James Martin: Por que você pode rezar para Pedro Arrupe

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Nice, consternação no Vaticano com a bofetada à fraternidade humana

    LER MAIS
  • Naturalizamos o horror? Artigo de Maria Rita Kehl

    LER MAIS
  • Católicas, sim, pelo Direito de Decidir!

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


13 Julho 2018

Padre Arrupe compreendia de limitações físicas por causa de seu terrível acidente vascular cerebral. Ele entendeu o que significava sofrer silenciosamente através de mal-entendidos. Também entendeu o que significava trabalhar numa Igreja imperfeita”, escreve James Martin, S.J., autor de Building a Bridge, em artigo publicado por America, 12-07-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

Eis o artigo.

Nesta semana, o superior geral da Companhia de Jesus anunciou que o Vaticano tinha dado luz verde para os jesuítas iniciarem o processo que poderá levar à canonização do servo de Deus Pedro Arrupe, S.J.

O superior geral dos Jesuítas, Arturo Sosa, S.J., disse "nós estamos ainda no início do processo, mas Angelo de Donatis, cardeal vigário de Roma, enviou sua aprovação à diocese de Roma para abrir o processo de beatificação".

Padre Arrupe foi superior geral dos jesuítas de 1965 a 1983, período de grande mudança na Igreja Católica. No final de sua vida, após um acidente vascular cerebral debilitante, ele sofreu de graves mal-entendidos nas mãos da Igreja institucional, mas engoliu estes sofrimentos em obediência silenciosa.

Antes de sua incapacitação, ele incentivou seus irmãos jesuítas e todos os nossos colegas no Ministério a ouvir a chamada do Concílio Vaticano II a retornar às nossas raízes e a seguir a "opção preferencial pelos pobres". Mais do que qualquer outro jesuíta, encorajou a promoção da "fé que exige justiça". Uma das suas iniciativas mais famosas foi a fundação do Jesuit Refugee Service (Serviço dos Jesuítas aos Refugiados, em português) em 1980.

O processo de canonização é longo — como deve ser. A Igreja se esforça para garantir que a pessoa que está sendo elevada para veneração pública e universal é digna de tal veneração. (É importante observar que Deus faz os Santos, a Igreja só os reconhece.) Assim, um "postulador" será nomeado para a "causa" do padre Arrupe (se ele ou ela já não foi nomeado), que começará a coletar e revisar seus escritos, entrevistar aqueles que o conheciam e reunir provas de curas milagrosas atribuíveis à sua intercessão.

Pe. Arrupe S.J. (Foto: America)

Ao anunciar o início formal do processo, a Companhia de Jesus convida você a rezar pela intercessão do padre Arrupe.

O que isso significa?

Não são poucos os católicos que têm dificuldade para entender esta parte da nossa tradição. Mas para mim, sempre fez sentido. Os Santos são nossos companheiros (que nos mostram outro caminho para viver a vida cristã) e nossos patronos (quem rezam por nós dos seus postos no céu). Para aqueles que relutam com isso, costumo dizer: “Você pede às pessoas na terra para orarem por você, não é? Por que não pedir as orações das pessoas no céu?”

A crença na intercessão significa que vamos começar a pedir ao pe. Arrupe por suas orações sinceras, e esperemos que essas orações levem a todos os tipos de ajuda para pessoas necessitadas — conforto espiritual, apoio emocional e curas físicas. Intercessão não significa que pe. Arrupe é responsável por esses milagres, mas que ele está pedindo a ajuda de Deus em nosso nome. A concessão de um milagre atribuído à intercessão de alguém como o padre Arrupe é considerada pela Igreja prova que ele está no céu.

Assim, um milagre é necessário para sua beatificação (Beato Pedro Arrupe) e outro para a canonização (São Pedro Arrupe). O processo pode levar anos, se não décadas. (Há outra etapa também: ele deve ser declarado "Venerável" pelo Papa. Isto precede beatificação e canonização.)

Existem todos os tipos de "milagres" que não cumprem os exigentes requisitos do Vaticano: você pode sentir uma súbita explosão de confiança e um espinhoso problema pode ser resolvido. Mas a Congregação para as Causas dos Santos quer se assegurar de que os mais altos padrões sejam alcançados de modo a impedir qualquer dúvida sobre o processo.

Portanto, as seguintes condições devem ser atendidas em caso de curas físicas (de longe, o milagre o mais comum em casos de canonização): A cura deve ser completamente e profissionalmente documentada (isto é, relatórios médicos de antes e depois da cura); a cura deve ser atribuível exclusivamente à intercessão de um Santo (ou seja, se você também estiver rezando para Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e São Pedro Fabro, não vai "contar"); a cura deve ser instantânea; e a cura tem que ser permanente (ou seja, a condição física não pode regredir).

Com o anúncio do padre Sosa, a Companhia convida a rezarmos ao padre Arrupe. E se qualquer favor for recebido, que seja documentado e enviado para a província jesuíta mais próxima.

Desde sua morte, em 1991, eu rezo para Pedro Arrupe em relação a muitas coisas. (Como alguém que entrou para os jesuítas em 1988, ele foi uma figura importante no meu noviciado e em toda a minha formação). Padre Arrupe compreendia as limitações físicas por causa de seu terrível acidente vascular cerebral. Ele entendeu o que significava sofrer silenciosamente por mal-entendidos. Também entendeu o que significava trabalhar em uma Igreja imperfeita.

Padre Arrupe também compreendeu o valor do senso de humor. Minha história favorita é de quando alguns jovens jesuítas americanos estavam passando por Roma a caminho da Índia. Padre Arrupe perguntou a Vincent O'Keefe, S.J., o que eles estavam fazendo. "Indo para a Índia para aprender sobre os pobres", respondeu padre O'Keefe.

Padre Arrupe, em resposta, brincou "Certamente custa muito dinheiro ensinar nossos homens sobre a pobreza."

Então, peça ao pe. Arrupe por ajuda. E, por favor, nos informe do que acontecer.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

James Martin: Por que você pode rezar para Pedro Arrupe - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV