Aquecimento Global: Europa precisa de medidas de adaptação costeira para evitar inundações catastróficas até o final do século

Revista ihu on-line

Planos de saúde e o SUS. Uma relação predatória

Edição: 541

Leia mais

Hans Jonas. 40 anos de O princípio responsabilidade

Edição: 540

Leia mais

Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

Edição: 539

Leia mais

Mais Lidos

  • Necropolítica Bacurau

    LER MAIS
  • 23 razões para participar da Greve Climática desta sexta-feira

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

15 Agosto 2018

Aquecimento Global – Sem um aumento do investimento na adaptação costeira, o prejuízo anual esperado causado pelas inundações costeiras na Europa pode aumentar de 1,25 bilhão de euros hoje para entre 93 bilhões e 961 bilhões de euros até o final do século.

A reportagem foi publicado por Joint Research Centre e reproduzida por EcoDebate, 14-08-2018. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

Devido a um aumento nos níveis extremos do mar, impulsionado pelo aquecimento global, essas inundações costeiras podem impactar até 3,65 milhões de pessoas todos os anos na Europa até 2100, em comparação com cerca de 102.000 atualmente.

Um em cada três cidadãos da UE vive a 50 km da costa.

Os resultados são o resultado de dois estudos do CCI, onde os cientistas projetam como os níveis globais do mar irão mudar durante o presente século e como a elevação do nível do mar combinada com a mudança socioeconômica afetará as futuras perdas causadas pelas inundações costeiras.

Eles consideraram tanto um cenário em que esforços moderados de políticas são feitos para mitigar a mudança climática e um cenário de ‘business as usual’.

Os cientistas descobriram um risco de inundação sem precedentes, a menos que sejam tomadas medidas de adaptação oportunas.

Para que a Europa mantenha as perdas futuras de inundações costeiras em relação ao tamanho da economia, as estruturas de defesa precisam ser instaladas ou reforçadas para resistir a aumentos nos níveis extremos do mar que variam de 0,5 a 2,5 metros.

Por que o risco adicional?

A mudança climática é o principal responsável pelo aumento projetado dos custos das enchentes costeiras, com a importância da migração para o litoral, a urbanização e o aumento dos valores dos ativos declinando rapidamente com o tempo.

Esta é uma mudança em relação à situação atual global, onde o risco crescente foi impulsionado principalmente pelo desenvolvimento socioeconômico.

Os níveis extremos do mar são impulsionados principalmente pelo crescente volume de água nos oceanos, como resultado direto do aumento da temperatura, um processo conhecido como expansão térmica.

Outro importante fator contribuinte é a “perda de massa de gelo” – o derretimento do gelo das geleiras e dos lençóis de gelo na Groenlândia e na Antártida e o aumento do nível do mar.

Fundo

Na realização deste estudo, os cientistas utilizaram o LISCoAsT do CCIInstrumento de Avaliação Costeira e Costeiro Integrado em Grande Escala, no âmbito do projeto PESETA e em cooperação com o departamento da Comissão Europeia para a ação climática .

O LISCoAsT é uma ferramenta costeira de avaliação de impacto de enchentes que considera a dinâmica espacial e temporal de todos os principais componentes que contribuem para a gravidade e o impacto de uma inundação.

Isso inclui projeções dinâmicas e graduais de exposição e mudanças em todos os componentes extremos do nível do mar, desde o nível do mar até marés e tempestades.

Usando a ferramenta, os cientistas realizaram uma avaliação em escala global com precisão de 100 metros, aproximadamente na mesma extensão de um campo de futebol.

Os resultados dos estudos foram publicados na Nature Climate Change and Nature Communication.

Referência

Climatic and socioeconomic controls of future coastal flood risk in Europe Michalis I. Vousdoukas, Lorenzo Mentaschi, Evangelos Voukouvalas, Alessandra Bianchi, Francesco Dottori & Luc Feyen Nature Climate Change (2018)

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aquecimento Global: Europa precisa de medidas de adaptação costeira para evitar inundações catastróficas até o final do século - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV