Chile. A Conferência Episcopal não descarta a possibilidade de Scicluna prolongar sua visita

Revista ihu on-line

Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

Edição: 530

Leia mais

Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

Edição: 529

Leia mais

China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

Edição: 528

Leia mais

Mais Lidos

  • Calmaria antes da tempestade: antecipando o plano radical de um papa reformista para reduzir a Cúria Romana

    LER MAIS
  • Lula solto poderia tirar militares do controle, diz comandante do Exército: “Estávamos no limite”

    LER MAIS
  • “Atualmente, o ser humano vive como um animal em cativeiro”. Entrevista com José Luis Padilla

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

24 Fevereiro 2018

A Conferência Episcopal não descarta a possibilidade de o arcebispo de Malta, Charles Scicluna, prolongar sua visita ao Chile para além da sexta-feira, após passar por uma cirurgia laparoscópica para remover a vesícula, da qual está se recuperando bem. (1).

A reportagem é de Freddy Retamal, publicada por Biobiochile, 23-02-2108. A tradução é de André Langer.

Além disso, também se estuda a possibilidade de acolher outros casos relacionados aos abusos sexuais na Igreja chilena, e não apenas os casos circunscritos pelo Papa Francisco ao caso do bispo de Osorno, Juan Barros.

Scicluna, que chefia a missão papal para verificar a relação entre o bispo de Osorno, Juan Barros, com o sacerdote pederasta, Fernando Karadima, teve um período pós-operatório bom e “está bem humorado”, disse o porta-voz da Conferência Episcopal, Jaime Coiro.

O estado de saúde de Charles Scicluna não impediu a continuação das entrevistas com aqueles que foram convocados ou pediram para participar do processo, que agora está sendo liderado pelo padre espanhol Jordi Bertomeu, também membro da Congregação para a Doutrina da Fé.

Neste terceiro dia de declarações, deu seu testemunho Juan Luís Ysern, ex-porta-voz da Conferência Episcopal e bispo emérito de Ancud, que em 2015 tinha recomendado ao bispo Juan Barros que renunciasse.

Após sua conversa com Bertomeu, o sacerdote elogiou o papel desempenhado pelos Leigos de Osorno neste caso.

Um grupo de ex-alunos de escolas católicas, vítimas de abusos sexuais, foi até a Nunciatura para entregar uma carta dirigida ao arcebispo de Malta, Charles Scicluna, por meio da qual solicitam uma reunião e a possibilidade de criar uma instância que reúna todos os casos denunciados no Chile, disse Isaac Givovich, vítima e aluno marista.

Diante disso, o porta-voz da Conferência Episcopal não descartou a possibilidade de que as informações fornecidas anteriormente por essas vítimas pudessem ser incluídas.

O padre Eugenio de la Fuente, um dos membros da União Sacerdotal do Sagrado Coração de Jesus, foi encontrar-se com Bertomeu e afirmou que este tipo de caso, que abalou a Igreja, deve ser resolvido para depois acelerar o processo punitivo.

Até agora, não se sabe se o bispo Barros prestou declaração antes da missão de notários, informação que também não foi confirmada pelo porta-voz da Conferência Episcopal, que afirmou que “é possível que tanto dom Scicluna tenha convocado o bispo de Osorno, como ele tenha pedido um encontro”.

Jaime Coiro explicou que, independentemente de quem liderar as entrevistas, o relatório emitido será assinado por Charles Scicluna e entregue ao Papa, para determinar a pertinência ou não do início de um processo canônico contra Juan Barros Madrid.

Nota de IHU On-Line:

1.- Segundo informou a imprensa chilena na tarde de ontem, sexta-feira, Scicluna teve alta do hospital e ficará no Chile até a próxima quarta-feira.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chile. A Conferência Episcopal não descarta a possibilidade de Scicluna prolongar sua visita - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV