Carta dos jovens ao Papa: “As novas ideias precisam de espaço e você nos proporcionou isso”

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • 23 razões para participar da Greve Climática desta sexta-feira

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Cisma: uma noção que mudou ao longo dos séculos. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

28 Outubro 2018

Depois do penúltimo dia de trabalhos sinodais, chegou o momento de celebrar juntos em uma festa em que havia espaço para música, apresentações, risos e conversas. Os jovens auditores do Sínodo dos Bispos entregaram uma carta de agradecimento ao Santo Padre. Também aconteceu a eleição dos membros do XV Conselho Ordinário.

A reportagem é publicada por Vatican News, 27-10-2018. A tradução é de André Langer.

Na tarde da sexta-feira, 26 de outubro, aconteceu a festa dos jovens e do Papa Francisco no marco do Sínodo dos Bispos, realizado em Roma de 03 a 28 de outubro; nela, houve espaço para música, apresentações e risadas compartilhadas, em um ambiente de fraternidade e diálogo que também caracterizou os trabalhos sinodais de todo o mês.

O encontro aconteceu durante a segunda parte da 20ª Congregação Geral, realizada no átrio da Sala Paulo VI do Vaticano, sob o título “Obrigado, Santo Padre”. Músicas em todas as línguas e muita alegria marcaram uma tarde fora do comum para os Padres sinodais, que, junto com os jovens e o Papa, desfrutaram da música de Debussy executada ao piano pelo cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.

O Pontífice aproveitou a ocasião para expressar um agradecimento especial, concedendo uma bênção “de coração” para todos, como ele mesmo disse falando em espanhol.

Carta dos jovens ao Papa: “estamos com você”

Da mesma forma, os jovens auditores que participaram do Sínodo também quiseram agradecer a Francisco através de uma carta afetuosa, na qual mostraram sua gratidão ao Pontífice: “Estamos com você e com os bispos da nossa Igreja, inclusive nos momentos de dificuldade”, escrevem, reafirmando uma vez mais que compartilham o sonho de Francisco: “uma Igreja em saída, aberta a todos, sobretudo aos mais vulneráveis, uma Igreja hospital de campanha”.

Trata-se de uma mensagem muito significativa, um sinal concreto da proximidade mútua criada nessas quase quatro semanas de trabalho conjunto no Vaticano.

Novas ideias precisam de espaço

“As novas ideias – diz o texto que termina com as assinaturas dos jovens escritas em várias cores – precisam de espaço e você nos proporcionou isso”. O mundo de hoje, que nos apresenta novas oportunidades e ao mesmo tempo tanto sofrimento, precisa de novas respostas e de novas energias de amor. Precisa redescobrir a esperança de viver a felicidade que se sente mais em dar do que em receber, trabalhando por um mundo melhor.

Os jovens concluem sua mensagem assegurando ao Papa que rezam por ele, e afirmam sentir que já são parte ativa desta Igreja e que querem continuar seu compromisso concreto de construir uma sociedade melhor, difundindo uma “cultura da paz e da solidariedade” que coloque “no centro os pobres e na qual o próprio Jesus seja reconhecido”.

Eleição dos membros do Conselho para o próximo Sínodo

Durante a primeira parte da Congregação Geral, aconteceu a votação para a eleição dos membros do XV Conselho Ordinário. Os Padres Sinodais escolheram, mediante votação separada por áreas geográficas, dezesseis bispos, entre eparquianos e diocesanos: um entre os líderes e bispos das Igrejas católicas orientais, dois para a América do Norte, três para a América Latina, três para a Europa, três para a África, um para a Oceania e três para a Ásia.

A eleição se deu conforme o artigo 10 da Episcopalis Communio, a nova Constituição Apostólica sobre o Sínodo dos Bispos, assinada pelo Papa em 15 de setembro. A este grupo se unirão um Chefe de Departamento com base no tema da próxima assembleia sinodal e quatro membros nomeados pelo Sucessor de Pedro, totalizando 21 membros. Os nomes de todos os membros serão publicados assim que a “equipe” estiver completa.

Esta eleição ocorreu de acordo com o cânon 119 do Direito Canônico, que estabelece uma maioria absoluta dos presentes nos dois primeiros escrutínios e no terceiro turno, onde, em caso de igual número de votos, prevalece o voto do padre sinodal de maior idade.

Nota de IHU On-Line: A íntegra do documento final, em italiano, pode ser lida aqui.

Veja a seguir a carta do Sínodo aos Jovens:

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carta dos jovens ao Papa: “As novas ideias precisam de espaço e você nos proporcionou isso” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV