Educação Básica no Vale do Sinos

• Terça, 16 de Setembro de 2014

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, foi ideado a fim de medir a qualidade de ensino no país e estabelecer metas para a melhoria da educação. O Ideb é um indicador composto calculado a partir dos dados de aprovação escolar e as médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país e a Prova Brasil para os municípios. O Índice é divulgado a cada dois anos e tem escala do 0 a 10.  Para o Ministério da Educação aqueles que atingem a nota 6 ou tem nota superior tem a qualidade de ensino dos países desenvolvidos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) torna público em sua página na internet o Ideb 2013 da Educação Básica – Ensino fundamental: 4ª série / 5º ano e 8ª série / 9º ano. O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU reuniu, sistematizou e apresenta os dados dos catorze municípios do COREDE Vale do Sinos por dependência administrativa municipal e estadual.

Na Tabela 01 verifica-se que apenas cinco dos 14 municípios do Vale do Sinos apresentam nota acima de 6 para os anos iniciais do ensino fundamental, e nenhum apresenta nota superior para os anos finais. Nos anos iniciais o destaque é o município de Ivoti, com nota 6.8, seguido por Dois Irmãos e Sapiranga, ambos com 6.3, Campo Bom com 6.2 e Estância Velha com nota 6. Nos anos finais, por sua vez, o melhor resultado da região fica por conta de Campo Bom, com nota 5.2, seguido por Ivoti com 5, Sapiranga com 4.9 e Dois Irmãos com 4,7. Estes dados englobam resultados de toda a rede pública de ensino, municipal e estadual.

A Tabela 02 apresenta as notas da rede estadual de ensino dos 14 municípios do Vale do Sinos. Para os anos iniciais do ensino fundamental vemos quatro municípios com notas acima de 6, com destaque para o município de Dois Irmãos, com nota 6.8. Os outros municípios com as notas mais altas da região são Campo Bom, Novo Hamburgo e Sapiranga, todos com nota 6.2. Nos anos finais nenhum município apresentou resultados superiores a 6. O destaque dos anos finais também foi Dois Irmãos, com nota 4.9, seguido por Campo Bom, com 4.7 e Sapiranga, com nota 4.4. O município de Ivoti não apresenta dados, pois sua rede estadual de ensino não possui escolas de ensino fundamental, apenas ensino médio.

A rede de ensino municipal dos municípios é apresentada na Tabela 03. Aqui constatam-se seis municípios com nota 6 ou superior nos anos iniciais do ensino fundamental, e novamente nenhum nos anos finais. A maior nota nos anos iniciais fica mais uma vez por conta de Ivoti, com 6.8, seguido por Sapiranga com 6.3, Campo Bom com 6.2, Dois Irmãos com 6.1 e Estância Velha e Nova Hartz, ambas com nota 6. Para os anos finais o melhor resultado do Vale fica por conta de Campo Bom, com nota 5.4, seguido por Ivoti e Sapiranga, ambos com 5.1, Estância Velha, com 4.7 e Dois Irmãos, com nota 4.6.

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é possível acessar as notas do Ideb por escola; há ainda a possibilidade de consultar a metodologia e ficha técnica na elaboração do Ideb. Nestas notas técnicas é possível constatar que o Índice, quando consultado por município, é de “escolas urbanas”. Ou seja, o Ideb municipal não agrega informação das escolas em território rural.