Ex-aluno da Universidade Loyola de Chicago é eleito superior geral dos Legionários de Cristo

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Brasil pode ter 2021 pior que 2020 mesmo com vacina, diz ex-presidente da Anvisa

    LER MAIS
  • Os 60 bebês do Amazonas: retrato de um futuro asfixiado

    LER MAIS
  • Três grandes ameaças à vida na Terra que devemos enfrentar em 2021. Artigo de Noam Chomsky e Vijay Prashad

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


12 Fevereiro 2020

Os Legionários de Cristo elegeram o Pe. John Connor, de 51 anos, ex-aluno da Universidade Loyola de Chicago, como o seu superior geral. Ele é o primeiro americano a liderar a ordem religiosa, que hoje tem menos de 1 mil padres. A sua eleição aconteceu durante o capítulo geral da ordem e deve sinalizar uma mudança de direção.

A reportagem é de Gerard O’Connell, publicada por America, 07-02-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O’Connor é o primeiro não mexicano à frente da ordem fundada em 1941 pelo padre mexicano Marcial Maciel. Bento XVI destituiu Marcial do ministério público em 2016 após este ser considerado culpado de abusar sexualmente menores, ordenando-lhe que passasse o resto da vida em oração e penitência. Marcial morreu em 2008. Depois de sua morte, foi revelado que ele mantinha relações sexuais com mais de uma mulher e que tinha filhos, motivos que levaram Bento decidir que o Vaticano tomaria o controle da ordem em 2010.

Bento XVI nomeou o Cardeal Velasio de Paolis para ser o delegado responsável pela renovação da ordem religiosa. De Paolis supervisionou a revisão da sua constituição e o processo de renovação, mas não teve sucesso em casos específicos de abuso e, aparentemente, deixou sem resposta muitas perguntas em torno das finanças da Legião e de como elas eram mal utilizadas pelo fundador.

Em dezembro passado, antes de realizar o seu capítulo geral, a Legião de Cristo publicou um relatório no qual revelou que 33 dos seus padres tinham abusado 175 menores ao longo dos anos, revelando também que um terço destes foram vítimas de abuso. O relatório igualmente diz que o seu fundador abusou 60 menores. O relatório também fez surgir a necessidade de se buscar respostas para muitas outras questões. Surgiram no México acusações de acobertamento de casos de abuso, pondo em dúvida até que ponto as reformas à ordem religiosa surtiram efeito.

O Papa Francisco deu continuidade aos esforços de renovação da ordem religiosa mexicana, mesmo com alguns sugerindo a sua supressão.

Esta eleição de John Connor deve sinalizar a determinação da Legião de Cristo em adentrar, por completo, em um caminho de reformas, visto que o novo líder não é associado pessoalmente com o fundador. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Loyola de Chicago, Connor morou na Alemanha, Espanha e Itália. Após estudar filosofia e teologia em Roma, ordenou-se padre em 2001 e, mais tarde, foi designado para o setor de arrecadação de fundos e para supervisionar o ramo dos membros leigos da ordem, o Regnum Christi.

John Connor trabalhava de diretor territorial da Legião para a América do Norte no momento de sua nomeação. Ele foi eleito para um mandato de seis anos. Sua tarefa não será fácil, dado que vem sendo criticado pela forma como lidou com as acusações de conduta imprópria com adultos, incluindo jovens mulheres, feitas contra o padre legionário Michael Sullivan, quem, posteriormente, viria a ser removido do ministério.

A Legião de Cristo tem aproximadamente 1.500 membros, incluindo 900 padres.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-aluno da Universidade Loyola de Chicago é eleito superior geral dos Legionários de Cristo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV