Nicarágua. Padre jesuíta é ameaçado de morte

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

04 Junho 2018

O padre José Alberto Idiáquez, reitor da Universidade Centro-americana (UCA) da Nicarágua, foi ameaçado de morte, denunciou ontem o Provincial da América Central, Rolando Alvarado.

A reportagem é publicada por El Mundo, 02-06-2018. A tradução é de André Langer.

Em uma declaração escrita, Alvarado informou que uma fonte fidedigna revelou que a integridade física e a própria vida de Idiáquez estão correndo grave perigo.

“O padre Idiáquez foi ameaçado por sua participação na mesa de diálogo na Nicarágua, convocado pela Conferência Episcopal por estar do lado dos estudantes, por defender os direitos humanos daqueles que estão pacífica e legitimamente exigindo seus direitos constitucionais, por fazer contínuos apelos ao Governo da Nicarágua a dar sinais concretos de que a paz que dizem buscar seja fruto da justiça e do compromisso democrático e por envolver a universidade enquanto tal nesse esforço dos nicaraguenses”, afirmou.

Ele responsabilizou o governo de Daniel Ortega por qualquer agressão ou ataque que o padre jesuíta possa sofrer.

“Faço um apelo às organizações nacionais e internacionais de direitos humanos, à OEA, à ONU, ao Parlamento Europeu, a todas as universidades jesuítas do mundo, às diferentes Igrejas e a todas as pessoas comprometidas com a dignidade do ser humano, a apoiar resolutamente a saída pacífica e negociada para a trágica situação que a Nicarágua está vivendo”, escreveu.

O governo de Ortega respondeu aos protestos na Nicarágua com sangrentos ataques contra os manifestantes. De acordo com a imprensa local desse país, 99 pessoas foram mortas em questão de 45 dias.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nicarágua. Padre jesuíta é ameaçado de morte - Instituto Humanitas Unisinos - IHU