O Senhor vem logo: ainda cremos nisso?

Foto: Reprodução da obra de Rafaello

12 Novembro 2021

 

Publicamos aqui o comentário do monge italiano Enzo Bianchi, fundador da Comunidade de Bose, sobre o Evangelho deste 33º Domingo do Tempo Comum, 14 de novembro (Mc 13,24-32). A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Eis o texto.

 

Com este domingo, termina a leitura cursiva do Evangelho segundo Marcos, que escutamos na assembleia dominical ao longo de todo o Ano Litúrgico B.

As palavras de Jesus sobre as quais meditamos hoje são aquelas pronunciadas por ele nos últimos dias da sua vida, antes da paixão e morte; palavras dirigidas por ele no Monte das Oliveiras aos quatro discípulos da primeira hora (cf. Mc 1,16-20), os mais próximos dele: Pedro, Tiago, João e André (cf. Mc 13,3).

O chamado “discurso escatológico” é muito longo – ocupa todo o capítulo 13 – e quer ser uma resposta à pergunta sobre o tempo posterior à história terrena de Jesus: o que acontecerá? Servindo-se de ideias e imagens tiradas dos livros proféticos, Jesus anuncia que o templo de Jerusalém, que se erguia majestoso diante dele e dos discípulos, entrará em ruínas (Mc 13,2), que haverá eventos que causarão grande sofrimento aos humanos (cf. Mc 13,5-23) e que no fim – é o tema do nosso trecho – o Filho do homem virá na sua glória para realizar o juízo último e definitivo (cf. Mt 25,31-46).

Esse discurso de Jesus é uma mensagem em uma linguagem codificada, segundo o gênero apocalíptico, uma linguagem que quer ser reveladora, profética, mesmo que às vezes seja obscura, de difícil interpretação.

Nós lemos apenas a sua parte final, justamente, o anúncio da vinda gloriosa do Messias, quando ocorrerá a destruição do templo e terá passado o tempo da história, na qual guerras, calamidades e perseguições se farão dolorosamente presentes na vida de homens e mulheres (como vemos desde que o mundo é mundo...).

Depois da terrível prova que investirá contra toda a humanidade, o povo de Israel e a Igreja do Senhor, haverá uma subversão de toda a estrutura do universo criado. Não nos deixemos espantar pelas palavras de Jesus, mas atemorizar sim, porque elas revelam a “verdade” deste mundo que Deus criou, quis e sustentou, mas que terá um termo, um fim: assim como há um fim pessoal, a morte, assim também haverá um fim deste mundo.

Jesus quer falar sobre esses eventos para revelar uma realidade de traços indescritíveis. A criação sofrerá um processo de decriação, poderíamos dizer um retorno ao “no princípio” (cf. Gn 1,1-2), mas em vista de uma nova criação, de um mundo novo, com céus e terra novos (cf. Is 65,17; 66,22; 2Pe 3,13; Ap 21,1).

Essas imagens não querem significar destruição, decomposição, desaparecimento da matéria, mas sim o fim das atuais estruturas da criação, às lidas com o sofrimento, o mal e a morte, para uma recriação, uma transfiguração que não conseguimos sequer imaginar.

Eis, então, as imagens apocalípticas, inspiradas por fenômenos que o ser humano contempla, mas que são transitórios, portanto não destruidores da vida: o sol que eclipsa definitivamente, a lua que perde a sua luz, as estrelas que caem do céu... Imagens evocadoras da fragilidade da estrutura do nosso universo, que não é eterno, que – como as ciências também nos asseguram – teve um início e terá um fim.

No entanto, esse universo, que aos olhos daqueles que creem no Senhor Jesus “geme e sofre as dores de parto” (Rm 8,22), é um universo desejado por Deus e que Deus salvará, transfigurando-o em morada do Seu Reino.

É precisamente nessa “crise” cósmica que se manifestará o Filho do homem, fará a sua segunda parusia de modo glorioso, vindo dos céus, na luz definitiva que vencerá as trevas para sempre: “Então verão o Filho do homem vir nas nuvens, com grande poder e glória” (cf. Dn 7,13-14). Repito: a vinda final do Senhor não nega a história, mas quer transfigurar o nosso mundo.

