Covid-19. A fotografia da enfermeira italiana que adormeceu exausta a uma hora do final do turno

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Março 2020

Em declarações ao La Repubblica, que publicou a fotografia na primeira página, Elena Pagliarini descreveu que, naquela noite, “a sala estava cheia de pacientes assustados” e havia “muitas pessoas com insuficiência respiratória muito grave”. “Até há poucos dias, era a China na televisão. Agora, Wuhan chegou até nós”, contou.

A reportagem é de Hélder Gomes, publicada por Expresso, 10-03-2020.

Elena Pagliarini é enfermeira em Cremona, na região da Lombardia, no norte da Itália. Tem 40 anos e trabalha há uma década e meia no hospital da cidade. Nas últimas horas, uma fotografia em que surge a dormir, fardada e com máscara, sobre um teclado de computador tornou-se viral e foi publicada esta terça-feira na primeira página do jornal La Repubblica.

 

Em declarações ao diário, a enfermeira explicou que eram seis da manhã quando a fotografia foi tirada. Elena estava a trabalhar desde as nove da noite anterior nas urgências do hospital.

Naquela noite, “a sala estava cheia de pacientes assustados” e havia “muitas pessoas com insuficiência respiratória muito grave”, “pessoas de todas as idades”. Eram “pessoas que, de súbito, sentiram dificuldades a respirar” e em que “a febre subiu repentinamente”, contou ao La Repubblica.

"Estavam na cama, em silêncio, mas os olhos falavam por eles"

A enfermeira revelou que o que mais a impressionou foi “o medo nos olhos” dos pacientes. “Estavam na cama, em silêncio, mas os olhos falavam por eles”, descreveu.

Relativamente à súbita explosão do número de casos e de mortos em Itália, Elena confessou: “Até há poucos dias, era a China na televisão. Agora, Wuhan [a cidade chinesa onde o surto começou em dezembro] chegou até nós.”

O turno da enfermeira só terminava às sete da manhã mas, uma hora antes, sucumbiu ao cansaço. “Em circunstâncias normais, teriam dito: ‘Aqui está uma enfermeira que adormece durante o turno’”, rematou.

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Covid-19. A fotografia da enfermeira italiana que adormeceu exausta a uma hora do final do turno - Instituto Humanitas Unisinos - IHU