A chinesa e a espanhola

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Janeiro 2020

Para entender em que ponto estamos, ao longo do árduo caminho da civilização, vamos tentar imaginar os efeitos que teria tido, na China de 100 anos atrás, uma epidemia como a atual. Como eram a higiene doméstica e pessoal naquele imenso país; o estado dos hospitais; os conhecimento médico e farmacológico. O próprio conceito de "alerta sanitário", com medidas públicas severas e extensas, exércitos de funcionários mobilizados, cidades vazias, escolas fechadas, visão global da emergência (a Organização Mundial da Saúde move seus primeiros passos em 1948) era impensável. E não apenas na China.

O comentário é de Michele Serra, publicada por la Repubblica, 29-01-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Exatamente 100 anos atrás, a "espanhola" matou cerca de três por cento da humanidade. É como se hoje morressem de gripe mais de 200 milhões de pessoas. A censura de guerra estava em vigor na Europa, as notícias da virulência da epidemia circularam pouco. Nada de "alerta sanitário", nada de noticiários de todo o mundo que transmitissem o boletim sobre mortos e infectados e as atualizações sobre as precauções a serem tomadas. As autoridades chinesas (expressão de uma ditadura) são mais falantes e colaborativas do que foram as democracias europeias, que se odiavam umas às outras na década de 1910.

O século XX, com suas guerras e seus genocídios, na segunda metade também foi o século do Progresso, ou seja, de uma melhoria das condições de vida nunca vistas antes, e do Bem-Estar, ou seja, a gestão social da pobreza e das doenças.

A quantidade de proteções e tratamentos que nos parecem naturais, são uma conquista das últimas três ou quatro gerações. Se quisermos melhorar, nunca devemos esquecer o quanto já melhoramos.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A chinesa e a espanhola - Instituto Humanitas Unisinos - IHU