Mas, na verdade, quem pode descrever esse evento? Os cristãos pintaram ou representaram em mosaicos nas absides das igrejas Aquele que vem na glória, sentado no arco-íris, juiz de todo o universo, Pantokrátor (2Cor 6,18; Ap 1,8; 4,8 etc.), ou seja, Aquele que mantém todas as coisas unidas; mas, ao fazer isso, tiveram que se inspirar na parusia, na entrada gloriosa dos reis e dos imperadores, revestindo o Filho de Deus e Filho do homem com traços de uma glória humana.

Na realidade, não sabemos em que forma contemplaremos o Senhor que vem; só podemos dizer que, então, todos o reconheceremos, mesmo aqueles que, durante a sua vida, nunca o reconheceram no faminto, no sedento, no doente, no estrangeiro, no prisioneiro, no nu (cf. Mt 25,31-46). Mesmo aqueles que transpassaram Jesus ou transpassaram o pobre, a vítima, então o reconhecerão, baterão no próprio peito (Ap 1,7) e entenderão que os ferimentos infligidos no outro, no irmão ou na irmã eram feridas que chegavam ao Senhor, que agora se mostra juiz misericordioso, mas temível.

Aquela também será a hora da reunião de todos os eleitos, os justos, aqueles que viveram exercendo a confiança no outro, esperando junto com os outros, amando quem estava ao seu lado e, com o seu comportamento, tornavam próximo, vizinho. Os filhos de Deus dispersos serão finalmente uma comunhão, que não conhecerá mais nem a morte, nem o mal, nem o pecado (cf. Is 35,10; Ap 21,4).

Quando isso acontecerá (cf. Mc 13,4)? Em um dia que ninguém conhece, mas é um dia certo, é uma promessa de Deus que se realizará. Não é o “quando” que importa, mas sim a certeza confiante de um futuro orientado pela promessa do Senhor: “Eu venho logo!” (Ap 22,20). Os discípulos de Jesus, portanto, não devem perguntar “quando?”, mas devem se perguntar se eles mesmos estarão prontos para acolher aquele evento da parusia como salvação, se serão capazes de se alegrar diante da vinda do Filho do homem, se terão sabido esperar com perseverança naquela hora: uma hora que é um segredo, porque nem mesmo o homem Jesus a conhecia, e nem mesmo os anjos, mas só o Pai.

Por isso, as pessoas que creem devem aprender a observar a história com espírito de discernimento, lendo os “sinais dos tempos”. Jesus, aliás, tinha constatado isso, com um certo estupor que é também uma exortação: “Vocês sabem prever o tempo, mas não são capazes de interpretar os sinais dos tempos?” (Mt 16,3). Pergunta que sempre nos intriga e acende a nossa responsabilidade, questionando o nosso discernimento...

A vinda do Filho do homem será como o verão que os agricultores sabem prever, olhando principalmente para a figueira: quando a figueira, para que a linfa suba, suaviza os seus ramos, e se abrem as gemas que ficaram fechadas durante todo o inverno, então o verão está prestes a começar. Assim, se a pessoa que crê sabe ler a história, aderindo à realidade cotidiana da vida humana e escutando a palavra de Deus que sempre ressoa no seu “hoje” (Sl 95,7), então estará pronto para a hora da vinda temível e misericordiosa do Senhor.

Trata-se – como se lê na conclusão do discurso (cf. Mc 13,33-37), aquela com que abrimos o ano litúrgico, no 1º Domingo do Advento – de vigiar, de permanecer vigilantes, despertos, capazes de exercer a inteligência para discernir e de não ser encontrados adormecidos ou espiritualmente atordoados...

Será o fim? Sim, mas esse fim traz um nome: é o Senhor Jesus Cristo, Filho do homem e Filho de Deus, homem e Deus que veio ao mundo, a partir do Deus que era (cf. Fl 2,6), para se fazer homem, e que virá na glória para que o ser humano se torne Deus. Então, finalmente, Deus será tudo em todos (cf. 1Cor 15,28): toda a humanidade será em Deus, e cada um de nós será o Filho de Deus.

 

 

 

Leia mais: