Nicarágua. Igreja será mediadora entre o regime de Ortega e a sociedade civil “para democratizar o país”

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

27 Abril 2018

A Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN) aceitou ser “mediadora e garantidora” do diálogo nacional convocado pelo regime de Daniel Ortega, após vários dias de protestos populares sob a vanguarda de universitários nas ruas - reprimidos com brutalidade pela Polícia e o Exército -, que fez seu governo entrar na mais grave crise institucional dos onze anos em que governa o país centro-americano de maneira autoritária.

A reportagem é de Israel González Espinoza, publicada por Religión Digital, 25-04-2018. A tradução é do Cepat.

O país, segundo organizações de direitos humanos, conta com mais de trinta mortos, vítimas da repressão do governo de Ortega. Isto sem contar o número de feridos e das destruições em instituições públicas, privadas e infraestruturas em Manágua e outros pontos do país.

Ao cair da noite de terça-feira, 24 de abril, o presidente do Episcopado nicaraguense, o cardeal-arcebispo Leopoldo Brenes, leu um sucinto comunicado no qual aceitavam mediar o diálogo nacional proposto por Ortega, pedindo a todos - governo e sociedade civil – a interrupção de qualquer violência e hostilidade para criar um ambiente propício para as conversas. Isto acontecia enquanto centenas de jovens saíam novamente em Manágua e outras cidades do país para recordar os universitários assassinados durante os protestos, vítimas da repressão governamental.

“Para facilitar o clima de diálogo, consideramos essencial o imperativo que tanto o governo como cada membro da sociedade civil evitem qualquer ato de violência, de desrespeito à propriedade pública e privada, e que prevaleça um clima sereno e de absoluto respeito à vida humana de todos e cada um dos nicaraguenses”, expressa o comunicado dos bispos da Nicarágua.

O bispo auxiliar de Manágua, dom Silvio José Báez, revelou em um programa pela rede internacional CNN que os hierarcas católicos que irão, por parte da Igreja, como mediadores são o arcebispo Brenes e os bispos Rolando Álvarez (Matagalpa), Bosco Vivas Robelo (León), além dele próprio.

Báez afirmou à rede CNN que o diálogo impulsionado pelo regime de Ortega e sua mulher, Rosario Murillo, é um “risco” posto que só pode ser uma estratégia para ganhar tempo e seguir governando o país de forma despótica e autoritária, mas que a Igreja está disposta a correr o risco, apesar de não haver no país uma cultura de diálogo e que, em nível político, a palavra “diálogo” é sinônimo de um pacto entre dirigentes e caudilhos.

“O diálogo que neste momento foi pensado é um grande risco para toda a nação e a Igreja. A Conferência Episcopal, concretamente, que aceitou o diálogo, está disposta a correr esse risco que pode ser uma manobra do Governo para ganhar tempo e para alongar a situação que conservou ao longo destes anos, marcada pelo autoritarismo, a inconstitucionalidade, o desrespeito aos direitos humanos, a ilegalidade. Este diálogo precisa ter como objetivo a democratização da Nicarágua”, expressou dom Báez.

Durante a entrevista, o bispo Báez qualificou como “sicários” os bandos partidários do governo, que o regime de Manágua solta toda vez que um grupo de pessoas sai para mostrar seu descontentamento contra aqueles que governam a Nicarágua. Igualmente, qualificou a desmedida atuação policial durante os protestos como “dolorosa e sangrenta”.

Destacou, além disso, que para tornar o diálogo realmente efetivo, o governante e sua mulher devem se comprometer a nunca mais colocar grupos de choque pró-governamentais para assediar a população civil do país.

“(Que) nunca mais apareçam nas ruas de Nicarágua estes sicários pró-governamentais com armas destrutivas, que enfrentam a sociedade civil. Espero que isto o presidente da República assegure e torne público; porque se não há estas condições, o diálogo corre o risco de fracassar”, apontou o bispo auxiliar de Manágua.

Durante a entrevista com a TV internacional, o hierarca católico ressaltou que o povo cansou do autoritarismo do regime de Daniel Ortega, e milhares de pessoas exigiram sua saída na segunda-feira, 23 de abril, em uma gigantesca manifestação que saiu do centro de Manágua seguindo para a Universidade Politécnica (UPOLI), na região leste, bastião da resistência estudantil à repressão do governo.

“Muitíssima gente na Nicarágua está pedindo uma mudança deste Governo, é a opinião que eu escuto na rua, é o que muitíssima gente diz e o que muitíssima gente quer: eu suponho que no diálogo algo disto surgirá, já que todos os temas estarão sobre a mesa”, disse dom Báez.

Questionado pelo jornalista da CNN sobre quem dirige as turbas do governo que atacam manifestantes pacíficos, dom Báez foi enfático e responsabilizou a Polícia Nacional (PN) de gerenciar os atos do braço político juvenil do partido de Daniel Ortega.

“Toda Nicarágua sabe (das turbas) que não é a primeira vez. Lamentavelmente, é um método aberrante, repugnante, o utilizado por este governo para reprimir a população civil que protesta pacificamente. Estes sicários pró-governamentais, posso assegurar, pelo que vi, são dirigidos, muitas vezes protegidos pela Polícia”, finalizou o bispo carmelita.

O regime orteguista responde à Igreja

Enquanto dom Báez fazia declarações na TV internacional, o presidente Daniel Ortega compareceu na TV pública, junto com sua mulher e vários membros de seu gabinete. No discurso, o mandatário afirmou se sentir agradecido pela disposição do arcebispo Brenes e os bispos da CEN em ser garantidores do diálogo.

O governo de Ortega recusou aceitar a responsabilidade pela morte de universitários nas mãos da Polícia e Exército, mediante a repressão governamental exercida sobre manifestantes pacíficos. Tampouco o regime manifestou condolências às famílias em luto e seus meios de comunicação (de corte panfletário) se dedicaram a deslegitimar os protestos populares como “minúsculos grupos de vândalos da direita”.

Também, em razão da crise de legitimidade governamental e a beligerância da Igreja Católica contra a repressão, o regime de Ortega mudou seu “cristianismo”. Convidou pastores evangélicos para realizar “correntes de oração” nas instituições públicas “pela paz na Nicarágua”, apesar de o artigo 14 da Constituição da Nicarágua destacar expressamente que o Estado não possui religião oficial.

A estratégia governamental, em clara busca de legitimidade, se vale da pouca consciência social que possuem as seitas evangélicas da Nicarágua (30%), cujos pastores costumam negociar terrenos e materiais de construção para seus templos em regiões deprimidas das cidades do país em troca de ser utilizados politicamente pelo regime orteguista.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nicarágua. Igreja será mediadora entre o regime de Ortega e a sociedade civil “para democratizar o país” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU