniu alguns indicadores do Censo da Educação de 2010, pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP e pelo Ministério da Educação – MEC, das escolas de Ensino Fundamental e Médio de dependência administrativa do Estado. Na tabela a seguir estão apresentados os dados de matrículas,…