Legionários e Regnum Christi começam novena de reparação e cura

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Bartomeu Melià: jesuíta e antropólogo evangelizado pelos guarani (1932-2019)

    LER MAIS
  • Bolsonaro institui o Dia do Rodeio na Festa de São Francisco de Assis

    LER MAIS
  • “O transumanismo acredita que o ser humano está em um suporte equivocado”, afirma filósofo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

30 Maio 2013

Enquanto os Legionários de Cristo e o Regnum Christi se preparam para um novo começo depois de uma reforma mandada pelo Vaticano, ambos os grupos estão pedindo que seus membros participem de uma novena de reparação e cura, no rastro da má conduta do seu fundador.

A reportagem é de Cindy Wooden, publicada no sítio Catholic News Service, 29-05-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Em cada um de nós, o processo de cura tem sido e continua sendo profundamente pessoal", diz a carta assinada pelo padre legionário Sylvester Heereman, atual superior; Gloria Rodríguez, diretora do ramo das mulheres consagradas do Regnum Christi; e Jorge López, diretor do ramo dos homens consagrados do Regnum Christi.

O capítulo geral dos Legionários e as assembleias gerais dos ramos masculino e feminino do Regnum Christi devem ser realizados no início de 2014, com a eleição dos novos superiores e a adoção de novas constituições e estatutos, dizem os três líderes na carta enviada nessa terça-feira aos seus membros.

Em 2010, o Papa Bento XVI ordenou a reforma e a reorganização do Regnum Christi e dos Legionários após revelações de que o seu fundador, o falecido padre Marcial Maciel Degollado, tivera filhos e havia abusado sexualmente de seminaristas.

Os três líderes disseram aos membros: "Temos que suportar as feridas de um doloroso passado institucional, acima de tudo sentindo uma paternidade rompida e a dor associada com os erros humanos que foram cometidos e que nos fizeram sofrer".

Enquanto o Regnum Christi e os Legionários se preparam para adotar as novas constituições e normas, e para retornar a uma forma de trabalho mais normal, eles devem se preparar com a oração, disseram os líderes, sugerindo que se comece com uma novena ao Sagrado Coração de Jesus entre os dias 29 de maio e 7 de junho.

Os membros querem se preparar para a festa do Sagrado Coração de Jesus "reparando as nossas faltas contra o amor, consolando e acompanhando o Coração de Jesus", disseram os líderes. E querem se preparar para o capítulo e para as assembleias com "um caminho de conversão", a fim de conhecer melhor a vontade de Cristo e colocá-la em prática.

"A renovação em santidade da Legião e do Regnum Christi depende da nossa capacidade de trazer a verdade sobre as nossas próprias vidas e de acolher com simplicidade a graça da conversão ao Coração de Jesus", disseram.

Encontro com o papa

O Papa Francisco se encontrou privadamente nessa segunda-feira com o cardeal Velasio De Paolis, a quem o Papa Bento XVI havia nomeado em 2010 para supervisionar a reforma dos Legionários e do Regnum Christi.

Um comunicado no site dos Legionários disse: "Durante o encontro, que durou cerca de 45 minutos, o cardeal De Paolis informou a Sua Santidade sobre as diversas etapas do caminho percorrido com os quais a Legião e o Regnum Christi" e sobre o trabalho de elaboração das novas constituições da Legião de Cristo.

O cardeal também "informou ao papa que se prevê para o Regnum Christi um estatuto que regule a vida dos membros e a sua relação com os legionários", que haviam exercido um controle quase total sobre o ramo leigo. Esse estatuto também "contará com a aprovação do Capítulo e das assembleias dos consagrados e das consagradas e de uma assembleia de todo o movimento", diz o comunicado.

Acrescenta-se, contudo, que "o resultado final do caminho de renovação percorrido pelo Regnum Christi e pela Legião de Cristo", sob a orientação de De Paolis, "será apresentado ao Santo Padre, a quem corresponde tomar as decisões de última instância".

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Legionários e Regnum Christi começam novena de reparação e cura - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV