Lombardi anuncia a criação de uma “força-tarefa” vaticana para a luta contra a pederastia

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Fevereiro 2019

O moderador do encontro antiabusos, Federico Lombardi, anunciou que, com a aprovação do Papa, será instituído um grupo multidisciplinar de especialistas. Além disso, confirmou a publicação de um vade-mécum para os bispos de todo o mundo e a publicação de um novo Motu Proprio sobre o assunto.

A reportagem é de Hernán Reyes, publicada por Religión Digital, 24-02-2019. A tradução é de Graziela Wolfart.

O papa Francisco aprovou a criação de um "grupo de especialistas" para ajudar as conferências episcopais em dificuldades de encarar estes temas, entre outras medidas propostas para os próximos meses na luta contra a pederastia, que respondem às medidas discutidas pelos 190 participantes do encontro antiabusos que terminou hoje no Vaticano.

O moderador do encontro, Federico Lombardi, anunciou hoje em um encontro com a imprensa que está "a caminho" um vade-mécum para ajudar os bispos do mundo na luta contra a pederastia.

Além disso, espera-se um novo decreto papal (Motu Proprio) sobre a proteção aos menores e pessoas vulneráveis, para reforçar a prevenção e a luta na Cúria romana e no Estado da Cidade do Vaticano.

A terceira proposta que será concretizada depois da aprovação do papa Francisco, acrescentou Lombardi, será a criação de "um grupo de especialistas para ajudar as conferências episcopais em dificuldades de encarar estes temas".

Em seu discurso de encerramento hoje, Francisco havia pedido para adotar "todas as medidas necessárias" para "erradicar a brutalidade" da pederastia por parte dos sacerdotes, ao concluir a encontro de quatro dias com o qual a Igreja busca marcar um "ponto de não retorno" na luta aos ataques sexuais a menores de parte de membros do clero.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lombardi anuncia a criação de uma “força-tarefa” vaticana para a luta contra a pederastia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU