Chile. Governo planeja investigação sobre abuso clerical

Fonte: Unsplash

10 Mai 2022

Depois que um proeminente padre jesuíta foi acusado de abusar sexualmente de uma menina, o presidente chileno Gabriel Boric anunciou que está pensando em abrir uma investigação nacional sobre a Igreja Católica.

A reportagem é de Inés San Martín, publicada por Crux, 09-05-2022.

O padre Felipe Berrios, que passou os últimos sete anos morando no campo de migrantes La Chimba no norte do país, foi acusado por uma mulher que disse ter abusado dela desde 1998, quando ela tinha 12 anos, até 2003, quando ela tinha 17. aconteceu enquanto ela estava em uma escola no leste do Chile.

No entanto, o abuso não teria ocorrido na escola, mas em sua casa. Após uma tragédia na família da queixosa, Berríos teria se tornado o guia espiritual dela e de sua família.

De acordo com um comunicado dos jesuítas, a denúncia foi recebida em 29 de abril e Berríos foi rapidamente afastado do ministério público. O padre indicou que se colocou “à disposição da Sociedade para esclarecer os fatos o mais rápido possível”.

Em um relatório divulgado em maio de 2021, os jesuítas chilenos reconheceram que 64 pessoas foram vítimas de abuso sexual – 34 delas durante a infância ou adolescência – por 11 de seus clérigos que foram investigados pela ordem católica entre 2005 e 2020.

A Fundación para la Confianza – uma organização que busca combater o abuso sexual – anunciou que “acompanhou exaustivamente o denunciante, de modo que, em 29 de abril, apresentamos uma denúncia canônica à Arquidiocese de Santiago”.

A arquidiocese é liderada pelo cardeal Celestino Aos, que foi escolhido pelo Papa Francisco para substituir o cardeal Ricardo Ezzati, que teve várias alegações de má gestão de acusações de abuso apresentadas contra ele quando sua renúncia foi aceita em 2019. O antecessor de Ezzati, Javier Errazuriz, também foi acusado por vítimas de abuso de casos de má gestão, incluindo o do padre pedófilo mais infame do país, Fernando Karadima, que morreu em 2021, dois anos depois de ser removido do sacerdócio.

Em sua declaração, os jesuítas enfatizaram que “esperamos um processo rápido e transparente, mas (que seja) especialmente cuidadoso com a vítima”.

Berríos é o fundador da Techo, uma ONG que construiu 131.000 casas para pessoas necessitadas nos últimos 25 anos.

As acusações contra Berríos foram divulgadas cinco semanas após a notícia de uma tentativa fracassada do governo de Boric de torná-lo conselheiro em um programa que administra campos para migrantes e sem-teto. O convite partiu do ministro da Habitação e Urbanismo, Carlos Montes. Uma nota de congratulações dos jesuítas, destinada a ser privada, vazou para a mídia, e a notícia enfureceu a ministra da Mulher e Igualdade de Gênero do presidente, Antonia Orellana Guarello.

Orellana, uma jornalista, estava entre os manifestantes que interromperam uma missa em 2013 na Catedral de Santiago durante uma manifestação pró-aborto, derrubando um confessionário e pintando slogans pró-aborto no prédio. A igreja teve que permanecer fechada por vários dias devido à “blasfêmia”.

Boric disse a repórteres que está aberto à possibilidade de “uma alternativa que acolha as vítimas, para que não se sintam desprotegidas”, incluindo a criação de uma comissão de verdade, justiça e reparação para vítimas de abuso sexual clerical.

Sobre a comissão, afirmou que “conversei com alguns grupos de vítimas de abusos por pessoas ligadas ao mundo eclesiástico que levantaram essa alternativa”.

“Parece-me que é algo que temos que trabalhar juntos”, referindo-se ao trabalho com os defensores dos sobreviventes. "Faz sentido para mim. Não quero anunciar algo que agora, como reação a [Berrios], a ideia ainda é verde, mas faz sentido para mim.”

Poucas igrejas locais foram tão impactadas pela crise de abuso sexual clerical quanto a do Chile. Clérigos importantes, tanto da esquerda quanto da direita, foram acusados ​​e considerados culpados de abusar de menores.

Karadima foi mentor de quatro bispos chilenos, incluindo Juan Barros, que foi nomeado pelo Papa Francisco para a diocese de Osorno, no sul. Depois de teimosamente se recusar a remover Barros por um tempo, o pontífice finalmente o removeu depois de enviar dois funcionários importantes do Vaticano para investigar as alegações.

Outro padre proeminente, o padre jesuíta Renato Poblete , abusou de pelo menos 22 mulheres, quatro delas menores na época do abuso, durante um período de quase 25 anos.

Quando o caso contra Poblete se tornou conhecido, o próprio Berríos falou de como foi torturante saber da vida dupla do padre. “O choque de descobrir esse outro é algo que nos machuca, cria uma desilusão, uma desconfiança que esperamos superar (…). Como congregação, temos a responsabilidade de acertar”, disse ele em agosto de 2019, em entrevista à Rádio La Clave.