'Nós somos uma família': Mary McAleese, o filho homossexual e o marido vão marchar na parada gay de Dublin

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Pedro descansa onde ele sonhou, na beira do Araguaia, entre um peão e uma prostituta

    LER MAIS
  • “A pandemia econômica será de uma brutalidade desconhecida”. Entrevista com Ignacio Ramonet

    LER MAIS
  • Covid-19: Estudo indica como a pandemia do novo coronavírus chegou e se disseminou pelo Brasil

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


28 Junho 2018

Na continuação dos preparativos para o Encontro Mundial das Famílias de agosto, em Dublin, a ex-presidente irlandesa e católica praticante Mary McAleese permanece comprometida em demonstrar seu apoio às comunidades LGBTQ, marchando na parada gay do dia 30 de junho na capital da Irlanda. Ela estará presente com seu filho, Justin McAleese, e o marido dele.

A reportagem é de Catherine Buck, publicada por New Ways Ministry, 27-06-2018. A tradução é de Luísa Flores Somavilla.

O jornal Irish Independent noticiou o seguinte sobre a declaração da ex-presidente:

"Ela disse que vai participar da marcha com o 'filho homossexual e o marido maravilhoso dele', e também com marido, filhas, alguns irmãos e irmãs e talvez até sua mãe idosa – se for possível arranjar uma cadeira de rodas para ela.

"Nós somos uma família, e é isso que vamos mostrar – vamos mostrar o melhor da Irlanda', declarou".

O tema da parada do orgulho gay de Dublin este ano é “We are family” (Nós somos uma família), com uma seleção para responder ao Encontro Mundial das Famílias. Brendan Butler, líder do We Are Church da Irlanda, um grupo católico reformista, elogiou o tema por sua conexão com o evento patrocinado pelo Vaticano e pediu por mais ação:

"O We Are Church da Irlanda dá as boas-vindas ao Festival do Orgulho Gay de Dublin pela escolha do tema 'Nós somos uma família' para a celebração deste ano. Gostaríamos de pedir a todas as famílias católicas e pessoas religiosas para apoiar o festival deste ano, que reconhece a dignidade inerente de todas as pessoas, independentemente da orientação sexual".

Conforme relatado pelo Pink News, a marcha deste ano será a primeira que conta com a participação de McAleese, embora ela tenha surgido nos últimos anos como uma forte defensora LGBTQ. Ela foi uma grande defensora da igualdade de casamento no referendo da Irlanda em 2015, dizendo que o voto sim era "corrigir um erro evidente". Ela também declarou que não vai estar presente no Encontro Mundial das Famílias.

Em 2013, a ex-presidente McAleese se formou em direito canônico pela Universidade Gregoriana e tem trabalhado para colocar seu conhecimento sobre o pensamento católico a serviço de uma maior igualdade entre a Igreja e as comunidades queer. Em um comunicado respondendo a desaprovação da Igreja ao evento anual do grupo Voices of Faith pelo Dia Internacional da Mulher, McAleese afirmou que "uma Igreja homofóbica e contra o aborto não é uma Igreja do futuro". Continuando a discussão de igualdade de gênero na Igreja, ela ainda questionou: "Será que esta disfunção trágica é mesmo o que Deus quer? Acho que não. Vamos começar a imaginar um futuro completamente diferente".

McAleese tem se manifestado consistentemente em prol dos católicos e das famílias LGBTQ em toda a Irlanda, e sua presença na parada gay de Dublin no sábado, dia 30 de junho, deve ser recebida como mais uma demonstração de apoio de alto nível. Para um país com uma forte identidade católica que está crescendo e mudando no século XXI, o Encontro Mundial das Famílias chega com uma tarefa monumental de unir famílias de todos os tipos. Representações como a do filho de McAleese e sua família continuam indispensáveis antes, durante e depois da conferência. Eles representam os milhões de católicos do mundo todo que apoiam as famílias e pessoas LGBT.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Nós somos uma família': Mary McAleese, o filho homossexual e o marido vão marchar na parada gay de Dublin - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV