Aquecimento Global: Proteger e regenerar florestas é crucial para limitar a mudança climática a 1,5°C

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

10 Agosto 2018

Conversão de grandes áreas de terra em plantações como biomassa liberaria tanto CO2, que proteger e regenerar florestas é uma opção melhor

A informação é da University of Exeter, publicada por EcoDebate, 09-08-2018. A tradução e edição é de Henrique Cortez.

Tentando combater a mudança climática substituindo as florestas por plantações de usinas de bioenergia que captam dióxido de carbono (CO2) poderia aumentar a quantidade de CO2 na atmosfera, dizem os cientistas .

As usinas de energia de biomassa com captura e armazenamento de carbono (BECCS) são projetadas para produzir energia e armazenar o dióxido de carbono (CO2) resultante no leito de rocha subterrânea.

Cenários para uso da terra e mudança climática. a , b Terra usada para produção de alimentos (culturas e pastagens) e culturas bioenergéticas dos cenários IMAGE SSP2 IM1.9 e IM2.6 (disponível em https://data.knmi.nl/datasets?q=PBL ). c Perfis de temperatura para os cenários idealizados que atingem aproximadamente 1,5 ° C e 2 ° C até 2100. d Concentrações de CO 2 para cada um dos 34 ESMs emulados com IMOGEN. As concentrações de CO 2 referem-se às temperaturas em c, dependendo da sensibilidade climática de cada modelo (Métodos). e , fMapas espaciais de mudança de terra para culturas bioenergéticas em IM1.9 e IM2.6. Para cada cenário, a alteração é apresentada como a diferença entre 2000 e o ano de extensão máxima das culturas de bioenergia (2060 para IM1.9 e 2085 para IM2.6)

Mas um estudo conduzido pela Universidade de Exeter sugere que a conversão de grandes áreas de terra em plantações como biomassa para BECCS liberaria tanto CO2 que proteger e regenerar florestas é uma opção melhor em muitos lugares.

“A grande maioria dos atuais cenários do IPCC sobre como podemos limitar o aquecimento global a menos de 2°C incluem o BECCS”, disse a principal autora, Anna Harper, da Universidade de Exeter.

“Mas a terra necessária para cultivar biomassa nesses cenários seria o dobro do tamanho da Índia”.

Isso motivou a equipe de pesquisa a olhar para as consequências mais amplas de uma mudança tão radical no uso global da terra.

Os pesquisadores usaram um modelo computacional de ponta de vegetação e solo global e apresentaram cenários de mudança no uso da terra, consistentes com a estabilização do clima a menos de 1,5°C e 2°C de aquecimento global.

Os resultados advertem que o uso do BECCS em uma escala tão grande poderia levar a um aumento líquido de carbono na atmosfera, especialmente onde se supõe que as plantações substituam as florestas existentes.

O co-autor Dr. Tom Powell, da Universidade de Exeter, explicou: “Em alguns lugares BECCS será eficaz, mas descobrimos que em muitos lugares proteger ou regenerar as florestas é muito mais sensato”.

O quão bem o BECCS funciona depende de fatores como a escolha da biomassa, o destino da biomassa inicial acima do solo e as emissões de combustível fóssil compensadas no sistema de energia – para que melhorias futuras possam torná-la uma opção melhor.

O professor Chris Huntingford, do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, disse: “Nosso artigo mostra que a manipulação da terra pode ajudar a compensar as emissões de dióxido de carbono, mas apenas se for aplicada a certos locais bastante específicos”.

O Dr. Harper concluiu: “Para atender às metas de mudança climática do acordo de Paris, precisamos reduzir drasticamente as emissões e empregar uma mistura de tecnologias para remover o dióxido de carbono da atmosfera. Não há um cartão único para sair da cadeia. ”

A equipe envolvida no novo estudo incluiu pesquisadores do Centro de Ecologia e Hidrologia e do Met Office.

Reunir expertise para criar soluções para as mudanças globais que os humanos estão causando agora é um dos principais focos do novo Global Systems Institute da Universidade de Exeter.

Referência:

Land-use emissions play a critical role in land-based mitigation for Paris climate targets
Anna B. Harper, Tom Powell, […]Shijie Shu
Nature Communications, volume 9, Article number: 2938 (2018)
http://dx.doi.org/10.1038/s41467-018-05340-z

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aquecimento Global: Proteger e regenerar florestas é crucial para limitar a mudança climática a 1,5°C - Instituto Humanitas Unisinos - IHU