Metropolita Epifânio: a ideologia do “mundo russo” é como a ideologia do nazismo – e Kirill é o cocriador

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • Um bomba social por trás do Auxílio Brasil

    LER MAIS
  • O evangelismo empreendedor: o entrepreneurship na ação política das organizações não-governamentais transnacionais da nova direita

    LER MAIS
  • Pedro Casaldáliga no caminho dos Padres da Igreja da América Latina. Artigo de Juan José Tamayo

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


05 Abril 2022

 

“A ideologia do ‘mundo russo’ é como a ideologia do nazismo. Isso justifica a violência, o assassinato, a guerra e o genocídio, e precisa ser rejeitado e condenado da mesma forma que o nazismo foi condenado, seus ideólogos e seus crimes”, disse o Metropolita Epifânio, de Kiev e Toda Ucrânia, no seu sermão para o Quarto Domingo da Quaresma.

 

A reportagem é publicada por Orthodox Times, 04-04-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Epifânio se referiu às terríveis notícias sobre a cidade de Bucha, onde os corpos de muitos civis, homens, mulheres e crianças foram encontradas, algumas delas com suas mãos amarradas, e muitos deles em valas comuns.

 

“Centenas, talvez milhares, de pessoas inocentes foram torturadas nas semanas de ocupação russa. Nenhuma necessidade militar poderia motivar isso, os civis não representam uma ameaça aos ocupantes”.

 

E ele continuou dizendo: “Assassinatos em massa de civis são um sinal de genocídio. Os russos não vieram para libertar os ucranianos. Eles continuam o trabalho diabólico de tropas do czar Pedro, que dilacerou e incendiou a cidade de Baturyn. Eles estão fazendo a mesma coisa que os russos bolcheviques que espalharam rios de sangue no chamado ‘terror vermelho’. Eles são os sucessores dos crimes de Stalin, os perpetradores da repressão e do genocídio de Holodomor, o qual foi planejado pelo sanguinário Kremlin para destruir o povo ucraniano”.

 

O Metropolita de Kiev disse durante seu sermão que em nome dos milhões de fiéis, dos milhões que estão sofrendo:

 

“Nós alçamos novamente nossas vozes, clamando à comunidade internacional para que tudo pare imediatamente e puna os tiranos e o estado que se tornou instrumento de genocídio do povo ucraniano em suas mãos. Vocês têm o poder, vocês têm as armas, vocês têm o dever moral de ajudar o povo ucraniano defendendo-se – e para se protegerem! Proteger a humanidade!”.

 

Ele também mencionou que “a ideologia do ‘mundo russo’ é a mesma da ideologia do nazismo.

 

Os líderes e criadores dessa ideologia criminosa são os chefes do Patriarcado de Moscou, Kirill Gundyaev e seus associados. Juntos com seus subordinados, ele não apenas acenderam esse fogo em toda via possível, mas também abertamente abençoaram os executores e assassinos com mentiras em nome de Deus e da Igreja por seus trabalhos sujos.

 

Para condenar esses crimes, condenar a violação de humanos e leis divinas, não é apenas um direito, mas um dever moral de toda pessoa, e especialmente de cristãos ortodoxos.

 

Depois de tudo, isso não é apenas sobre discutir as complexidades do direito canônico, controvérsias teológicas ou discussões históricas.

 

Isso é sobre o bem e o mal como escolha própria: você com Deus ou com o mal?

 

Kirill Gundyaev já fez sua escolha em favor das relações do anticristo. Eu insto aqueles que ainda estão com ele como seus pastores – abram seus olhos, olhem para os frutos envenenados dos seus ensinamentos, fiquem longe desses criminosos, não sejam cúmplices”.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Metropolita Epifânio: a ideologia do “mundo russo” é como a ideologia do nazismo – e Kirill é o cocriador - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV