Reunião especial para a Amazônia, propõe o Secretário Geral da ONU

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Setembro 2019

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou que entrou em contato com os países envolvidos para avaliar a possibilidade de uma reunião a ser realizada durante a próxima Assembleia Geral da ONU, dedicada à Amazônia, onde "a situação - observou ele - é muito séria". Em declarações concedidas à margem de uma conferência da ONU em Yokohama, repercutidas pela imprensa brasileira, Guterres pediu “urgentemente” que "os recursos necessários sejam alocados" para combater os incêndios. "Acredito que a comunidade internacional deve se mobilizar de modo firme para apoiar os países da Amazônia, com o objetivo de apagar os incêndios o mais rápido possível e, em seguida, lançar uma política completa de reflorestamento", explicou o secretário geral da ONU.

A reportagem é publicada por L'Osservatore Romano, 30 e 31-08-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Para combater o número recorde de incêndios na floresta amazônica, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro decidiu proibir o uso de fogo para queimar os campos em todo o país, por dois meses, durante a estação de seca. Em um decreto publicado na quinta-feira no Diário Oficial, o governo estabeleceu que, por um período de 60 dias, os responsáveis pela proteção florestal poderão autorizar as queimadas de campos apenas em três casos: controle fitossanitário para proteger a vida vegetal, prevenção e luta contra os próprios incêndios e culturas de subsistência nas comunidades indígenas. O governo brasileiro especificou que essa é uma medida "excepcional e temporária" e tem como objetivo a proteção do meio ambiente.

Anteriormente, Bolsonaro havia lembrado que usar queimadas controladas é uma "tradição" em algumas comunidades. "São eles mesmos que realizam as queimadas, é quase uma tradição. Não se trata apenas de educar, não é fácil", explicou. A nova medida de proteção ambiental ocorre após intensa pressão de líderes e organizações internacionais devido aos incêndios e às políticas para a Amazônia. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil (INPE), de janeiro a 28 de agosto houve 84.957 incêndios, que mostram um aumento de 75% nas queimadas em relação ao mesmo período do ano passado. Trata-se do maior número de incêndios registrados, de acordo com a instituição, desde o início da coleta de dados em 2013. O Inpe também destaca que durante este mês foram registrados 6.145 incêndios florestais no estado do Amazonas, onde a maioria do território é constituído por florestas tropicais. O dado representa um novo recorde histórico, que excede o registrado em agosto de 2005 de 5.981 incêndios. Enquanto isso, torna-se mais efetiva a luta das autoridades contra os incendiários. A polícia brasileira realizou ontem mandatos de busca e apreensão contra três pessoas suspeitas de terem dado início a queimadas no sudeste do estado do Pará. Segundo as investigações, eles seriam responsáveis pela queima de uma área de mais de 5.000 hectares de floresta dentro de uma reserva ambiental.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reunião especial para a Amazônia, propõe o Secretário Geral da ONU - Instituto Humanitas Unisinos - IHU