Jovens e mulheres da Região Metropolitana de Porto Alegre têm a maior taxa de desocupação em 2018

• Quarta, 2 de Janeiro de 2019

As informações captadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua, para o terceiro trimestre de 2018, mostram estagnação na taxa de desemprego, em relação ao segundo trimestre do ano na Região Metropolitana de Porto Alegre. A taxa da PNAD Contínua considera desocupada a pessoa com mais de 14 anos que procurou emprego e não encontrou na semana da realização da pesquisa.

A investigação ainda mostra que a taxa de desocupação das mulheres segue sendo uma das mais altas da série histórica iniciada no ano de 2012. Além disso, revela uma diferença salarial de R$ 1.460,00 em relação aos homens.

No que se refere à taxa de desocupação dos jovens, entre aqueles de 14 a 17 anos aumentou para 47,8% no terceiro trimestre do ano, enquanto entre os de 18 a 24 anos diminuiu para 20,5%.

Os dados foram divulgados na quarta-feira, 14-11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. O Observatório das realidades e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, sistematizou os dados para a Região Metropolitana de Porto Alegre:

Infográfico: Taxa de desocupação na Região Metropolitana de Porto Alegre em 2018

Infográfico: Taxa de desocupação por idade na Região Metropolitana de Porto Alegre em 2018

Infográfico: Taxa de desocupação por sexo na Região Metropolitana de Porto Alegre em 2018

Infográfico: Rendimento médio do trabalho principal por sexo na Região Metropolitana de Porto Alegre em 2018