Crianças e jovens lideram greve global pelo clima

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Março 2019

Movimento inspirado por ativista sueca de 16 anos pode ter sido a maior manifestação sobre o tema da história, afirma ONG

A reportagem é de Beatriz Diniz, publicado por O Eco, 16-03-2015.

Mais 1 milhão de crianças e jovens foram às ruas em 120 países para pressionar líderes políticos e empresariais a agirem para evitar que as mudanças climáticas afetem gravemente o futuro deles. A greve global de estudantes pelo clima mobilizou também pais e professores nesta sexta-feira (15). No Brasil, o movimento aconteceu em 24 cidades. No Rio de Janeiro, a greve foi na frente da Assembleia Legislativa (Alerj).

O movimento de greve escolar é liderado pela estudante sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que em uma sexta-feira de agosto do ano passado começou a protestar sozinha em frente ao parlamento sueco, em Estocolmo. Naquele dia, ela faltou à aula e levou seu cartaz explicativo “em greve escolar pelo clima”, deflagrando o movimento chamado de Fridays for Future [Sextas pelo Futuro], que culminou nesta sexta-feira na greve global.

O número de quantas pessoas participaram ainda está sendo apurado. A ONG 350.org divulgou em seu Twitter que ainda não é oficial, mas, que a apuração preliminar já indica que o movimento desta sexta-feira deve ser a maior ação pelo clima que já ocorreu até hoje. Em 2015, 785 mil pessoas; em 2014, 600 mil. Até as 20h de sexta-feira, 15 de março: 1,4 milhão de estudantes, com seus pais e professores.

Evento no Rio de Janeiro. Fotos de Márcio Isensee e Sá. Fonte: O Eco

António Guterres, Secretário-geral da ONU, convocou para setembro em Nova York encontro emergencial sobre o clima. Em resposta às greves desta sexta, ele afirmou: “Minha geração não conseguiu responder adequadamente ao desafio dramático das mudanças climáticas. Isso é profundamente sentido pelos jovens. Não admira que estejam com raiva.” O anúncio foi feito em artigo de Guterres, publicado no jornal The Guardian enquanto a mobilização ainda estava em andamento [acesse aqui].

A greve escolar no Rio foi articulada pela Priscilla Gouvas, Milena Batista, Nayara Almeida e pelo Carlos Victor Dourado e contou com o apoio da ONG de jovens Engajamundo. Cerca de 40 estudantes do ensino médio e superior participaram do evento. Priscilla, de 22 anos, explicou que resolveu organizar a greve depois de ler uma matéria com críticas por não ter mobilização da juventude no Brasil. A estudante, que terminou ensino médio no tradicional Colégio Pedro II em 2018 e se prepara para o vestibular, abriu um evento no Facebook e começou daí a organizar a greve.

Priscilla se diz inspirada por Thunberg. Foi assim também com Milena, que cursa História na PUC e Gestão Ambiental na Faculdade Estácio de Sá: “Ninguém esperava e chega ela com essa força! Dá um sentimento de que só uma pessoa pode fazer sim a diferença. A gente não pode ficar estagnada porque ninguém tá falando sobre isso. A gente tem que lutar. A questão de ela ser jovem é muito importante. Aqui a maioria dos ambientalistas é de gente mais velha, por isso é tão importante o exemplo da Greta. Ela traz esse sentimento de que a gente pode fazer alguma mesmo que seja uma pessoa ou sejam 30 pessoas.”

Anna Clara, Noah e Marina, que estudam no Colégio São Vicente, um dos mais tradicionais do Rio, resolveram participar da greve porque não veem muita gente dando atenção para as mudanças climáticas e como o futuro será impactado. Concluíram que tinham que começar a agir. Conheceram a iniciativa de Thunberg, passaram a seguir ela nas redes sociais e vão propor no colégio que sejam feitas atividades para levar informações para todos os alunos.

A última eleição aflorou em Matheus Braga a vontade de fazer algo tanto para aprender quanto para mostrar a políticos e sociedade que tem gente querendo agir. Cursando Ciência Política na UniRio, Matheus ressaltou que a influência em se preocupar com meio ambiente foi por causa da escola. Ele fez ensino médio técnico e tinha uma professora que era a ambientalista. O que ela falava em sala de aula brotou um sentimento de urgência nele para a causa ambiental.

De acordo com a Embaixada da Suécia, até a véspera da greve global, estavam programadas 19 greves no Brasil. Já para os mobilizadores do Rio, estavam confirmadas 18 greves no país: Juazeiro do Norte (CE), Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Santa Maria (RS), Imbé (RS), São Paulo, Brasília, Confresa (MT), Francisco Beltrão (PR), Alta Floresta (MT), Natal, Pato Branco (PR), Aracaju, Jundiaí e Mogi das Cruzes.

O que os jovens que participaram da greve global pelo clima no Rio têm em comum é a escola, a sala de aula e os professores como fonte de informação. Greta é a inspiração. Escola, pais e professores podem tornar essa inspiração ainda mais potente e ganhar maior amplitude.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Crianças e jovens lideram greve global pelo clima - Instituto Humanitas Unisinos - IHU