O Ciclo de Estudos Novas tecnologias. Gênero, poder e dis/utopias tecnopolíticas propõe uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre a Filosofia da Tecnologia em um contexto marcado por regimes tecnocientíficos, capitalismo digital e sociabilidades hiperconectadas, nos quais desigualdades, tensões e violências se intensificam.
Partindo de perspectivas feministas e ecofeministas, o ciclo examina como estruturas tecnocientíficas, sociais e políticas produzem e reproduzem formas de dominação, marginalização e opressão, em especial sobre as mulheres e outros corpos historicamente vulnerabilizados, ao mesmo tempo que reconhece nesses sujeitos a emergência de pensamentos e práticas capazes de imaginar alternativas menos desiguais e violentas.
Objetivo geral
Promover um espaço interdisciplinar de reflexão crítica sobre a Filosofia da Tecnologia a partir de perspectivas feministas e ecofeministas, problematizando como determinadas estruturas tecnocientíficas, sociais e políticas se articulam na produção de desigualdades e como podem ser ressignificadas em novas formas de organização sociocultural e material.
Objetivos específicos
- Analisar os fundamentos, métodos e disputas conceituais da Filosofia da Tecnologia, destacando contribuições e críticas feministas para debates contemporâneos sobre responsabilidade, transumanismo, ética e tecnociência;
- Examinar práticas, discursos e estruturas sociotécnicas que reproduzem desigualdades de gênero, investigando como abordagens tecnofeministas, incluindo críticas à inteligência artificial, à sociedade da transparência e às práticas tecnopolíticas do Estado, podem oferecer alternativas emancipadoras e formas de resistência ao tecnomachismo;
- Explorar perspectivas feministas sobre futuro, política e ecologia, articulando futurismos ecofeministas para compreender como a interseção entre gênero, ambiente e tecnologia modela horizontes utópicos, práticas políticas e imaginação social.
Certificados
A atividade é gratuita. Será fornecido certificado a quem matricular-se em cada conferência e, no dia do evento, preencher o formulário de presença disponibilizado somente durante a transmissão. O aluno poderá matricular-se apenas nas conferências que desejar assistir. O certificado informará a carga horária total cursada e estará disponível no Portal Minha Unisinos a partir de 20 dias após o término do Ciclo de Estudos (todas as conferências).
O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU, YouTube, Facebook e Twitter. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU