Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

 

 

 

Mais Lidos

Publicações

  • Cadernos IHU ideias

    387º - Etnocracia e limpeza étnica. No coração do pós-fascismo

    Autor: Donatella di Cesare

    Acessar PDF
  • Cadernos IHU ideias

    386º - Austeridade, desigualdade e o enfraquecimento do Estado Democrático e Social de Direito

    Autor: Gabriel dos Anjos Vilardi

    Acessar PDF
  • Cadernos IHU ideias

    385º - Fascismo tardocapitalista: retrotopia e aceleracionismo

    Autor: Sandro Chignola

    Acessar PDF

 

 

 

 

 

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

“A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos” - Oswald de Andrade O excerto que abre este editorial é a primeira estrofe do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, escrito por Oswald de Andrade e publicado no Jornal da Manhã, em 18 de março de 1924. O texto é uma verdadeira ode à cultura e arte brasileiras, que, passado mais de um século, cai como uma luva para descrever a proposta deste número da Revista IHU On-Line, que busca valorizar o Natal a partir de uma perspectiva que se distancia dos signos do colonialismo e do capitalismo. Há uma Brasil, rico e profundo, que a mística do nascimento do Menino Deus se cruza com as tradições religiosas ibérica e cosmológicas africana e indígena para celebrar o nascimento daquele que é a figura mais conhecida do Ocidente, Jesus Cristo.

Jesus e o abraço universal

Edição: 248

Ao longo dos diversos anos de existência da IHU On-Line e na medida em que ela foi crescendo e se constituído como uma revista de reflexão, fomos abordando, na última edição do ano, por ocasião do Natal, a figura de Jesus Cristo, sempre sob diversos ângulos. Em 2002 (edição 47) o título de capa era Jesus visto pelos “outros”; em 2003 (edição 88), Ó Cristo, onde estás? Os caminhos da fé cristã na contemporaneidade; em 2004 (edição 128), O cristianismo e a ultramodernidade Limites e possibilidades do seu futuro. Já em 2005 (edição 169) o tema foi Mudanças no campo religioso brasileiro e em 2006 (edição 209) Por que ainda ser cristão? Todas as edições estão disponíveis nesta página. Quem é Jesus? No contexto contemporâneo do pluralismo religioso, qual é a relevância de Jesus de Nazaré? Esta é a questão proposta para os teólogos e as teólogas de várias partes do mundo, de diferentes culturas e de diferentes igrejas, que participam desta edição.

Natal: Jesus visto pelos “outros”

Edição: 47

O Natal se aproxima. Nos bastidores da vida de muitas pessoas da Universidade e fora dela, conhecidas ou anônimas, letradas ou não, constatamos formas diferentes de ver e celebrar o Natal. No último IHU On-Line de 2002, trazemos, na matéria de capa o depoimento de algumas pessoas que, com suas diversidades contam seu Natal e sua forma de ver Jesus Cristo. No Livro da Semana, trazemos a publicação, em português, do livro de John P. Meier Um Judeu Marginal. Repensando o Jesus Histórico. Um livro de mais de 1.700 páginas que, com rigor científico, ajuda a compreender quem foi Jesus de Nazaré